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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastilho Filho, Ricardo Cesar dos Santos-
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2023-06-06T14:51:58Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationCASTILHO FILHO, Ricardo Cesar dos Santos. A Suíte BWV 1007 de J. S. Bach (1685-1750) ao violão: uma proposta adaptativa historicamente fundamentada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4698-
dc.description.abstractThis work consists on building a proposal for transcribing J. S. Bach’s Cello suite BWV1007 to the guitar, by means of procedures which were used by Bach and his contemporaries, under the goals of investing the use of such procedures for a modern instrument as the guitar. On the grounds of deductive model, our methodological basis consisted on musicological research ground primary and secondary sources, and on analysing, under a critical aproach, academical dissertations and thesis around transcription processes from bowed strings instruments for plucked strings ones. We thought choices for the aim of assuring workout a for transcribing J. S. Bach’s works to the guitar in this day and age.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectTranscriçãopt_BR
dc.subjectVioloncelopt_BR
dc.subjectJ.S. Bachpt_BR
dc.subjectGuitarpt_BR
dc.subjectTranscriptionpt_BR
dc.subjectCellopt_BR
dc.titleA Suíte BWV 1007 de J. S. Bach (1685-1750) ao violão: uma proposta adaptativa historicamente fundamentadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-06T14:51:58Z-
dc.contributor.advisor1Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee2Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee3Caiado, Nelson Fernando-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2815984703168794pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1436365344123388pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste na elaboração de uma proposta de transcrição para violão da suíte BWV 1007, composta por J. S. Bach (1685-1750) para violoncelo, por meio do uso de procedimentos transcritivos utilizados por Bach e seus contemporâneos, com o objetivo de investigar o uso desses procedimentos em um instrumento moderno como o violão. A base metodológica se fez através do modelo dedutivo, que consistiu na investigação musicológica em fontes primárias e secundárias, e na análise, sob uma abordagem crítico-reflexiva, de dissertações e teses acerca dos processos de transcrições no repertório de instrumentos de cordas friccionadas para instrumentos de cordas dedilhadas. Foram buscadas alternativas que permitam sua aplicabilidade nos dias atuais, na realização de propostas de transcrição das obras de J. S. Bach ao violão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBORGES, Rafael. O uso de scordaturas para execução no violão de obras compostas para alaúde barroco: Transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss. Dissertação – UFRGS, Porto Alegre, 2007. CARDOSO, Renato de Carvalho. Repertório Barroco e suas possibilidades ao violão: aspectos teóricos e métodos transcritos a partir das cordas dedilhadas. Dissertação de Mestrado apresentado ao Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo: 2014. COLOMBO, Tiago. Ciaccona em ré menor BWV 1004 de J. S. Bach: um estudo das articulações e uma transcrição para violão. Dissertação de mestrado, Porto Alegre, 2005. COLOMBO, Tiago. As ligaduras longas na ciaccona em ré menor BWV 1004 de J. S. Bach e sua adaptação em transcrição para violão. Revista MÚSICAHODIE, vol. 6 – nº2, 2006. COSTA, Gustavo Silveira. Seis sonatas e partias para violino solo de J.S Bach ao violão: fundamentos para adaptação do ciclo. Tese – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, Departamento de Música. São Paulo, 2012. COSTA, Gustavo Silveira. O uso de campanelas e ligados na Suíte BWV 995 para alaúde como referência para a adaptação de articulação do repertório bachiano ao violão. VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP – Curitiba, 2013. KOONCE, Frank. The lute works of Johann Sebastian Bach. San Diego: Kjos Music company, 2002. MAMMI, Lorenzo. A notação gregoriana: Gênese e significado. Revista Música. São Paulo, V.9 e 10. Pp. 21-50, 1998-99. NOGUEIRA, Gisela Gomes Pupo. A viola com anima: uma construção simbólica. Tese de Doutorado apresentada à Escola de Comunicações e Artes – ECA, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. RODRIGUES, Pedro. A técnica de arranjo e transcrição de Johann Sebastian Bach. DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, [S. l.], UNIRIO, n. 14, p. 150-200, jun. 2015. 43 TYLER, James. A Guide to Playing the Baroque Guitar. Indiana: Indiana University press, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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