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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrasil, Eduardo Wanderley-
dc.date.available2023-06-06-
dc.date.available2023-07-14T17:31:36Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationBRASIL, Eduardo Wanderley. A composição de jingles publicitários e a comunicação de emoções. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4721-
dc.description.abstractEste artigo busca compreender os processos de composição de jingles publicitários e a comunicação de emoções. Objetiva-se com isso investigar de que maneira os elementos da linguagem musical influenciam na comunicação de emoções nos jingles. Esta pesquisa se justifica como forma de relacionar a ciência da comunicação com a arte da música, compreendendo o modo como os elementos musicais interferem na funcionalidade dos jingles. A metodologia utilizada se baseia em revisões de literatura das áreas da música, publicidade e psicologia da música. Também serão utilizados jingles como objeto de análise, observando a maneira como eles comunicam emoções a partir de seus elementos acústico/musicais. As emoções observadas nos jingles analisados vão ao encontro da fundamentação teórica, identificando os tipos de emoção que a literatura afirma que a música consegue comunicar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica de propaganda.pt_BR
dc.subjectJingles publicitários.pt_BR
dc.subjectComunicação de emoções.pt_BR
dc.subjectComposição de jingles.pt_BR
dc.titleA composição de jingles publicitários e a comunicação de emoçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T17:31:36Z-
dc.contributor.advisor1Caregnato, Caroline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.contributor.referee1Caregnato, Caroline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Márcio Pacheco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791261326700184pt_BR
dc.contributor.referee3Trilha Neto, Mario Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791261326700184pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472394708132920pt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca compreender os processos de composição de jingles publicitários e a comunicação de emoções. Objetiva-se com isso investigar de que maneira os elementos da linguagem musical influenciam na comunicação de emoções nos jingles. Esta pesquisa se justifica como forma de relacionar a ciência da comunicação com a arte da música, compreendendo o modo como os elementos musicais interferem na funcionalidade dos jingles. A metodologia utilizada se baseia em revisões de literatura das áreas da música, publicidade e psicologia da música. Também serão utilizados jingles como objeto de análise, observando a maneira como eles comunicam emoções a partir de seus elementos acústico/musicais. As emoções observadas nos jingles analisados vão ao encontro da fundamentação teórica, identificando os tipos de emoção que a literatura afirma que a música consegue comunicar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesCHAFFIN, Roger; DEMOS; Alexander P.; LOGAN, Topher. Performing from memory.In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael. Music Psychology. New York: Oxford University Press, 2016. p. 559 – 568. DIAS, Fabio Barbosa. Jingle é a alma do negócio. São Paulo: Panda Books, 2017. ESQUETE. In: Significados, Conceitos e Definições. Disponível em: https://www.significados.com.br/esquete/. Acesso em: 05/12/2022. HARGREAVES, David J; NORTH, Adrian C. Musical Communications in commercial contexts. In: MIELL, Dorothy; MACDONALD, Raymond; HARGREAVES, David J. Musical communication. New York: Oxford University Press, 2007. p. 405 – 419. HARGREAVES, David J; NORTH, Adrian C. Music and marketing. In: JUSLIN, Patrik N.; SLOBODA, John A. Music and emotion theory, research, applications. New York: Oxford University Press, 2011. p. 909 – 926. HARGREAVES, David J.; KRAUSE Amanda E; NORTH, Adrian C. Music and consumer behavior. In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael. Music Psychology. New York: Oxford University Press, 2016. p. 789 – 799. JABER, Maíra dos Santos; MULLER, Felipe de Moura. Música na propaganda: histórico, elementos, linguagem e sedução. 83 f. Monografia (Comunicação Social) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/591Acesso em 29/08/2022. JUSLIN, Patrik N. From mimesis to catharsis: expression, perception, and induction of emotion in music. In: MIELL, Dorothy; MACDONALD, Raymond; HARGREAVES, David J. Musical communication. New York: Oxford University Press, 2007. p. 86 – 108. MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. NERY, Lívia Brandão. “Chiclete de ouvido” As estratégias composicionais de jingle e suas condições de eficácia. 86 f. Monografia (Comunicação Social) – UFBA, Salvador, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30201/1/monografialivianery.pdf. Acesso em 27/09/2022. QUEIROZ, Adolfo; GONZALES, Luciane. Sotaques regionais da propaganda. São Paulo: Editora Arte e Ciência, 2006. SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z - Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso: 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. SACKS, Oliver. Alucinações Musicais – Relatos sobre a música e o cérebro: 1. ed. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2007. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora Unesp, 1991. SOUND BRANDING. In: Catho. Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreirasucesso/ carreira/dicas-emprego/entrevista-emprego/sound-branding-identidade-sonorapara-sua-marca/>. Acesso em 02/01/2023. ZANDER, Oscar. Regência Coral. 5. ed. Porto Alegre: Editora Movimento, 2003. ZAREMBA, Lílian; BENTES, Ivana. Rádio nova: constelações da radiofonia contemporânea 2. Rio de Janeiro: Publique – ECO/UFRJ, 1997. ZIMMERMANN, Gabriela de Mattos; SANTOS, Renata Oliveira dos. A utilização dos jingles como linguagem mercado para a publicidade brasileira. In: Revista de iniciação Científica da Unifamma, 2004, Maringá - PR.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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