DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4660
Título: A importância da leitura e a dificuldade de interpretação de texto em uma turma de 6º ano em uma escola pública na cidade de Manicoré-AM
Título(s) alternativo(s): The importance of reading and the difficulty of interpreting texts in a 6th grade class in a public school in the city of Manicoré-AM
Autor(es): Souza, Edson Teixeira de
Orientador(es): Sicsú, Delma Pacheco
Palavras-chave: Leitura;Interpretação de Texto;Estudante;Escola Pública
Data do documento: 3-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, Edson Teixeira. A importância da leitura e a dificuldade de interpretação de texto em uma turma de 6º ano em uma escola pública na cidade de Manicoré-AM. 2023. 18f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal observar a dificuldade de leitura e interpretação de texto em uma turma de 6° ano em uma escola pública da cidade de Manicoré/AM. Sabe-se a importância da leitura e interpretação no decorrer da vida acadêmica do aluno tanto nos exames de grande escala como no cotidiano, tal habilidade deve ser desenvolvida desde as séries iniciais. Desenvolvemos esta pesquisa para que através do nosso objetivo geral citado anteriormente chegássemos a algumas respostas sobre a dificuldade de leitura e interpretação na escola básica. A metodologia adotada foi a da pesquisa qualitativa, onde utilizamos as técnicas como questionário aberto e fechado e observação, aplicada com estudantes de 6º ano de uma escola pública. Analisamos os dados através das técnicas descritivas e analíticas da análise de conteúdo de Bardin (2016), onde foram cruzados os dados com as referências e documentos oficiais da educação. Os resultados apontam que grande parte dos estudantes tem dificuldade de interpretação de texto devido a falta de leitura, ou falta de gosto pela leitura. Sendo que das categorias elaboradas o grupo IV Frozen corresponde ao grupo de alunos que não tem dificuldades em interpretação de texto, com o percentual baixíssimo de 13 %. Em contrapartida 43% dos alunos participantes da pesquisa, afirmam que gostam de ler às vezes apenas na escola, denominamos este grupo como Alerquina. Nos dados emergem que o contato com a leitura em casa é pouco mencionado, que de fato o contato com a leitura ocorre na escola esporadicamente. A realidade escolar neste caso mostra que há uma necessidade de elaboração de estratégias didáticas que busquem amenizar a dificuldade de estudantes em relação a interpretação de textos, seja através de histórias em quadrinhos, mapas mentais, cantinho da leitura, ou parcerias entre escola e os pais, como incentivo da leitura em casa.
Abstract: This research has as main objective to observe the difficulty of reading and interpreting texts in a 6th grade class in a public school in the city of Manicoré/AM. It is known the importance of reading and interpretation in the course of the student's academic life, both in large-scale exams and in everyday life, such ability must be developed from the initial series. We developed this research so that, through our previously mentioned general objective, we could arrive at some answers about the difficulty of reading and interpretation in basic school. The methodology adopted was that of qualitative research, where we used techniques such as an open and closed questionnaire and observation, applied with 6th grade students from a public school. We analyzed the data through the descriptive and analytical techniques of Bardin's content analysis (2016), where the data were crossed with references and official education documents. The results indicate that most students have difficulty interpreting the text due to lack of reading, or lack of taste for reading. Since of the categories elaborated, group IV Frozen corresponds to the group of students who do not have difficulties in text interpretation, with the very low percentage of 13%. On the other hand, 43% of the students participating in the research say that they like to read sometimes only at school, we call this group Alerquina. In the data, it emerges that contact with reading at home is rarely mentioned, that in fact contact with reading occurs sporadically at school. The school reality in this case shows that there is a need to develop didactic strategies that seek to alleviate the difficulty of students in relation to the interpretation of texts, whether through comics, mental maps, reading corner, or partnerships between school and parents , as an incentive to read at home.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4660
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.