Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4762
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Everton, Alessy Padilha | - |
dc.date.available | 2023-06-14 | - |
dc.date.available | 2023-07-17T14:46:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
dc.identifier.citation | EVERTON, Alessy Padilha. A sabedoria popular dos coreógrafos do Boi-Bumbá de Parintins: experiências no processo de criação dos bailados das toadas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4762 | - |
dc.description.abstract | When talking about the Parintins Festival, it is a fact that the two bois-bumbás in the production of their shows produce an art of expression of the identity of the Amazonian man in a conscious and analytical way, evidencing the haughtiness of the Amazonian man immersed in his living and cultural space. All this experience is brought to the composition of the toadas. They are part of the project that will be destined to the Bumbódromo Arena, but they are present throughout a pre-festival season. They are played and the public dances and plays during the events and rehearsals of the bumbás. Therefore, we aim, through this research, to analyze the process of creating the choreographies of the dances of the bois-bumbás from Parintins, based on the experiences of the choreographers from Parintins, specifically the boi-bumbá Garantido. We collected data about the dance of the boi-bumbá from Parintins, so that, having the understanding about this semiotic space, we got in touch with the choreographers who elaborate the choreographies for the toadas, in order to understand from the experiences of each one of them how proposes the development of the creative process and its experiences. From the reports of the dialogues, we analyzed the information from the choreographers of the Boi-Bumbá Garantido, and identified common and distinct elements from the choreographers' discourse. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Toadas | pt_BR |
dc.subject | coreografia | pt_BR |
dc.subject | choreography | pt_BR |
dc.subject | processo criativo | pt_BR |
dc.subject | creative process | pt_BR |
dc.subject | Boi Garantido | pt_BR |
dc.subject | cultura popular | pt_BR |
dc.subject | popular culture | pt_BR |
dc.title | A sabedoria popular dos coreógrafos do Boi-Bumbá de Parintins: experiências no processo de criação dos bailados das toadas. | pt_BR |
dc.title.alternative | The popular wisdom of the Boi-Bumbá choreographers in Parintins: experiences in the creation process of the toada dances. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-17T14:46:41Z | - |
dc.creator.ID | 7116255188678322 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Raíssa Caroline Brito | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5760249627090319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Raíssa Caroline Brito | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5760249627090319 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Jeanne Chaves de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2707740880059445 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sena, Djane da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9341179674225655 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7116255188678322 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao falar do Festival de Parintins é fato que os dois bois-bumbás na produção de seus espetáculos produzem uma arte de expressão da identidade do homem amazônico sob forma consciente e analítica, evidenciando a altivez do homem amazônida imerso em seu espaço de vida e cultural. Toda essa experiência é trazida para a composição das toadas. Elas fazem parte do projeto que será destinado a Arena do Bumbódromo, mas estão presentes em toda uma temporada pré-festival. Elas são tocadas e o público dança e brinca durante os eventos e ensaios dos bumbás. Logo, visamos por meio desta pesquisa analisar o processo de criação das coreografias dos bailados das toadas dos bois-bumbás de Parintins, a partir das experiências dos coreógrafos parintinenses, em específico do boi-bumbá Garantido. Levantamos dados acerca da dança do boi-bumbá de Parintins, para então, tendo a compreensão acerca deste espaço semiótico, entramos em contato com os coreógrafos que elaboram as coreografias para as toadas, a fim de entender a partir das experiências de cada um deles como se propõe o desenvolvimento do processo criativo e suas experiências. A partir dos relatos dos diálogos, analisamos as informações dos coreógrafos do boi-bumbá Garantido, e identificamos elementos em comuns e distintos a partir do discurso dos coreógrafos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ABREU, Jeane. FRANCO, Otto. Atividades Rítmicas – dança, folclore e cultura popular. UEA Edições/Editora Valer, Manaus, 2008. Alessy Padilha Everton; Carmem Lúcia Meira Arce. A singularidade da dança do boi-bumbá de Parintins: a semiosfera em conversão para gestos e movimentos. In: ANAIS DO VII ENCONTRO CIENTíFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANçA, 2022, Online. