DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4800
Título: A educação de jovens e adultos na rede pública de Ensino no município de Tefé/Am: um estudo de caso sobre a participação das mulheres
Título(s) alternativo(s): The education of young people and adults in the public education network in the municipality of Tefé/Am: a case study on the participation of women
Autor(es): Silva, Hilkmar Alves da
Orientador(es): Sousa, Marília de Jesus da Silva e
Palavras-chave: EJA;Políticas Públicas;Public Policies;Mulheres;Women;Percursos Educativos;School Trajectory
Data do documento: 29-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Hilkmar Alves da. A educação de jovens e adultos na rede pública de Ensino no município de Tefé/Am: um estudo de caso sobre a participação das mulheres. 2023. Dissertação. (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Tefé, 2023.
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade principal analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Tefé e a participação das mulheres nessa política pública. Constitui-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com a participação da rede municipal e estadual de ensino da EJA no município de Tefé, Amazonas. Como colaboradores contamos com a representação de coordenadores, gestores, professores, e estudantes que contribuíram para obtenção dos dados nas análises sobre o cenário da EJA atual do município de Tefé, por meio da aplicação de questionários. Para o estudo de caso, especificamente, contamos com a colaboração de nove mulheres estudantes da Escola Estadual Corintho Borges Façanha, onde se propôs analisar os percursos educativos e o perfil dessas mulheres estudantes, através de entrevistas semiestruturadas, partindo de duas vertentes. Uma vertente relacionada aos percursos educativos de início ao momento que elas interrompem os estudos. A outra vertente abrange do momento do retorno em diante, destacamos os motivos da desistência, os desafios enfrentados, as mudanças diante das etapas vividas, as contribuições da educação formal na vida dessas mulheres e os planos para pós-conclusão. Para esse estudo norteamos os aspecto teóricos a partir das contribuições de autores e documentos (Leis) sobre a temática abordada. Dentre os autores e Leis citamos: Arroyo (2006), Cardoso e Hage (2016), Haddad & Di Pierro (2000), Haddad & Siqueira (2015), Leite (2013), Freire (2006), Freire (2014) Lei Federal n° 13.005/2014, Resolução nº 1/2021 CNE/CEB, Resolução 082/2021 CEE/AM. Este estudo nos possibilitou compreender a realidade da Educação de Jovens e Adultos para a efetivação de políticas públicas voltadas para essa modalidade de ensino no contexto de implementação da EJA no munícipio de Tefé. Buscamos elucidar os desafios e as possibilidades para a construção de uma educação condizente com a realidade da região Amazônica. Percorremos este caminho com o olhar voltado para o percurso escolar de mulheres que enfrentaram os desafios da exclusão, da falta de apoio, do machismo, o desafio do retorno à escola, para assim conquistar espaços que para elas são significativos, como a independência financeira e autonomia. São percursos de esperança que nos faz refletir o papel da EJA dentro de suas especificidades, partindo das vivências e necessidades dos alunos e alunas no contexto amazônico.
Abstract: The main purpose of this dissertation is to analyze the social construction of Youth and Adult Education (YAE) in Tefé and the participation of women in this public policy. It is a quantitative research, of the case study type, with the participation of the municipal and state EJA education network in the municipality of Tefé, Amazonas. As collaborators we counted with the representation of coordinators, managers, teachers, and students who contributed to obtain data in the analyses about the current EJA scenario in the municipality of Tefé, through the application of questionnaires. For the case study, specifically, we counted on the collaboration of nine women students from Escola Estadual Corintho Borges Façanha, where we proposed to analyze the life trajectory and profile of these women students, through semi-structured interviews, based on two aspects. One aspect is related to the schooling trajectory from the beginning to the moment they interrupt their studies. The other covers the time from when they return to school, highlighting the reasons for dropping out, the challenges they faced, the changes they went through, the contributions of formal education in their lives, and their plans for post-conclusion. For this study, we guided the theoretical aspects based on the contributions of authors and documents (laws) about the theme. Among the authors and laws we cite: Arroyo (2006), Cardoso and Hage (2016), Haddad & Di Pierro (2000), Haddad & Siqueira (2015), Leite (2013), Freire (2006), Freire (2014) Federal Law No. 13.005/2014, Resolution No. 1/2021 CNE/CEB, Resolution 082/2021 CEE/AM. This study allowed us to understand the reality of Youth and Adult Education for the implementation of public policies aimed at this type of education in the context of the implementation of Youth and Adult Education in the municipality of Tefé. We tried to elucidate the challenges and possibilities for the construction of an education consistent with the reality of the Amazon region. We traveled this path looking at the school trajectories of women who faced the challenges of exclusion, lack of support, and machismo, and faced the challenge of returning to school in order to conquer spaces that are significant to them, such as financial independence and autonomy. These are trajectories of hope that make us reflect on the role of EJA within its specificities, based on the experiences and needs of the students in the Amazonian context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4800
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.