DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4679
Título: Cartilha de Cálculo com trigonometria: uma visão prática
Título(s) alternativo(s): Calculus primer with trigonometry: a practical view
Palavras-chave: Cálculo;Calculation;Trigonometria;Trigonometry;Aplicaçãoes;applications
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O ensino de trigonometria é de importância incalculável na área da matemática básica e superior, dada sua infinita utilização nas mais diversas áreas de engenharia, arquitetura e astronomia, dentre outras. A sua abordagem junto ao Cálculo traz ao estudante uma visão diferenciada do assunto, visto que no ensino do Cálculo, em geral as funções trigonométricas não são mostradas de maneira aprofundada com aplicações diversas. Dado o fato de que existem poucas ou não há ações junto a professores da educação básica buscando melhorar o ensino no sentido de desmentir a ideia de dificuldade, e também do fato de a universidade (CEST) não dispor de um laboratório de matemática, onde se teria uma ênfase maior no ensino de trigonometria prática com os acadêmicos com o intuito de amenizar as supostas dificuldades de compreensão e de auxiliar na prática do ensino do Cálculo nas aulas ministradas aos acadêmicos dos curso de Matemática e Física do Centro de Estudos Superiores de Tefé, esse projeto se justifica como um instrumento inovador, de interação e cooperação entre a universidade e a comunidade escolar e, claro, fortificando o conhecimento e a aprendizagem dos acadêmicos envolvidos. Apesar de parte do conteúdo de Trigonometria fazer parte do currículo da Educação Básica observa-se que grande parte dos alunos chega à universidade com pouco conhecimento dos conceitos trigonométricos. Esta constatação compromete a aprendizagem dos acadêmicos visto que a Trigonometria aparece quase que integralmente no currículo dos cursos de matemática. Essa lacuna na bagagem do universitário tem promovido uma aprendizagem mecânica, sustentada na memorização, na aplicação de regras quase sempre desvinculadas de significado prático. O ensino do Cálculo na universidade também merece uma atenção especial, no tocante à exposição do conteúdo e consequentes resoluções de exercícios. Há alto índice de reprovação nas disciplinas de Cálculo nos cursos das exatas no CEST. Assim, o projeto vem incentivar e auxiliar os estudantes, a fim de obterem melhor desempenho nessa matéria. Na certeza de melhorar a aprendizagem desses acadêmicos o projeto será altamente proveitoso. Além disso, os instrumentos confeccionados artesanalmente durante a realização do projeto estarão à disposição para serem utilizados pelos demais professores do CEST e de escolas públicas de Tefé
Abstract: The teaching of trigonometry is of incalculable importance in the area of ​​basic and higher mathematics, given its infinite use in the most diverse areas of engineering, architecture and astronomy, among others. Its approach to Calculus gives the student a different view of the subject, since in Calculus teaching, in general, trigonometric functions are not shown in depth with different applications. Given the fact that there are few or no actions with basic education teachers seeking to improve teaching in order to contradict the idea of ​​difficulty, and also the fact that the university (CEST) does not have a mathematics laboratory, where would have a greater emphasis on teaching practical trigonometry with academics in order to alleviate the supposed difficulties in understanding and to assist in the practice of teaching Calculus in classes taught to academics of the Mathematics and Physics course at the Centro de Estudos Superiores de Tefé, this project is justified as an innovative instrument of interaction and cooperation between the university and the school community and, of course, strengthening the knowledge and learning of the academics involved. Although part of the Trigonometry content is part of the Basic Education curriculum, it is observed that most students arrive at the university with little knowledge of trigonometric concepts. This finding compromises academic learning since Trigonometry appears almost entirely in the curriculum of mathematics courses. This gap in the academic background has promoted mechanical learning, based on memorization, on the application of rules that are almost always disconnected from practical meaning. The teaching of Calculus at the university also deserves special attention, with regard to exposing the content and consequent exercise resolutions. There is a high failure rate in Calculus subjects in exact sciences courses at CEST. Thus, the project encourages and helps students to achieve better performance in this area. In the certainty of improving the learning of these academics, the project will be highly profitable. In addition, the instruments handcrafted during the project will be available for use by other teachers at CEST and public schools in Tefé
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4679
Aparece nas coleções:CEST - Livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartilha de Cálculo com Trigonometria uma visão prática.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.