DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Thais da Silva-
dc.date.available2023-06-12-
dc.date.available2023-07-17T13:49:24Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationMAGALHÃES,Thais da Silva. Aplicabilidade da lei 11.6452008, no ensino médio em uma escola pública no município de Manicoré AM. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4734-
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze the Applicability of Law 11.645/2008 in the teaching-learning process of the Culture and History of the original peoples, integrated in the Indigenous Literature, in a public school of Elementary and Secondary Education of Full Time in the municipality of Manicoré-Am . The said law came into effect on 03/10/2008 and deals with the mandatory teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in public and private schools in our country. This research is of a basic and exploratory nature, because it aims to contribute to the knowledge of a certain study, of a qualitative and quantitative nature. The participatory methodology had as informants teachers and high school students of the referred school. Aiming at deepening the theme, bibliographic research techniques accessed through magazines, articles on virtual sites and university libraries were used. Data collection was done through a questionnaire prepared with open and closed questions and then applied to 17 students and 04 Portuguese Language teachers. Based on the presented data, it was verified the lack of knowledge of the aforementioned Law, as well as the lack of training for teachers on indigenous issues. In this sense, continuing education is an option given in this work, because even with the lack of knowledge about the original peoples, the teachers showed interest in learning and passing on knowledge in accordance with the proposals supported by the Law. The theorists used to support this work were Kaka Werá Jecupé, Terry Eagleton, Maria Celestino Almeida and Daniel Munduruku.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei 11.645/2008,pt_BR
dc.subjectLiteratura Indígena,pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleAplicabilidade da lei 11.6452008, no ensino médio em uma escola pública no município de Manicoré AMpt_BR
dc.title.alternativeApplicability of law 11.6452008, in high school in a public school in the municipality of ManicoréAMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-17T13:49:24Z-
dc.creator.ID099045722-69pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho constituiu em analisar a Aplicabilidade da Lei 11.645/2008 no processo de ensino-aprendizagem da Cultura e História dos povos originários, integrado na Literatura Indígena, numa escola pública de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral no munícipio de Manicoré-Am. A referida lei entrou em vigor no dia 10/03/2008 e trata sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas públicas e privadas do nosso país. A referida pesquisa é de natureza básica e exploratória, porque visa contribuir com o conhecimento de determinado estudo, de natureza qualiquantitativo. A metodologia participativa teve como informantes professores e alunos do Ensino Médio da referida escola. Visando o aprofundamento do tema, foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica acessadas por meios de revistas, artigos em sites virtuais e bibliotecas universitárias. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário elaborado com perguntas abertas e fechadas e em seguida aplicado para 17 alunos e para 04 professores de Língua Portuguesa. Baseando-se nos dados apresentados, verificou-se o desconhecimento da referida Lei, assim como, a falta de formação para os professores sobre a temática indígena. Nesse sentido, a formação continuada é uma opção dada nesse trabalho, pois mesmo com a falta de conhecimento sobre os povos originários, os professores demonstraram interesse em aprender e repassar os conhecimentos de acordo com as propostas amparadas pela Lei. Os teóricos usados para embasar esse trabalho foram Kaka Werá Jecupé, Terry Eagleton, Maria Celestino Almeida e Daniel Munduruku.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria Celestino. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 13-14. BOLSONARO, Jair Messias. Lei 14.402, de 8 De Junho De 2022. Brasília, Presidência da República, 2022.em:<http://www.planato.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/lei/L14402.htm>Acesso em: nov. 2022. EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Unesp,2005. FERNANDES, Claúdio. “19 de abril-Dia do Índio”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uou.com.br/datas-comemorativas/19-abril-dia-Índio.htm. Acesso: 21.11.2022. FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia Científica ao alcance de todos. 4. ed. Manaus: Valer, 2010. GIL, Antônio C. Método e técnicas em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas,1999. JECUPÉ, Kaka Werá. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio. 3.ed. São Paulo: Peirópolis, 1998. LULA, Luiz Inácio. Lei n°11.645, de 10 de março de 2008. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, 2008. Disponível em:<http://www.planato.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/11645.htm>Acesso em: nov. 2022. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. 33. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2013. MUNDURUKU, Daniel. Como surgiu: mitos indígenas brasileiros. São Paulo: Callis Ed., 2011, p. 04. ______________. Dia do índio é data folclórica e preconceituosa. [BBC News Brasil] Amanda Rossi.São Paulo. 2022. Disponível em: http://www.bbc.com./portuguese/brasil-47971962. Acesso:29/11/2022. ______________. Literatura indígena com Daniel Munduruku. Grupo Brique.Book. Disponível em: https://blog.brinquebook.com.br/uncategorized/literatura-indígena-com-daniel-munduruku-2/ Acesso em: 20:55 de 29.11.2022. ______________. Daniel.Mundurukando 2: Sobre vivência, piolhos e afeto: roda de conversa com educadores. Lorena, SP: UK’A Editorial, 2017. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPOSTO. Proposta Curricular e Pedagógica: (Ensino Médio). Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 2021. SILVA, Renata; URBANESKI, Vilmar. Metodologia do trabalho científico. Grupo Uniasselvi, 2009.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicabilidade da lei 11.6452008, no ensino médio em uma escola pública no município de ManicoréAM.pdf162,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.