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2022/trabalhos/a-singularidade-da-dancado- boi-bumba-de-parintins-a-semiosfera-em-conversao-par?lang=pt-br> Acesso em: 18 mar. 2023. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BATALHA, Socorro de Souza. “Gingando e balançando em sincronia”: uma antropologia da dança do boi-bumbá de Parintins-AM. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social – Universidade Federal do Amazonas. 2015. BIRIBA, Ricardo Barreto. Parintins cidade ritual: boi-bumbá, performance e espetacularidade. Univerisdade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). – Tese de Doutourado. 24. Sep. 2018. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27484. Acessado em: 9.jun. 2021 BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005. BRUYNE, P., et al. (1991). Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: Os polos da prática metodológica (5th ed.). Rio de Janeiro: Francisco Alves. CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Global Editora; 12ª edição. CASTRO, C. K.; C.V.C. DINIZ, I. A emoção na dança-teatro através da relação entre os planos do conteúdo e da expressão. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 3, n. 1, p. 45–49, 2011. DOI: 10.17851/1983-3652.3.1.45-49. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16575. Acesso em: 31 maio. 2021. COSTA, Marcos Antonio Lima; FERNANDO, Adelson da Costa. A composição da toada na Amazônia e a festa do boi-bumbá: a poética do imaginário do compositor. v. 4 n. 7 (2013): Manifestações de cultura e processos de comunicação. Disponível em: < https://periodicos.ufam.edu.br/relem/article/view/542 > Acesso em: 11. Jun de 202. CUPERTINO, Kátia. Dança Folclórica: apropriação e difusão cultural. REVISTA DA COMISSÃO MINEIRA DE FOLCLORE Nº 24–MAIO DE 2005, p. 9, 2004. DA SILVA, Adan Renê Pereira et al. O Povo que faz e vive a Festa: Fazeres e Saberes dos Actantes. Revista Educação e Humanidades, v. 2, n. 2, jul dez, p. 36-60, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/8537. Acesso em: 20. Abril de 2023. DE ALMEIDA, Sandra Rejane Viana; DE ARAÚJO, Artemis. A História contada em Movimentos Corporais. Disponível: <https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo- 3d57717586845f04ba33d9cc01fb3d098b8524bc-arquivo.pdf>. Acesso em: 20. Abril de 2023. FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos; 4.ed. Editoria Valer, Manaus, 2010. FOSSÁ, M.I.T. Proposição de um constructo para análise da cultura de devoção nas empresas familiares e visionárias. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. GIL, Antonio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. KÖCHE, José Carloss. Fundamentos da metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34 ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2015. LETÍZIA, Maria Eva. Os enredos caboclos e nativistas nas toadas dos Boisbumbás garantido e caprichoso, heróis do Festival Folclórico de Parintins. Somanlu, ano 3, n. ½, jan./dez.2003 MONTEIRO, Marianna. Noverre: Cartas sobre a Dança. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 1998 MOREIRA, Neomênia Santos. Que quadrilha é essa? busca por sentidos em uma dança em transformação. 2018. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Dança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2018. NOGUEIRA, Wilson de Souza. A espetacularização do imaginário amazônico no boi-bumbá de Parintins. 2013. 244 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. Disponível em: < http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4319> . Acesso em: 11/06/2021 REIS, Luísa [et al.] (2005) - O Folclore perto de nós : Os instrumentos, as canções populares, as danças e trajos utilizados. Revista do Departamento de Educação Física e Artísitca. ISSN 1645-9997. N.º 6, p. 5-16.. SILVA, José Maria da. O espetáculo do Boi-Bumbá: folclore, turismo e as múltiplas alteridades em Parintins. Brasil, Editora da UCG, 2007. SILVA, Maria Helena Rodrigues. Boi-Bumbá de Parintins – arte e significação. /Maria Helena Rodrigues Silva. - Campinas, SP: [s.n.], 2005. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284777>. Acesso em: 11. Jun.2021 SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinhos dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora: UFJF, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul.-dez. 2020. ISSN 2237-9444. DOI:https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559 ZAMBONI, Silvi. A pesquisa emArte: um paralelo entre arte e ciência. 4ed. Autores Associados. Campinas, SP, 2012. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Bacharelado em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A SABEDORIA POPULAR DOS COREÓGRAFOS DO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS EXPERIENCIAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS BAILARINOS DAS TOADAS.pdf | Arquivo principal | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.