DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, João Paulo de Tacio Souza-
dc.date.available2023-06-07-
dc.date.available2023-06-02T14:43:24Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4688-
dc.description.abstractThe food delivery market has shown promise in recent years with the advancement of technological resources and the practicality of human habits. Given this, the following work seeks to study the opportunities and challenges of this market from the perspective of quality of service based on virtual complaints from consumers of food delivered at home. Through the survey of market research carried out in the last three years, we sought to understand how delivery has been growing and what metrics should be considered to ensure business survival. For this, a study of the evaluations of companies that operate with food delivery present in complaint sites was proposed. The analysis of the complaints made it possible to verify which are the biggest problems that generate customer dissatisfaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeliverypt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectReclamaçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectMarket researchpt_BR
dc.subjectComplaintpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.titleO mercado de food delivery no cenário brasileiro: uma análise da qualidade do serviço com base em percepções de clientes via internetpt_BR
dc.title.alternativeThe food delivery market in the Brazilian scenario: an analysis of service quality based on customer perceptions via the Internetpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-02T14:43:24Z-
dc.creator.ID0475862485507524pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rejane Gomes-
dc.contributor.advisor1ID6015322063978688pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6015322063978688pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rejane Gomes-
dc.contributor.referee1ID6015322063978688pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6015322063978688pt_BR
dc.contributor.referee2Harb, Antonio Geraldo-
dc.contributor.referee2ID4573926969102151pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4573926969102151pt_BR
dc.contributor.referee3Cabete, Nadja Polyana Felizola-
dc.contributor.referee3ID6244413576319966pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6244413576319966pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475862485507524pt_BR
dc.description.resumoO mercado de food delivery tem se mostrado promissor nos últimos anos com o avanço dos recursos tecnológicos e com a praticidade dos hábitos humanos. Diante disso, o seguinte trabalho busca estudar as oportunidades e desafios desse mercado sob a ótica da qualidade de serviço com base em reclamações virtuais de consumidores de comida entregue a domicílio. Através do levantamento de pesquisas de mercado feitas nos últimos três anos buscou-se entender como o delivery vem crescendo e que métricas devem ser consideradas para garantir a sobrevivência empresarial. Para isso foi proposto um estudo das avaliações de empresas que operam com entrega de comida presentes em sites de reclamação. A análise das reclamações permitiu verificar quais são os maiores problemas que geram insatisfação de clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesDE BATALHÃO ALVES, ANA BEATRIZ. Tendências Alimentares No Setor do Food Service em Portugal. 2021. Dissertação de Mestrado - Universidade do Porto (Portugal), Portugal, 2021. Disponível em: https://www.proquest.com/pagepdf/2689286663/previewPDF/2815EDED54A54041P Q/1?accountid=26587. Acesso em: 20 jan. 2023. ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2003. CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2010. CARVALHO,Marly Monteiro. Gestão da qualidade: teorias e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012. CHUA, Bee-Lia et al. Customer Restaurant Choice: an empirical analysis of restaurant types and eating-out occasions. Int. J. Environ. Res. Public Health, Seul, p. 1-5. 28 ago. 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/17/6276. Acesso em: 20 jan. 2023. DELOITTE. Foodservice Market Monitor: new frontiers for the Italian Foodservice considering the impact of Covid-19. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/it/Documents/consumerbusiness/Del oitte_FoodserviceMarketMonitor.pdf. Acesso em: 3 fev. 2023. DELIVERY cresce e e-commerce enfrenta desconfiança do consumidor. Kantar. São Paulo, 7 de jan. 2021. Disponível em: https://www.kantar.com/brazil/inspiration/consumo/delivery-cresce-e-ecommerce-enfr enta-desconfianca. Acesso em: 5 jan. 2023. DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 4. ed. São Paulo: Futura, 2000. DJEKIT, I. et al. Relationships among hygiene indicators in take-away foodservice establishments and the impact of climatic conditions. Journal Of Applied Microbiology. Belgrado, p. 2-3. 17 jun. 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27331375/. Acesso em: 23 nov. 2022. DO CELULAR à mesa: como os apps de delivery transformam o mercado de bares e restaurantes. Abrasel, São Paulo, 30 jan. 2020. Disponível em: 45 https://sp.abrasel.com.br/noticias/noticias/do-celular-a-mesa-como-os-apps-de-delive ry-transformam-o-mercado-de-bares-e-restaurantes/. Acesso em: 2 mar. 2022. DONNA, Enzo. O mercado de Food Service no Brasil. ESPM/ECD, 2015. Disponível em: http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/sas_o_mercado_de_food_service_no_ brasil_en zo_dona.