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Título: Clube de desbravadores: possíveis relações com o ensino de ciências em espaços não formais
Título(s) alternativo(s): Club of pathfinders: possible relations with science teaching in non-formal spaces
Autor(es): Gadelha, Lieda Kellen Medeiros
Orientador(es): Dutra, Leandro Barreto
Palavras-chave: Ensino fundamental;Base nacional comum curricular;Potencialidades;Middle school;Common national curriculum base;Potentialities
Data do documento: 2-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GADELHA, Lieda Kellen Medeiros. Clube de desbravadores: possíveis relações com o ensino de ciências em espaços não formais. 2023. 53 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A cidade de Manaus é considerada a capital mundial dos desbravadores por possuir mais de 342 destes Clubes atuantes. O Clube de Desbravadores é reconhecido tanto por suas atuações recreativas e comunitárias como pelos estudos aplicados em diversas áreas, incluindo os Estudos da Natureza. Apesar da presença de conteúdos relacionados ao Ensino de Ciências, em revisão da literatura científica não há estudos que abordem a relação direta entre o Clube e a disciplina de Ciências, e poucos trabalhos atribuem ao Clube a característica de espaço não formal. Dessa forma, a pesquisa de natureza qualitativa buscou analisar as possíveis relações entre o Clube de Desbravadores com o Ensino de Ciências nos espaços formais através de entrevistas semiestruturadas realizadas com desbravadores de um clube da cidade. Participaram 12 desbravadores que cursavam do 6° ao 9° ano em dois grupos de 7 e 5 participantes, respondendo perguntas que relacionavam o Clube com a disciplina de Ciências na escola. As entrevistas duraram em média 35 minutos, sendo possível perceber através do processo de codificação temas que prevaleceram no discurso dos desbravadores, como: Ser Desbravador, Natureza, Fauna, Flora, Ciências e Clube, Diferenças entre aprender no Clube e na escola e Saúde. Diante disso, a pesquisa possuiu enfoque em temas relacionados ao Ensino de Ciências como: Natureza, Zoologia, Botânica, Aprendizagens e Singularidades, representações das categorias criadas no processo de categorização. As três palavras mais faladas pelos desbravadores e que curiosamente representam Zoologia, Botânica e Natureza, foram selecionadas para representar a aprendizagem esperada no Clube e na escola e como esse aprendizado se difere nos dois espaços. Quanto à que espaço aprendem melhor, o grupo 1 considerou aprender melhor no Clube e o grupo 2 na escola, as razões para esses pensamentos são dispostas em tópicos que revelam as motivações dos desbravadores para suas respostas, envolvendo: a relação desbravador e instrutor, práticas e disciplina/tempo. Compreende-se por fim, que os conteúdos de Ciências são presentes de forma significativa no Clube e esses mesmos conteúdos são abordados na escola. De acordo com os desbravadores, os dois espaços ensinam a mesma coisa só de que um jeito diferente. Esse jeito diferente demonstrou ser a maior quantidade de práticas no Clube, a melhor relação com os instrutores, o âmbito cristão, uma maior disciplina e disponibilidade de tempo. Já a escola foi caracterizada por sua complexidade e maior quantidade de conteúdos. Assim sendo, se fortalece a atribuição do Clube de Desbravadores como um espaço não formal onde o Ensino de Ciências e consequentemente a aprendizagem, são possíveis. Palavras-chave: Ensino Fundamental; Base Nacional Comum Curricular; Potencialidades.
Abstract: The city of Manaus is considered the world capital of pathfinders for having more than 342 of these active clubs. The Pathfinder’s Club is recognized for its recreational and community activities and applied studies in several areas, including Nature Studies. Despite the content's presence related to Science Teaching, in scientific literature reviews, there are no studies that address the direct relationship between the Club and the Science discipline, and few works attribute to the Club the characteristic of a non-formal space. Therefore, through qualitative research that sought to analyze the possible relationships between the Pathfinders Club and the Teaching of Science in formal spaces, 12 pathfinders participated in a semi-structured interview. Composing two groups of 7 and 5 participants who attend the 6th to 9th grade answering questions that relate the Club with the Science discipline at school. The interviews lasted an average of 35 minutes, making it possible to perceive through the coding process themes that prevail in the Pathfinder’s discourse, such as: Being a Pathfinder, Nature, Fauna, Flora, Science and Club, Differences between learning at the Club and school, and Health. Given this, the research focused on themes related to Science Teaching that represented categories created in the categorization process, such as Nature, Zoology, Botany, Learning, and Singularities. The three words most spoken by the pathfinders and that curiously represent Zoology, Botany, and Nature were selected to represent the expected learning at the Club and at school and how this learning differs in the two spaces. As for which space they learn better, group 1 considered learning better at the Club and group 2 at school, the reasons for these thoughts are arranged in topics that reveal the motivations of the pathfinders for their answers, involving: the relationship between pathfinder and instructor, practices and discipline/time. Finally, it is understood that the contents of science are significantly present in the Club and these same contents are addressed at school. According to the pathfinders, the two spaces teach the same thing, only in a different way. This different way proved to be the greater amount of practice in Club, better relationship with the instructors, the Christian scope, greater discipline, and availability of time. According to the pathfinders, the school was characterized by its complexity and amount of content. Therefore, the attribution of the Pathfinders Club as a non-formal space where Science Teaching and, consequently learning are possible is strengthened. Keywords: Middle School; Common National Curriculum Base; Potentialities.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4780
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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