DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Gabriela Samara Coelho de-
dc.date.available2023-03-14-
dc.date.available2023-07-17T14:41:44Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriela Samara Coelho de. Características Biomecânicas de escolares praticantes e não praticantes de Ballet clássico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4760-
dc.description.abstractClassical ballet can help to gain flexibility, balance and decrease body oscillations, improving functional performance during the student's development. Therefore, the objective of the study was to analyze the biomechanical characteristics related to balance, flexibility and plantar pressure of classical ballet practitioners and non -practitioners. The sample consisted of 23 students, aged between 7 and 10 years, all female from Elementary School I, and were divided into two groups, namely: Group 1 – classical ballet practitioners and Group 2 – non-ballet practitioners classic. An anamnesis form was applied to characterize the sample, and then assessments were made using the baropodometer to verify balance, plantar pressure distribution and the sit and reach test using the wells bank to measure the level of flexibility. The collection was carried out in a Municipal School, which is part of the Associação Belas Artes do Amazonas. For the treatment of data, tabulation in the Excel program was used to organize the data, and after this step, the mean and standard deviation were calculated, the data were checked for normality and Student's t test was used to verify the distinctions between the means of the groups. As a result, the researched groups have a tendency to distribute most of the load in the hindfoot region. As for the type of foot, it was found that most dancers had pes cavus, with the same tendency in the sedentary group. The results between the groups were close in the displacement of the center of pressure and the dancers showed superior flexibility than the sedentary ones. In conclusion, the practice of classical ballet did not significantly influence the biomechanical characteristics evaluated in students who practiced ballet compared to non-practitioners, showing a difference only in terms of flexibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectbiomecânicapt_BR
dc.subjectbiomechanicspt_BR
dc.subjectequilíbrio posturalpt_BR
dc.subjectpostural balancept_BR
dc.subjectmaleabilidadept_BR
dc.subjectmalleabilitypt_BR
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectdancept_BR
dc.titleCaracterísticas Biomecânicas de escolares praticantes e não praticantes de Ballet clássico.pt_BR
dc.title.alternativeBiomechanical characteristics of classical ballet practitioners and non-practitioners.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T14:41:44Z-
dc.contributor.advisor1Estrázulas, Jansen Atier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2071810181340886pt_BR
dc.contributor.referee1Estrázulas, Jansen Atier-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2071810181340886pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Raissa Caroline Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee3Gheller, Rodrigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2482689912549629pt_BR
dc.description.resumoO ballet clássico pode colaborar para o ganho de flexibilidade, equilíbrio e diminuição das oscilações do corpo, trazendo melhoria ao desempenho funcional durante o desenvolvimento do escolar. Portanto, o objetivo do estudo foi analisar as características biomecânicas relacionadas ao equilíbrio, flexibilidade e pressão plantar de escolares praticantes e não praticantes de ballet clássico. A amostra foi composta por 23 estudantes, de idade entre 7 a 10 anos, todas do sexo feminino do Ensino fundamental I, e foram divididas em dois grupos, sendo eles: Grupo 1 – praticantes de ballet clássico e Grupo 2 – não praticantes de ballet clássico. Aplicou-se uma ficha de anamnese para a caracterização da amostra, e em seguida foram feitas avaliações por meio do baropodômetro para verificar o equilíbrio, a distribuição de pressão plantar e o teste de sentar e alcançar através do banco de wells para mensurar o nível de flexibilidade. A coleta foi realizada em uma Escola Municipal, onde se integra a Associação Belas Artes do Amazonas. Para o tratamento de dados utilizou-se a tabulação no programa Excel para organização dos dados, e após esta etapa foi feita a média e desvio padrão, a verificação dos dados quanto a normalidade e teste t de Student para verificar as distinções entre as médias dos grupos. Como resultados, os grupos pesquisados possuem uma tendência de distribuir a maior parte da carga na região do retropé. Quanto ao tipo de pé, verificou-se que a maioria das bailarinas apresentaram pés cavos, tendo a mesma tendência no grupo de sedentárias. Os resultados entre os grupos se mostraram próximos no deslocamento do centro de pressão e as bailarinas se mostraram com flexibilidade superior às sedentárias. Contudo, a prática do ballet clássico não influenciou significativamente nas características biomecânicas avaliadas nas estudantes praticantes de ballet em comparação com as não praticantes, mostrando diferença somente no aspecto de flexibilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Camila. Desenvolvimento motor: diferenças do gênero e os benefícios da prática do futsal e ballet na infância. Revista Hórus, v. 5, n. 2, p.177-187, 2010. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico (livro eletrônico). 1. ed. – São Paulo: Cortez, 2013. SILVA, Aline et al. Dança no contexto escolar: uma revisão bibliográfica sobre seus benefícios motores, sociais, culturais, cognitivos e artísticos. Revista Acta Brasileira do Movimento Humano – Vol.6, n.2., p.54-64 – Abril/Junho, 2016. SILVA, Fabiana et al. Contribuições do ballet clássico para o desenvolvimento motor infantil. Revista de trabalhos acadêmicos Universo Recife - v.3, n.3, 2016. SILVA, Morgana. As contribuições da dança para o desenvolvimento motor de crianças em idade escolar: uma revisão sistemática - Vitória de Santo Antão, 2019. SILVA, Nuno. Comparação da composição corporal e distribuição da pressão plantar durante a marcha entre jovens bailarinos e não bailarinos. Universidade de Lisboa - Faculdade de motricidade humana, 2021. STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, n 53, abril/2001. STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na educação discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática 6: 73-85, Jul./Jun. 2002-2003. VENTURINI, Rezende. Os efeitos do ballet clássico e da dança educativa sobre a flexibilidade de meninas com 6 a 10 anos. Brazilian Journal of Biomotricity, vol. 4, núm. 1, pp. 82-90, março, 2010. ZANELLA, Liane. Metodologia de pesquisa – 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2013. ZIMMERMANN, Paula et al. Estudo comparativo do controle postural entre crianças praticantes e não praticantes de judô. ConScientiae Saúde;17(4):478-484, 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARACTERÍSTICAS BIOMECÂNICAS DE ESCOLARES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO.pdfArquivo principal1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.