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dc.contributor.authorCarvalho, Gilberlene Sousa-
dc.date.available2023-07-17T14:18:42Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationCARVALHO, Gilberlene Sousa. Educação integral: conversas entre sementes e solo no currículo de ciências. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4743-
dc.description.abstractThe research had as its object of study the perspective of Integral Education in the municipal network of the City of Manaus, seeking to look at how the component of Natural Sciences in the early years of Elementary School is being approached within this idea of education. Our general objective was to problematize the constitution of the Science curriculum, highlighting the ways of seeing the educational space-time and the teacher, within this perspective of Integral Education at SEMED-Manaus. As specific objectives, we have the process of describing the perspective of integral education in SEMED-Manaus; to map the sayings about educational and teacher time-spaces, within the perspective of SEMED-Manaus integral education and discuss the supposed effects that the sayings about educational and teacher time-spaces within a supposed perspective of integral education produce in the curriculum of sciences at SEMED-Manaus. The study is based on the post-critical theory, in which we invent a new way of doing and saying our research, building the writing of our work within the analogy of cultivation. We approach Foucault's studies to think about how this Integral Education works in Science Teaching in the light of the idea of governability and its knowledge-power relations. So we look at the documents that constituted the formalization of this education in the network and from the statements of Student Protagonist and a more integral and humane Education is that we evidence in these documents its emergence. Aware that this study will not exhaust this discussion, we believe that it was possible to reveal part of this history of retaking this approach to Integral Education within the scope of Science Teaching. Keywords: curriculum, Science Teaching, Integral Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectIntegral Educationpt_BR
dc.titleEducação integral: conversas entre sementes e solo no currículo de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeIntegral education: conversations between seeds and soil in the science curriculumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T14:18:42Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leda Valéria Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9226656075927965pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objeto discursivo a perspectiva de Educação Integral na rede municipal da Cidade de Manaus, buscando olhar como as ideias de Educação Integral, professor e espaço-tempo estão dispersos em alguns materiais institucionais. Tivemos como objetivo geral, problematizar a constituição do currículo de Ciências, destacando os modos de ver o tempo-espaço educativos e o professor, dentro dessa perspectiva da Educação Integral da SEMED-Manaus. Como objetivos específicos, tivemos o processo de descrever a perspectiva da educação integral na SEMED-Manaus; mapear os ditos sobre tempo-espaços educativos e do professor, dentro da perspectiva da educação integral da SEMED-Manaus e discutir os supostos efeitos que os ditos sobre tempo-espaços educativos e do professor dentro de uma suposta perspectiva de educação integral produzem no currículo de ciências da SEMED-Manaus. O estudo se apoia na teoria pós-crítica, na qual inventamos uma nova forma de fazer e dizer nossa pesquisa, construímos a escrita do nosso trabalho dentro da analogia do cultivo. Nos aproximamos dos estudos de Foucault para pensar como essa Educação Integral atua no Ensino de Ciências a luz da ideia de governamentalidade e suas relações de saber-poder vão produzindo enunciados de controle. Assim olhamos para os materiais que dizem sobre constituição a formalização dessa educação na rede e a partir dos enunciados de Estudante Protagonista, Educação mais integral e humana, Professor em formação, Professor mediador e Tempo-espaço diversificado e ampliado. Esses enunciados produzem verdades dentro do currículo colocando-as como modos diferente de fazer educação dentro no ensino de ciências, no entanto problematizando as relações de governamento e saber-poder é possível dizer que essa educação também produz verdades sobre currículo, sobre o ser professor, sobre o tempo-espaço instituindo aquilo que deve ser seguido, generalizado e tido como certo e/ou melhor. Trazemos também algumas linhas de um germinar-esperança que nos possibilita acreditar na força do currículo enquanto ação que rompe, rasga e germina outras formas de existir no ensino de ciências. Palavras-chave: Currículo, Ensino de Ciências, Educação Integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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