DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampelo, Wendel de Holanda Pereira-
dc.date.available2023-07-06-
dc.date.available2023-07-20T19:00:55Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationCAMPELO, Wendel de Holanda Pereira. O mundo segundo o mito: o perspectivismo ameríndio e a virada ontológica. 2023. Dissertação. (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4797-
dc.description.abstractThis work seeks to contribute to the debate on the so-called ontological turn in philosophy and anthropology, particularly with regard to reality or with the world in itself, instead of an approach that only favours categories such as language, cognition, culture, etc. From this perspective, the focus of this work is the mythical thought of the Amerindian peoples, and discusses some problems raised in the work A inconstância da alma selvagem (2002) and Metafísicas Canibais (2018) by Viveiros de Castro, in dialogue with authors such as Danowski (2014) and Meillassoux (2008). Specifically, this research seeks to offer an ecology of knowledge between materialist ontology, associated with science in hegemonic terms, and Amerindian perspectivism, linked to the mythology of indigenous peoples. In this way, it was argued that Amerindian thought is promising as an ontology and an epistemology capable of meeting the requirements of a post-abyssal and cosmopolitical thought.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVirada ontológicapt_BR
dc.subjectOntological turnpt_BR
dc.subjectPerspectivismo ameríndiopt_BR
dc.subjectAmerindian perspectivismpt_BR
dc.subjectMultinaturalismopt_BR
dc.subjectMultinaturalismpt_BR
dc.subjectCosmopolíticapt_BR
dc.subjectCosmopoliticspt_BR
dc.subjectMitologia amazônicapt_BR
dc.subjectAmazonian mythologypt_BR
dc.titleO mundo segundo o mito: o perspectivismo ameríndio e a virada ontológicapt_BR
dc.title.alternativeThe world according to myth: Amerindian perspectivism and the ontological turnpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T19:00:55Z-
dc.contributor.advisor1Pinto, Ernesto Renan Melo de Freiras-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1561539000379760pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Ernesto Renan Melo de Freiras-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1561539000379760pt_BR
dc.contributor.referee2Neto, Agenor Cavalcanti de Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471024744252517pt_BR
dc.contributor.referee3Medrado, Alice Parrela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5560701131372142pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919608655030904pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca contribuir com o debate a respeito da chamada virada ontológica na filosofia e na antropologia, particularmente no que diz respeito à questão da realidade ou do mundo em si mesmo, ao invés de uma abordagem que simplesmente privilegia, no interior dessas áreas, categorias como linguagem, cognição, cultura etc. Neste sentido, o foco deste trabalho foi o pensamento mítico dos povos ameríndios, de modo que discutimos alguns problemas suscitados na obra A inconstância da alma selvagem (2002) e Metafísica canibais (2018) de Viveiros de Castro, em interlocução com autores como Danowski (2014) e Meillassoux (2008). Precisamente, esta pesquisa busca oferecer uma ecologia de saberes entre a ontologia materialista, associada à ciência em termos hegemônicos, e o perspectivismo ameríndio, vinculado à mitologia dos povos indígenas. Deste modo, argumenta-se que o pensamento ameríndio é promissor enquanto uma ontologia e uma epistemologia capaz de atender as exigências de um pensamento pós-abissal e cosmopolítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Mauro. Anarquismo ontológico e Verdade no Antropoceno. Revista Ilha, v. 23, n. 1, p. 10-29, 2021. ALMEIDA, Mauro. Caipora e outros conflitos ontológicos. Revista de Antropologia da UFSCAR, v. 5, n. 1, p. 7-28, 2013. ALMEIDA, Mauro. Guerras Culturais e Relativismo Cultural. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s.l.], v. 14, n. 41, p. 5-14, outubro, 1999. AZEVEDO, Dagoberto Lima. Agenciamento do mundo pelos Kumuã Ye'Pamahsã: o conjunto dos bahsese na organização do espaço Di'ta Nᵾhkᵾ. EDUA: Manaus, 2018. BARRETO, João Paulo Lima. Bahserikowi-Centro de Medicina Indígena da Amazônia: concepções e práticas de saúde. Amazônica-Revista de Antropologia, v. 9, n. 2, p. 594-612, 2018. BARRETO, João Paulo Lima et al Complementaridade e transformação Yepamahsã. 2021. BARRETO, João Paulo Lima. Kumuã na kahtiroti-ukuse: uma “teoria” sobre o corpo e o conhecimento-prático dos especialistas indígenas do Alto Rio Negro. EDUA: Manaus, 2021. BARRETO, João Paulo Lima. O mundo em mim: uma teoria indígena e os cuidados sobre o corpo no Alto Rio Negro. Editora mil folhas: Brasília, 2022. BARRETO, João Paulo Lima. Waimahsã: peixes e humanos. EDUA: Manaus, 2018. BARRETO, João Paulo Lima et al. Omerõ: constituição e circulação de conhecimentos Yepamahsã (Tukano). EDUA, Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2018. BERKELEY, G. Obras filosóficas. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Editora da Unesp, 2010. CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Rio de Janeiro: F. Alves, 1978. FAUSTO, Carlos. Donos demais: maestria e domínio na Amazônia. Mana [online]. 2008, v. 14, n. 2, pp. 329-366. MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 8ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2004. DANOWSKI, Deborah & VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. São Paulo: ISA, Cultura & Barbárie, 2014. DELEUZE, G. & G., F. O que é filosofia? 2 ed. São Paulo: Editora 34, 1993. DELEUZE, G. & G., F. Introdução ao Rizoma. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia 2. Vol. 1. São Paulo: 2° edição 2011. DESCARTES, René. Meditações. In: Os Pensadores. