DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4768
Título: Ian: açaí
Título(s) alternativo(s): Ian:acai
Palavras-chave: Sustentabilidade;Bioeconomia;Açaí-manejo;Açaí-efeitos terapêuticos;historia em quadrinhos
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAÚJO, Cleusa Suzana Oliveira de; GONÇLAVES, Carolina Brandão (org.). Ian:Açaí.5.ed.Manaus:UEA edições,2019
Resumo: Este gibi é fruto do Edital da FAPEAM N. 009/2019 - PROGRAMA DE APOIO À POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – POP C, T&I para a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este ano a SNCT teve como tema “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, nossa proposta é a produção de um material bilingue, para surdos e ouvintes que promova a inserção social, onde é abordado a Bioeconomia e apresentado os principais conceitos e derivados de bioprodutos do açaí, que demanda de uma sociedade mais sustentável. Este gibi é uma continuidade, fruto das experiências exitosas anteriores, com aprovação consecutiva de dois editais e a produção da série quatro gibis com resultados que refletem positivamente até hoje nas escolas e no meio acadêmico, onde o material é utilizado como estratégia metodológica para o ensino de ciências. O QR code é uma inovação utilizada nesta versão que dá acesso a outras informações além daquelas expostas na HQ, permitindo maior inclusão, fazendo com que esse trabalho se ajuste à modernidade enquanto instrumento de divulgação científica. As História em Quadrinho-HQs foram elaboradas por uma equipe multidisciplinar: professores e alunos da Universidade do Estado do Amazonas, professores da Secretaria do Estado do Amazonas, com experiência na produção de material didático, e com a parceria da pedagoga do Museu Amazônico, com experiência em Divulgação Científica, visando uma proposta didático-pedagógica para servirem de suporte para os professores que atuam nos diversos níveis de escolaridade. Acreditamos que pode contribuir de forma lúdica e interativa para o processo de construção e apropriação do conhecimento sistematizado pelo educando. Desta forma a leitura agradável das Histórias em Quadrinhos – HQs, em formato de gibis ilustrados, favorecem de modo significativo para que os educandos adquiram conhecimento, atitudes, valores e competências necessárias para adotarem um estilo de vida que promova a sustentabilidade, contribuindo com a valorização de Bioprodutos, elemento identitário da comunidade amazônica.
Abstract: This comic is the result of FAPEAM Notice N. 009/2019 - PROGRAM OF SUPPORT FOR THE POPULARIZATION OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND INNOVATION - SOP C, T&I for the 16th National Science and Technology Week (SNCT). This one year the SNCT theme was “Bioeconomy: Diversity and richness for the sustainable development", our proposal is the production of a material bilingual, for deaf and hearing people that promotes social insertion, where it is approached Bioeconomy and presented the main concepts and derivatives of açaí bioproducts, which a more sustainable society demands. This comic is a continuation, the result of previous successful experiences, with consecutive approval of two public notices and the production of the four comic book series with results that reflect positively even today in schools and in the academic, where the material is used as a methodological strategy for the science teaching. The QR code is an innovation used in this version that gives access to information other than those exposed in the HQ, allowing greater inclusion, making this work adjust to modernity while scientific dissemination tool. The Comics-HQs were created by a team multidisciplinary: professors and students of the State University of Amazonas, professors of the Secretariat of the State of Amazonas, with experience in the production of didactic material, and with the partnership of the Museum's pedagogue Amazônico, with experience in Scientific Dissemination, aiming at a proposal didactic-pedagogical approach to serve as support for teachers who work at different levels of schooling. We believe it can contribute ludic and interactive way for the construction process and appropriation of the knowledge systematized by the student. In this way the pleasant reading of Comics – comics, in the format of illustrated comics, favor significantly so that students acquire knowledge, attitudes, values ​​and skills necessary to adopt a style of life that promotes sustainability, contributing to the appreciation of Bioproducts, identity element of the Amazonian community.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4768
ISBN: 9786580033201
Aparece nas coleções:ENS - Livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gibi ian açaí.pdf20 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.