DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4726
Título: Transcrição, análise formal, retórica e esquemática das seis fantasias presentes no método de pianoforte (1821) do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)
Título(s) alternativo(s): Transcription, formal, rhetorical and schematic analysis of the six fantasies present in the pianoforte method (1821) by Father José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)
Autor(es): Andrade, Pedro Henrique Santos Panilha
Orientador(es): Trilha Neto, Mario Marques
Palavras-chave: José Maurício Nunes Garcia;análise;forma;retórica;schemata galantes;analysis;form;rhetoric;galant schemata
Data do documento: 16-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANDRADE, Pedro Henrique Santos Panilha de. Transcrição, análise formal, retórica e esquemática das seis fantasias presentes no método de pianoforte (1821) do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: José Maurício Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767 – Rio de Janeiro, 1830), um dos mais ilustres compositores da história da música brasileira do período colonial pré-independência, compôs o Compêndio de Música e Método de Pianoforte, o primeiro método para teclado, de que se tem registro, composto no Brasil (TRILHA, 2019). Consiste o Método em 24 Lições e 6 Fantasias, peças de piano voltadas para a continuação dos estudos dos dois filhos de José Maurício. Considerando-se as evidências históricas do contato de José Maurício com a música europeia, e o registro material de seu corpus musical de que se tem notícia, entende-se que as 6 Fantasias presentes no Método de Pianoforte do Padre José Maurício (1821) oferecem terreno fértil para o estudo musical e pedagógico ao piano, pois contemplam numerosos aspectos que corroborarão para a formação musical do jovem instrumentista, além de serem as peças com maior liberdade formal presentes no Método. Nesse sentido, este trabalho buscou analisar os aspectos estruturais das 6 Fantasias presentes na terceira parte do Método de Pianoforte do Pe. José Maurício Nunes Garcia, objetivando gerar dados relevantes para posteriores estudos na área da música brasileira novecentista para teclas. Para tanto, realizou-se a transcrição das 6 Fantasias, contidas no manuscrito BR-Rem 2609, em um formato digital atualizado, e deu-se procedimento às análises com base os conceitos retóricos apresentados por Ruben Lopez-Cano (2011), os conceitos e aspectos formais discutidos por William E. Caplin (1998) e Clemens Kühn (1989), assim como o conceito de schemata galantes apresentado por Robert Gjerdingen (2007). A análise visou à identificação e classificação da fraseologia das obras, observando sua estrutura melódica e harmônica, procurando apontar elementos convencionais do estilo clássico de música para teclas, tais como: uso das tonalidades, cadências, acordes de passagem, notas estranhas e schemata, considerando-se, ainda, a instrução, presente no próprio Método, acerca dos ornamentos utilizados por José Maurício. Além disso, realizou-se uma análise desde a perspectiva retórica das 6 Fantasias, tendo em mente a infraestrutura das obras contida na dispositio musical, ensejando um contato palpável com as mesmas que possibilitará uma execução musical mais consciente e informada.
Abstract: José Maurício Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767 - Rio de Janeiro, 1830), one of the most distinguished composers in the history of Brazilian music of the pre-independence colonial period, composed the Compêndio de Música e Método de Pianoforte, the first known keyboard method composed in Brazil (TRILHA, 2019). The method consists of 24 Lessons and 6 Fantasies, piano pieces aimed at continuing the studies of José Maurício's two sons. Considering the historical evidence of José Maurício's contact with European music, and the material record of his known musical corpus, it is understood that the 6 Fantasies present in Father José Maurício's Método de Pianoforte (1821) offer fertile ground for the musical and pedagogical study of the piano, as they contemplate numerous aspects that will corroborate the musical formation of the young instrumentalist, besides being the pieces with the greatest formal freedom present in the method. In this sense, this work aimed at analyzing the structural aspects of the 6 Fantasies present in the third part of the Método de Pianoforte by Father José Maurício Nunes Garcia, with the purpose of generating relevant data for further studies in the field of Brazilian music for keyboard instruments. To this end, the 6 Fantasias contained in the manuscript BRRem 2609 were transcribed in an updated digital format, and the analysis were based on the rhetorical concepts presented by Ruben Lopez-Cano (2011), the concepts and formal aspects discussed by William E. Caplin (1998) and Clemens Kühn (1989), as well as the concept of galant schemata presented by Robert Gjerdingen (2007). The analysis aimed at identifying and classifying the phraseology of the works, observing their melodic and harmonic structure, trying to point out conventional elements of the classical style of music for keyboard instruments, such as: use of tonalities, cadences, passing chords, strange notes and schemata, considering also the instruction, present in the Method itself, about the ornaments used by José Maurício. Furthermore, an analysis from the rhetorical perspective of the 6 Fantasias was performed, keeping in mind the infrastructure of the works contained in the musical dispositio, providing a palpable contact with them that will enable a more conscious and informed musical performance.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4726
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.