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Junior. São Paulo: Abril Cultural, 1983. DESCOLA, Philippe. Ecologia e cosmologia. Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec, p. 149-164, 2000. GLOWCZEWSKI, Barbara. Indigenising anthropology with Guattari and Deleuze. Edinburgh University Press, 2019. FERNANDES, Jaime Moura (diákara). GAAPI Elemento fundamental de acesso aos conhecimentos sobre esse mundo e outros mundos. Dissertação de mestrado. Manaus: PPGAS-UFAM, 2018. FEYRABEND, Paul. Contra o Método. Tradução: Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg. Rio de Janeiro, F. Alves, 1977. FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. Curso no Collège de France, 1975-1976. São Paulo: Martins Fontes, 2005. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, p. 41-46, 2003. HOLBRAAD, Martin; PEDERSEN, Morten Axel. The ontological turn: an anthropological exposition. Cambridge University Press, 2017. HORTON, Robin. African Traditional Thought and Western Science. Part I. From Tradition to Science. Journal of the International African Institute, Vol. 37, No. 1, pp.50-71, 1967. HORTON, Robin. Patterns of thought in Africa and the West: Essays on magic, religion and science. Cambridge University Press, 1997. HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora UNESP, 2004. HUME, David. Tratado da natureza Humana. Trad. Déborah Danowski. São Paulo: Imprensa Oficial/Editora Unesp, 2001. INGOLD, Tim. Humanidade e animalidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 10, p. 39-53, 1995. KANT, Immanuel. A paz perpétua: um projeto filosófico. Editora Vozes, 2020. KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Crítica da razão pura. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Editora Vozes, 2015. KANT, Immanuel. (1988). Prolegômenos a Toda a Metafísica Futura. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70. KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Editora Companhia das Letras, 2019. KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. O espírito da floresta. Companhia das Letras, 2023. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora: Companhia das Letras, 2019. KRIPKE, Saul A. Naming and necessity. Harvard University Press, 1980. PÃRÕKUMU, Umusî. Antes o mundo não existia. São Gabriel da Cachoeira, FOIRN, 1995. PÃRÕKUMU, Umusí; KEHÍRI, Toramu. Antes o mundo não existia: Mitologia Desana-Kehiripõrã. Rio de Janeiro: Dantes, 2019. LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994. LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas, SP: Papirus, 1989. LEIBNIZ, G. F. A monadologia. Discurso de metafísica e outros textos. In: Os Pensadores. Trad. Marilena Chauí. São Paulo: Abril Cultural, 1979. LIMA, Tânia Stolze. 1995. A Parte do Cauim. Etnografia Juruna. Tese de Doutoramento, PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. LIMA, Tânia Stolze. 1996. “O Dois e seu Múltiplo: Reflexões sobre o Perspectivismo em uma Cosmologia Tupi”. Mana, 2(2), pp.21-47. LOCKE, J. Ensaio sobre o entendimento humano. Trad. Pedro Paulo Garrido Pimenta. São Paulo: Marins Fontes, 2012. MAIA, Gabriel Sodré. Bahsamori: o tempo, as estações e as etiquetas sociais dos Yepamahsã (Tukano). EDUA: Manaus, 2016. MEILLASSOUX, Quentin. Après la finitude: essai sur la nécéssité de la contingence. Paris, 2006. MEILLASSOUX, Quentin. After finitude: an essay on the necessity of contingency. London: Continuum, 2008. MEILLASSOUX, Quentin. Iteração, reiteração, repetição - Uma análise especulativa do signo desprovido de sentido. Tradução Ciro Lubliner; Revista Ecopós, Dossiê Realismo Especulativo, – v. 21, n. 2, 2018. PERINI-SANTOS, Ernesto. Desinformação, negacionismo e a pandemia. Filosofia Unisinos, v. 23, 2022. PLATÃO. A República. Trad. Carlos Alberto Nunes. 3 ed. Belém: EDUFPA, 2000. REZENDE, Justino Sarmento. A festa das frutas: uma abordagem antropológica das cerimônias rituais entre os Ʉtãpinopona (Tuyuka) do Alto Rio Negro. Tese de doutorado. Manaus: UFAM, 2021. RONEY, Thiago. O Drone de Yebá Buró: um poema cosmopolítico. Organização: Tenório Telles - Manaus: Editora Valer, 2022. SALGADO, Liliane Lizardo et al. Mutawarisá: benzimento entre os baré de São Gabriel da cachoeira-Alto Rio Negro. Dissertação de mestrado. PPGAS-UFAM: Manaus, 2017. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, nov. 2007. STENGERS, Isabelle. A invenção das ciências modernas. Tradução de Max Altman. São Paulo: Editora 34, 2002. STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 442-464, abr. 2018 VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Claude Lévi-Strauss, fundador do pós-estruturalismo. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v.175, p. 05-31, 2008. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A Inconstância da Alma Selvagem e Outros Ensaios de Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 1ª ed., 2002. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A Inconstância da Alma Selvagem e Outros Ensaios de Antropologia. São Paulo: UBU, 3ª ed., 2020. VIVEIROS DE CASTRO, EDUARDO. “Variações do corpo selvagem”. Youtube, 2015. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=neWz33m6dgI >. Acesso em 29/04/2023. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia estrutural. Presses Universitaires de France, 1ª ed., 2009. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia estrutural. São Paulo: UBU, n-1 ediçõesv, 2018. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Os Pronomes Cosmológicos e o Perspectivismo Ameríndio”. Mana, 2(2), pp. 115-144, 1996. WAGNER, Roy. A invenção da cultura. Ubu Editora LTDA-ME, 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqCulturapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O mundo segundo o mito - o perspectivismo Ameríndio e a virada Ontológica.pdfArquivo principal1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.