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dc.contributor.authorSouza, Paloma Kaline Costa de-
dc.date.available2023-07-18T14:43:13Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Paloma Kaline Costa de. Uma arquitetura pedagógica para a educação ambiental em escola pública na cidade de Manaus-AM. 2023. 62 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4784-
dc.description.abstractEnvironmental Education (EA) is one of the main existing tools for raising awareness and training the general population about environmental problems. Therefore, it is necessary that students are progressively stimulated and supported in the planning and cooperative realization of investigative activities, as well as in the sharing of the results of these investigations. In this sense, the paradigm of Pedagogical Architectures (PA) presents itself as a strategy to accommodate all these characteristics in a planned and organic way. Thus, this study implemented a PA in the teaching of AE, analyzing in the light of the BNCC the competencies and skills achieved and evaluated the influence of cooperative methods for better learning. This is a qualitative research characterized as Field Research, in a hybrid format, with students of the 6th grade of elementary school in a public school in the city of Manaus. The methodology was developed in three phases: 1st) Pre-intervention, where an initial questionnaire was applied to characterize the research subjects; 2nd) Intervention, with the development of a Pedagogical Architecture based on cooperative methods and TDIC's; 3rd) Post-intervention, with the application of a final questionnaire to verify learning. During the activities of the Intervention phase, the students produced digital materials, such as a Podcast, Websites and educational Videos, on topics related to environmental problems. The results demonstrate that the objectives were successfully achieved, because during the development of this work it was evidenced that the use of technological tools that allow the exchange of information, communication and production of didactic materials complement teaching and learning, while cooperative methods stimulate interest and collective work to perform tasks. The suggested proposal allowed an involvement and motivation to the students in dealing with EA, because it was perceived that the students developed critical sense and zeal for environmental issues from the activities developed. Keywords: cooperative learning, environment, technological resourcespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagens cooperativaspt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectCooperative learningpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectTechnological resourcespt_BR
dc.titleUma arquitetura pedagógica para a educação ambiental em escola pública na cidade de Manaus-AMpt_BR
dc.title.alternativeA pedagogical architecture for environmental education in a public school in the city of Manaus-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-18T14:43:13Z-
dc.contributor.advisor-co1Chagas, Jéssica da Cruz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818497179631820pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosilene Gomes da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376667127204752pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221pt_BR
dc.contributor.referee2Battaini, Vivian-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9777009533043971pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382297211899804pt_BR
dc.description.resumoResumo: A Educação Ambiental (EA) é uma das principais ferramentas existentes para a sensibilização e formação da população em geral sobre os problemas ambientais. Para tanto, é necessário que os alunos sejam progressivamente estimulados e apoiados no planejamento e na realização cooperativa de atividades investigativas, bem como no compartilhamento dos resultados dessas investigações. Nesse sentido, o paradigma de Arquiteturas Pedagógicas (AP) apresenta-se como uma estratégia para acomodar todas essas características de forma planejada e orgânica. Sendo assim, este estudo implementou uma AP no ensino de EA, analisando à luz da BNCC as competências e habilidade alcançadas e avaliou a influência de métodos cooperativas para uma melhor aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como Pesquisa de Campo, em um formato híbrido, com alunos do 6° ano do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Manaus. A metodologia foi desenvolvida em três fases: 1ª) Pré-intervenção, onde foi aplicado um questionário inicial para caracterização dos sujeitos da pesquisa; 2ª) Intervenção, com o desenvolvimento de uma Arquitetura Pedagógica baseada em métodos cooperativos e TDIC’s; 3ª) Pós-intervenção, com aplicação de um questionário final para verificação de aprendizagem. Durante as atividades da fase de Intervenção, os alunos produziram materiais digitais, como um Podcast, Websites e Vídeos educativos, acerca de temas relacionados aos problemas ambientais. Os resultados demonstram que os objetivos foram alcançados com sucesso, pois durante o desenvolvimento deste trabalho evidenciou-se que a utilização de ferramentas tecnológicas que permitem a troca de informações, comunicação e produção de materiais didáticos complementam o ensino e aprendizagem, ao passo que os métodos cooperativos estimulam o interesse e o trabalho coletivo para realização de tarefas. A proposta sugerida permitiu um envolvimento e motivação aos alunos no trato com a EA, pois percebeu-se que os alunos desenvolveram senso crítico e zelo pelas questões ambientais a partir das atividades desenvolvidas. Palavras-chave: Aprendizagens cooperativas, Meio ambiente, recursos tecnológicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqEducação ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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