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Título: O inferno é aqui: uma análise do processo criativo e da recepção do videoclipe “GLOWRIA” do Ateliê 23
Título(s) alternativo(s): Hell is here: an analysis of the creative process and reception of Ateliê 23’s “GLOWRIA” music video
Autor(es): Lima, Eric Silva de
Orientador(es): Soares, Taciano Araripe
Palavras-chave: Homofobia;Homophobia;Religião;Religion;Bionarrativas cênicas;Scenic bionarratives;Dança;Dance;Audiovisual;Audiovisual
Data do documento: 22-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: LIMA, Eric Silva de. O inferno é aqui: uma análise do processo criativo e da recepção do videoclipe “GLOWRIA” do Ateliê 23. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Neste trabalho, relato como se deu o processo criativo do videoclipe “Glowria”, que fez parte do projeto “A Bela é Poc”, do Ateliê 23, onde atuei como como intérprete e diretor. A obra tem como mote o tema da homofobia e a sua relação com a intolerância religiosa e aqui mostro como o argumento influenciou todo o percurso da criação e as escolhas estéticas propostas. Uso o formato da Bíblia como metáfora, e através de quatro “livros” (Genesis, Êxodo, Sebastião, Atos dos apóstolos, Pós-Apocalipse) conto, respectivamente, através da metodologia autoetnográfica: os motivos da criação, a partir de experiências de autobiográficas de violências sofridas no âmbito religioso; as experiências adquiridas na minha trajetória no Ateliê 23, que definem as linguagens usadas no processo, como as Bionarrativas Cênicas, a própria autobiografia, e demais metodologias que fazem uso de materiais reais e documentais para a construção cênica/audiovisual; faço ainda uma análise da recepção do videoclipe através dos discursos de ódio que o clipe recebeu, assim como as mensagens positivas e em defesa do trabalho; e faço minha considerações sobre a realidade enquanto artista e o nosso processo enquanto agentes de transformação interna e externa.
Abstract: In this work, I talk about the creative process of the music video “Glowria”, which was part of the project “A Bela é Poc”, by Ateliê 23, where I acted as interpreter and director. The motto of the work is the theme of homophobia and its relationship with religious intolerance and here I show how the argument influenced the entire course of creation and the proposed aesthetic choices. I use the format of the Bible as a metaphor, and through four “books” (Genesis, Exodus, Sebastian, Acts of the Apostles, Post- Apocalypse) I tell, respectively through the autoethnographic methodology: the reasons for creation, based on autobiographical experiences of violence suffered in the context of religious; the experiences acquired in my career at Ateliê 23, which define the languages used in the process, such as the Scenic Bionarratives, the autobiography itself, and other methodologies that make use of real and documental materials for the scenic/audiovisual construction; I also analyze the reception of the music video through the hate speeches that the video received, as well as the positive messages and in defense of work; and I make my considerations about reality as an artist and our process as agents of internal and external transformation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4796
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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