DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4764
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorFreire, Diana Tanaka-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2023-07-17T14:48:15Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.citationFREIRE, Diana Tanaka. Benefícios do pilates solo no desempenho das acrobacias do praticante de tecido circense: um relato de experiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4764-
dc.description.abstractThe current study presents a theoretical and practical approach of the experience report on the benefits of pilates solo in the performance of acrobatics of the circus practitioner, being an acrobatic aerial modality, also known as aerial dance that works physical and cognitive aspects, such as body perception, muscle toning, endurance and expression of feelings as art. This activity requires strength, flexibility and body awareness. Pilates, a method developed by Joseph Pilates, serves as the basis for more complete physical exercises for the body, based on six important fundamentals: concentration, center, precision, breathing, control and fluidity. Based on these specifications, the objective of this research is to report the observations regarding the practice of the mat pilates method in the training of the acrobatic tissue practitioner. Appropriating these benefits that pilates encourages to be developed by the acrobat with emphasis on concentration, body control and improvement of strength. The guiding question of this research was to reflect on the role of the pilates method for the acrobatic tissue practitioner in their performances. As for the methods of this case study, it is qualitative, exploratory-descriptive, with the purpose of applied research. The participating group consisted of five students from 17 to 46 years old. The results were favorable to the contribution of pilates through the observation of the process in the circus fabric. The benefits of this modality concern the improvement of the acrobat in the conscious control of all the muscular movements of the body, with a spontaneous and harmonic movement, in this way, it is the complete coordination of the body and mind, validating the quality of the exercises and improvement of the body of the athletes. research participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecido circensept_BR
dc.subjectDança aéreapt_BR
dc.subjectPilatespt_BR
dc.subjectConsciência corporalpt_BR
dc.titleBenefícios do pilates solo no desempenho das acrobacias do praticante de tecido circense: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T14:48:15Z-
dc.contributor.advisor1Melo, Cíntia Matos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Cíntia Matos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Raissa Caroline Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.description.resumoO atual estudo apresenta uma abordagem teórica e prática na forma de relato de experiência sobre os benefícios do pilates solo no desempenho das acrobacias do praticante de tecido circense. Esta é uma modalidade aérea acrobática, também conhecida como dança aérea, que trabalha aspectos físicos e cognitivos, como percepção corporal, tonificação dos músculos, resistência e expressão de sentimentos como arte. Essa atividade exige força, flexibilidade e consciência corporal. O pilates, método desenvolvido por Joseph Pilates, serve como base para exercícios físicos mais completos para o corpo, tendo como princípios seis fundamentos importantes: concentração, centro, precisão, respiração, controle e fluidez. Partindo dessas especificações, o objetivo dessa pesquisa é relatar as observações a respeito da prática do método pilates solo no treino do praticante de tecido acrobático. Apropriando-se desses benefícios que o pilates estimula a ser desenvolvido pelo acrobata com ênfase na concentração, controle do corpo e melhora da força. A questão norteadora desta pesquisa fora refletir qual o papel do método pilates para o praticante de tecido acrobático em suas performances. Quanto aos métodos este estudo de caso é qualitativo, exploratório-descritivo, com finalidade de pesquisa aplicada. O grupo participante foi constituído por cinco alunas com idades entre 17 e 46 anos. Os resultados apresentaram-se favoráveis à contribuição do pilates mediante a observação do processo no tecido circense. Os benefícios dessa modalidade dizem respeito a melhora do acrobata no controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, com uma movimentação espontânea e harmônica. Dessa forma, é a coordenação completa do corpo e mente, validando a qualidade dos exercícios e aprimoramento do corpo dos participantes da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMADO, A. T. A dança na relação corpo e tecido acrobático: reorganizações do corpo aéreo. 8f. il. 2017. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Dança. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. AMADO, A. T. A DANÇA E O TECIDO ACROBÁTICO: POSSIBILIDADES DE EXISTÊNCIAS E NOVAS VISIBILIDADES. O Mosaico, [S. l.], n. 16, 2018. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2270>. Acesso em: 26 abr. 2023. ANYTIME Pilates. 2023. Disponível em: <https://www.pilatesanytime.com/>. Acesso em: 01 abr. 2023. AHEARN, E. L. The Pilates method and ballet technique: applications in dance studio. Journal of Dance Education. Philadelphia, v.6, n.3, p.92-9, 2006 BASILE, Daniel. Os benefícios do método Pilates para bailarinos praticantes. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd170/os-beneficios-do-metodo-pilates-para-bailarinos.htm>. Acesso em: 07 out. 2018. BATISTA, N. S. O tecido circense como manifestação da cultura corporal: fundamentos técnicos e metodológicos. 