DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4719
Título: Teoria, percepção e criação musical: nível 1A: material do(a) professor(a)
Autor(es): Caregnato, Caroline
Ventura, Fábio Silva
Palavras-chave: Teoria da Música;Percepção Musical;Solfejo;Criação Musical;Music Theory;Ear Training;Solfege;Music Creation
Data do documento: 24-Jun-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: “Teoria, Percepção e Criação Musical – Nível 1A"; é o primeiro volume de uma série de quatro que traz conteúdos e exercícios de teoria da música, percepção musical e solfejo ao lado de projetos de criação musical que buscam integrar a aprendizagem teórica à prática de música. O material foi desenvolvido por docentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para ser usado com crianças e adolescentes a partir dos nove anos de idade, e pode ser adotado por professores(as) de teoria e percepção musical, mas também em aulas de instrumento ou de musicalização. Cada volume é dividido em quatro seções (Teoria da Música, Percepção Musical, Solfejo e Criação Musical), que possuem exercícios graduados em termos de dificuldade e que foram desenvolvidos e aprimorados ao longo de anos de experimentação, com turmas de cursos de extensão da UEA. As seções do livro devem ser usadas de modo combinado, para que a aprendizagem de teoria, percepção e solfejo ocorra de forma vinculada à prática e à escuta sendo, portanto, mais significativa para os(as) estudantes. O “Material do(a) professor(a)” apresenta orientações para a abordagem e a execução das atividades do livro. Elas são fundamentadas em reflexões teóricas de autores(as) consagrados(as) dos campos da educação musical e da psicologia da música. O material também contém partituras e cifras que podem ser executadas ao vivo pelo(a) professor(a). Acompanham este volume ainda o “Material do(a) estudante” e o “CD 1A”.
Abstract: "Music Theory, Perception and Creation - Level 1A"; is the first volume of a series of four that brings contents and exercises in music theory, ear training, and solfege alongside music creation projects that seek to integrate theoretical learning with music practice. Developed by teachers from the Universidade do Estado do Amazonas (UEA), this material is meant to be used with children and teenagers from nine years old on and can be adopted by music theory and ear training teachers, but also in instrument or musicalization classes. Each volume is divided into four sections (Music Theory, Ear Training, Solfege, and Music Creation), which have exercises graded in difficulty and that were developed and improved over years of experimentation in classes from UEA extension courses. The book's sections should be combined so that the learning of theory, ear training, and solfege occurs in a way connecting practice and listening, that is, therefore, more meaningful to the students. The “Teacher’s Book” presents guidelines for the approach and execution of the activities in the book. They are based on theoretical reflections by renowned authors in the fields of music education and music psychology. The material also contains chords and music sheets that can be played live by the teacher. Also included are the "Student’s Book's and the CD 1A".
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4719
ISBN: 978-85-7883-578-1
Aparece nas coleções:PPGLA - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teoria e Percepção Musical Infantil - Professor_nov_23.pdf22,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.