DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4763
Título: Dança contemporânea na escola: uma prática pedagógica para a construção corporal, autonomia de movimento e expressividade do aluno.
Título(s) alternativo(s): Contemporary dance at school: a pedagogical practice for body construction, movement autonomy and student expressiveness.
Autor(es): Félix, Anderson Auanário
Orientador(es): Paes, André Duarte
Palavras-chave: dança contemporânea;contemporary dance;prática pedagógica;pedagogical practice;construção corporal;body building;autonomia;autonomy;expressividade;expressiveness;âmbito escolar;school scope
Data do documento: 24-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FÉLIX, Anderson Auanário. Dança contemporânea na escola: uma prática pedagógica para a construção corporal, autonomia de movimento e expressividade do aluno. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo aplicar a dança contemporânea como estratégia pedagógica para estímulo à consciência, autonomia e expressividade do movimento corporal dos alunos no âmbito escolar do munícipio de Coari/Am. O presente estudo contribui no aprimoramento do conhecimento intelectual e aprendizado, sendo relevante para os profissionais da dança atuante no município e para os alunos que serão submetidos à pesquisa, que poderão ter uma perspectiva diferente da atual acerca da dança e vivenciar experiências novas que contribuirão para construção corporal, autonomia de movimento e expressividade, além de possibilitar um olhar crítico em relação à mesma. Para o público acadêmico, que perceberá que apesar do crescimento da arte da dança nos últimos tempos em nosso estado, ainda existem locais com uma ideia limitada sobre o que é Dança e seu papel como área de conhecimento e formação do indivíduo. Esta pesquisa, segundo sua natureza, está classificada como Pesquisa Aplicada e, quanto a sua abordagem define-se como qualitativa. Portanto, conclui-se que o contato dos alunos com a dança contemporânea como prática pedagógica, mesmo que em curto tempo, contribuiu para sua construção corporal, sua autonomia de movimento e sua expressividade autêntica, de modo que valorizaram suas experiências corporais que esta fase fornece.
Abstract: The main objective of this study is to apply contemporary dance as a pedagogical strategy to stimulate awareness, autonomy and expressiveness of student’s body movement in the school environment of the municipality of Coari/Am. The present study contributes to the improvement of intellectual knowledge and learning, being relevant for dance professionals working in the municipality and for students who will be submitted to the research, who may have a different perspective from the current one about dance and experience new experiences that will contribute to body construction, autonomy of movement and expressiveness, in addition to enabling a critical look in relation to it. For the academic public, who will realize that despite the growth of the art of dance in recent times in our state, there are still places with a limited idea of what Dance is and its role as an area of knowledge and training of the individual. This research, according to its nature, is classified as Applied Research and, regarding its approach, it is defined as qualitative. Therefore, it is concluded that the students' contact with contemporary dance as a pedagogical practice, even if in a short time, contributed to their bodily construction, their autonomy of movement and their authentic expressiveness, so that they valued their bodily experiences that this phase provides.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4763
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANÇA CONTEMPORÂNEA NA ESCOLA_ UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO CORPORAL, AUTONOMIA DE MOVIMENTO E EXPRESSIVIDADE DO ALUNO.pdfArquivo principal9,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.