2003. Monografia (Graduação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2003. BITTAR, A.J. Educere: pela inteligência do corpo que dança. Diálogos com a Dança, 2011. BONOMA, Thomas V. Case Research in Marketing: opportunities, problems, and a process. Journal of Marketing Research, v. 22, n. 2, p. 199-208, 1985. 40 BORTOLETO, Marco. CALÇA, Daniela. O tecido circense: fundamentos para uma pedagogia de atividades circenses aéreas. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/325704799_O_tecido_circense_fundamentos_para_uma_pedagogia_das_atividades_circenses_aereas>. Acesso em: 13 out. 2018 BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. Circo y educación física: los juegos circenses como recurso pedagógico. In: Revista Stadium, Buenos Aires, ano 35, n. 195, p. 15 – 26, março de 2006. BORTOLETO, M. A. C.; CALÇA, D. H. Circo e Educação Física: compendium das modalidades aéreas. Mov. Percep. Espírito Santo de Pinhal; v.8, n.11, jul/dez, 2007ª. BORTOLETO, M. A. C.; MACHADO, G. A. Reflexões sobre o circo e a Educação Física. Revista Corpoconciência, Santo André, n. 12, jul/dez. 2003 CALÇA, D. H.; BORTOLETO, M. A. C. La tela circense. Revista Zinkolika, Barcelona, v. 11, p. 23-24, 2006 CASTRO, Alice Viveiro de. A arte do insólito, 2010. Disponível em <http://www.circonteudo.com.br/v1/index.php?option=com_content&view=article&id=2708:a-arte-do-insolito>. Acesso em: 27 jan. 2023. CASTRO, Alice Viveiros de. O Elogio da Bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005. CORDEIRO, Luan. PRÁTICAS CIRCENSES NA FORMAÇÃO CORPORAL DO ATOR. 2012. Disponível em: < https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36660/Luan%20Vinicius%20da%20Silva%20Cordeiro.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 30 set. 2020. CRAIG, C. Pilates com a bola. São Paulo: Phorte, 2003. 41 CRESWELL, W. John. Qualitative Inquiry & Research Design: Choosing Among Five Approaches. California: Sage Publications, 2007. DESIDERIO, A. Corpos suspensos: o tecido circense como possibilidade para a Educação Física Escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) -Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. DUPRAT, Rodrigo. ATIVIDADES CIRCENSES possibilidades e perspectivas para a educação física escolar. 2007. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/dissertacao/Duprat.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2019. FERREIRE, Jessica. Pilates para bailarinos: Como o Método pode ajudar. Disponível em: <https://blogpilates.com.br/pilates-para-bailarinos-beneficios/amp/>. Acesso: 07 out. 2018. GONZÁLES, Fernando. DARIDO, Suraya. OLIVEIRA, Amauri. PRÁTICAS CORPORAIS E A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, Ginastica, dança e atividades circenses. 2014. Disponível em: < http://www.esporte.gov.br/arquivos/snelis/segundoTempo/livros/ginasticaDancaAtividades.pdf>. Acesso em: 30 set. 2019. GROUP, VOLL Pilates. Conheça todos os 34 exercícios originais de pilates. 21 de junho de 2021. Il. color. Disponível em: < https://blogpilates.com.br/34-exercicios-originais-de-pilates/>. Acesso em: 26 fev. 2023. HERDMAN, Alan. Guia completo de pilates: um curso estruturado para alcançar a excelência profissional/Alan Herdman com Gill Paul; tradução Claudia Gerpe Duarte, Eduardo Gerpe Duarte. – 1. Ed. – São Paulo: Pensamentos, 2014. ISACOWITZ, Rael. CLIPPINGER, Karen. Anatomia do pilates (tradução Maiza Ritomy Ide) Barueri, São Paulo: Manole, 2013. 42 LIMA, Lívia. O efeito do método Pilates sobre o equilíbrio em bailarinas. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Departamento Acadêmico De Educação Física, Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, Curitiba, 2015. PANELLI, Cecilia. Romanda Kryzanowska e a primeira geração do Pilates. Disponível em: <https://physiopilates.com/2021/09/30/acessorios-de-pilates-segundos-os-seguidores-de-romana-kryzanowska/>. Acesso em: 22 jan. 2023. PEIXOTO, Bianca Simões. O DIÁLOGO DANÇA/CIRCO NA CENA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. 146 f. Il. 2011. Dissertação (Mestrado) – Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. PIRES, Daniela. SÁ, Cloud. Pilates: notas sobre aspectos históricos, princípios, técnicas e aplicações. 2005. Disponível em: < https://www.efdeportes.com/efd91/pilates.htm>. Acesso em: 10 nov. 2019. PROFISIO Shopping A loja da fisioterapia. 2023. Disponível em: < https://www.shoppingprofisio.com.br/>. Acesso em 01 abr. 2023. SANTOS, M. C. L. Transferência de aprendizagem: um percurso entre as técnicas aéreas circense e a formação do ator. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. SCHWAB, Isabela. A experiência como discurso do corpo: a dança tecendo caminhos. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDança-UFBA), Salvador, 2016. SOARES, Daniela. BORTOLETO, Antônio. A PRÁTICA DO TECIDO CIRCENSE NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA DA CIDADE DE CAMPINAS-SP: O ALUNO, O PROFESSOR E O PROPRIETÁRIO. Researchgat. 2011. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/302353291_a_pratica_do_tecido_circense_nas_academias_de_ginastica_da_cidade_de_campinas-sp_o_aluno_o_professor_ e_o_proprietario >. Acesso em: 10 nov. 2019. 43 SUGAWARA, Carlos [org.]. Técnicas circenses aéreas: corda lisa e tecido. 1ª edição. São Paulo: Phorte, 2014. TRIDAPALLI, Gládis. Criação compartilhada n tessitura do trabalho ‘De maçãs e cigarros’. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDança-UFBA), Salvador, 2011pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
BENEFÍCIOS DO PILATES SOLO NO DESEMPENHO DAS ACROBACIAS DO PRATICANTE DE TECIDO CIRCENSE Um relato de experiência.pdfArquivo Principal2,46 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.