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020. DUARTE, P. Quais são e como funcionam os sites de reclamações na Internet. TechTudo, 15 out. 2013. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2013/10/quais-sao-e-como-funcionam-os-sitesde-reclamacoes-na-internet.ghtml. Acesso em: 18 mar. 2023. EDGE, John. The truck food cookbook: 150 recipes and ramblings from America's best restaurants on wheels. New York: Workman Publishing, 2012. FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Meridional Ltda, 2011. GRANDI, Guilherme. Delivery chega a 89% dos restaurantes brasileiros com a pandemia da Covid. Gazeta do Povo, Paraná, 13 dez. 2021. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/mercado-e-setor/delivery-restaurante s-covid/. Acesso em: 7 de jan. 2023. GUEDES, E.; SILVA, M. As relações de consumo e os sites sociais de reclamação: a comunicação organizacional na ágora virtual. Comunicação: reflexões, experiências, ensino, Curitiba, v. 11, n.11, p. 55-65, 2016. Disponível em: https://oa.mg/work/2744332470. Acesso em: 4 jan. 2023. IFOOD ficou tão grande que afeta concorrência e clientes, dizem analistas. Abrasel, 4 abr. 2022. Disponível em: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/ifood-ficou-tao-grande-que-afeta-concorrencia -e-clientes-dizem-analistas/#:~:text=Segundo%20a%20Associa%C3%A7%C3%A3o %20Brasileira%20da,%24%2035%2C5%20bilh%C3%B5es%20aproximadamente. Acesso em: 14 dez. 2022. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (Brasil). Brasil em Síntese: serviços. Disponível em <https://brasilemsintese.ibge.gov.br/servicos.html>. Acesso em: 7 nov. 2022. KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/livrodemetodologiadapesquisa2010_011120181549. pdf. Acesso em: 17 jan. 2023. 46 KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012. LIMA-JÚNIOR et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 44, p 36 - 51, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356. Acesso em: 23 mar. 2023. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. LI, Charlene; MIROSA, Miranda; BREMER, Phil. Review of online food delivery platforms and their Impacts on sustainability. MDPI. Dunedin, p. 2-5. 8 jul. 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/14/5528. Acesso em: 20 ago. 2022. LUCINDA, Marco Antônio. Qualidade: fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. MELO, Neildson Neemias Evangelista Araújo de. Proposição de um modelo de negócios no segmento de alimentação delivery com base em pesquisa de mercado utilizando o business model Canvas. Monografia (Bacharelado em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Pessoa, 2021. Disponível em: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1661. Acesso em: 23 jan. 2023. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. NASCIMENTO, Fábio Mosé. Fatores críticos de sucesso que condicionam a percepção do serviço de restauração no Modelo ServQual. Dissertação (Mestrado em Marketing) – Departamento de Marketing, Instituto Superior de Gestão, Lisboa, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/37280. Acesso em: 23 jan. 2023. NIGRI, Igor Joseph. Delivery x balcão: um estudo de caso em uma rede de fast food. 2019. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11422/12517. Acesso em: 3 dez. de 2022. PERCEPÇÕES do Delivery na Pandemia, Almoço Grátis, abr./maio, 2021. Disponível em: https://www.galunion.com.br/links-galunion/materiais_galunion/PESQUISA%20ALM O%C3%87O%20GRATIS.pdf?utm_campaign=resposta_automatica_da_landing_pag 47 e_pesquisa_almoco_gratis__galunion_-_duplicado&utm_medium=email&utm_sourc e=RD+Station. Acesso em: 13 dez. 2022. PESQUISA Delivery e Restaurantes 2022. Saipos, 2022. Disponível em: https://saipos.com/pesquisa-delivery. Acesso em: 13 dez. 2022. PESQUISA sobre uso de apps delivery de refeição 2022. Qualibest, 2022. Disponível em: https://www.institutoqualibest.com/download/pesquisa-sobre-uso-de-apps-delivery-d e-refeicao-2022/. Acesso em: 13 dez. 2022. PONTE NETO, Eriberto de Sá. I FOOD: um estudo sobre o comportamento de compra do consumidor. 2026. Monografia (Bacharelado em Administração de Empresas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25593. Acesso em: 13 dez. 2022. TOLEDO, José Carlos de et al. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2014. SAKSENA, Michelle et al. America’s eating habits: food away from home. USA: USDA, 2018. SEGRAVE, Kerry. Vending machines: an american social history. USA: McFarland, 2015. SILVA, Maicon Roger Guedes da. O crescimento das empresas de delivery no contexto da pandemia. 2021. Monografia (Especialização) - Curso de Gestão Estratégica, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/36474. Acesso em: 20 dez. 2022. OLMEDO, Patrícia Vitorio et al. Um perfil dos serviços de alimentação de Curitiba e uma análise crítica dos resultados das inspeções sanitárias nesses estabelecimentos. Journal of Food Safety,v. 38, p. 1-13, 12 jun. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jfs.12377. Acesso em: 20 dez. 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqEstudo de Mercadopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.