DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAbreu, Eduardo Jesus Silva de Melo-
dc.date.available2023-06-13-
dc.date.available2023-07-17T14:24:26Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.citationABREU, Eduardo Jesus Silva de Melo. Autismo, inclusão e musicalização de crianças: um estudo introdutório. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4747-
dc.description.abstractThis article aims to present, through a qualitative exploratory bibliographic research, definitions and introductions regarding the inclusion of autistic children in music classes in regular school. Understanding that education, as well as the teacher's work, is constantly being updated, this end-of-course work aims to instigate the reader to the first perspectives for the continuous improvement of his/her abilities with neuro-atypicality, as it happened with this author.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalização e autismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectMúsica e Inclusãopt_BR
dc.subjectMusicalization and autismpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectMusic and inclusionpt_BR
dc.titleAutismo, inclusão e musicalização de crianças: um estudo introdutóriopt_BR
dc.title.alternativeAutism, inclusion and musicalization of children: an introductory studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T14:24:26Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee1Soares , Bárbara Bianca Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147536200590014pt_BR
dc.contributor.referee2Jouk , Igor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960827762323362pt_BR
dc.contributor.referee3Krastanova , Miroslava Trykova-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8061618760499322pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem o objetivo de apresentar, por meio de pesquisa bibliográfica exploratória de caráter qualitativo, definições e introduções referentes à inclusão da criança autista nas aulas de musicalização na escola regular. Entendendo que a educação, assim como o trabalho do docente, está em constante atualização, este trabalho de conclusão de curso visa instigar o leitor às primeiras perspectivas para o contínuo aprimoramento de suas habilidades com a neuroatipicidade, tal como acorreu com este autor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, André Luiz Barbosa. Os benefícios da musicoterapia no Transtorno do Espectro Autista. Monografia de pós-graduação em Musicoterapia. Universidade de Teresina. Piauí 2020. BRAGA, Wilson Cândido. Azul e de todas as cores: Guia básico para pais e profissionais. São Paulo: Paulinas, 2018. (livro) BRITES, Clair; BRITES, Luciana. Mentes únicas. São Paulo: Editora Gente, 2019. CREPALDI, Janaina; BAUMER, Édina Regina. Inclusão do Autista da Educação Infantil. Saberes Pedagógicos. Revista do Curso de Graduação de Pedagogia Unesc, Criciúma, v. 3, nº1, janeiro/junho 2019. COIMBRA, Selma Oliveira da Silva. A inclusão da criança autista na educação infantil. Monografia de graduação em psicopedagogia. Universidade Candido Mendes. Niterói- Rio de Janeiro 2016. FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. Assis chateaubriand – Pr, 2001. 40f. GAIATO, Mayra; TEIXEIRA, Gustavo. O reizinho autista: guia para lidar com comportamentos difíceis. São Paulo: nVersos, 2018. GFELLER, K. (2008). “Music: a Human Phenomenon and Therapeutic Tool”. 3 Ed. Silver Spring: American Music Therapy Association, 2008. KANNER, Leo. Distúrbios autistas de contato afetivo. in: Rocha, P.S. Autismos. Editora Escuta: São Paulo, 1997. LOBO, L.F. Os Infames da História: A Instituição das deficiências no Brasil. Rio de Janeiro, 1997. Número de páginas [464f]. Tese de doutorado em Psicologia. PUC-Rio, A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1997. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000 (Coleção Papirus Educação). MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000 SILVA, Cátia Regina Suzano; SILVA, Jorge Cézar. Música e autismo – um encontro perfeito: Musicalização e Expressão corporal em uma Escola de Educação Especial. Arte Revista, São Paulo, n.8, Ed. 2018. ZANON, Regina; BACKES, Bárbara; BOSA, Alves Clenice. Identificação dos Primeiros Sintomas do Autismo pelos Pais. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa da Universidade o Rio Grande do Sul. 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Autismo, inclusão e musicalização de crianças - um estudo introdutório.pdfarquivo principal358,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.