DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4651
Título: Práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologia para o ensino de ciências da natureza
Título(s) alternativo(s): Innovative pedagogical practices mediated by technology for the teaching of natural sciences
Autor(es): Oliveira, André Fernandes de
Orientador(es): Ferreira, Rosilene Gomes da Silva
Palavras-chave: Tecnologias educacionais;Ensino de ciências;Metodologias ativas;Educational technologies;Science teaching;Active methodologies
Data do documento: 4-Abr-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: OLIVEIRA, André Fernandes de. Práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologia para o ensino de ciências da natureza. 2023. 68 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O ensino de Ciências é de fundamental importância para formação de cidadãos críticos, com capacidade de interpretar o mundo a sua volta, e a escola tem um papel importante na construção desses conhecimentos. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é compreender o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao componente curricular Ciências da Natureza, por meio de Práticas Pedagógicas Inovadoras mediadas por tecnologias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como Estudo de Campo que foi desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Manaus - AM. A metodologia desse projeto foi flexível, considerando o contexto pandêmico na época, portanto, as atividades foram realizadas de forma presencial e virtual em três fases: Fase diagnóstica; Fase de elaboração e aplicação; e Fase de avaliação. Na primeira fase, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do ensino de Ciências e as principais Práticas Pedagógicas Inovadoras mediadas por tecnologias. Após, foram definidas, através de questionário semiestruturado, as características essenciais dos sujeitos para o desenvolvimento do estudo. Na segunda fase, foi a elaboração e aplicação de quatro planos de aula correspondentes a quatro Práticas Pedagógicas Inovadoras mediadas por tecnologias: Aula enriquecida com tecnologia; Sala de aula invertida; Ensino personalizado e; Rotação por estações. A fase final correspondeu a análise dos resultados obtidos que foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Além disso, cada aluno respondeu um questionário final sobre as atividades desenvolvidas. Dessa forma, foi possível concluir a eficácia do projeto, pois todos os estudantes conseguiram executar a atividades mesmo que ainda não tivessem presenciados aulas com os métodos utilizados e obtiveram uma média de notas 8.5 nas avaliações, o que evidencia que os alunos conseguiram aprender com as práticas. Cada uma das metodologias tornavam as aulas mais dinâmicas e tornando o estudante mais ativo e colaborador na construção do conhecimento. O uso das tecnologias, além de enriquecer e aumentar as possibilidades de ensino, colabora para a inclusão dos estudantes na sociedade moderna onde o uso das tecnologias se faz presente. Palavras-chave: tecnologias educacionais, ensino de ciências, metodologias ativas.
Abstract: The teaching of sciences is of fundamental importance for the formation of critical citizens, with the ability to interpret the world around them, and the school has an important role in the construction of this knowledge. Therefore, the objective of this research is to understand the development of competencies and skills related to the curricular component Natural Sciences, through Innovative Pedagogical Practices mediated by technologies. This is qualitative research characterized as a Field Study that was developed with students of the 6th year of Elementary School in a public school in the city of Manaus - AM. The methodology of this project was flexible, considering the pandemic context at the time, therefore, the activities were carried out in person and virtual in three phases: Diagnostic phase; Preparation and application phase; and Evaluation phase. In the first phase, bibliographic research was carried out about the teaching of sciences and the main Innovative Pedagogical Practices mediated by technologies. Afterwards, the essential characteristics of the subjects for the development of the study were defined through a semi structured questionnaire. In the second phase, it was the elaboration and application of four lesson plans corresponding to four Innovative Pedagogical Practices mediated by technologies: Class enriched with technology; Flipped classroom; Personalized teaching and; Rotation by seasons. The final phase corresponded to the analysis of the results obtained that were submitted to Bardin's content analysis. In addition, each student answered a final questionnaire about the activities developed. Thus, it was possible to conclude the effectiveness of the project, because all students were able to perform the activities even if they had not yet witnessed classes with the methods used and obtained an average of 8.5 grades in the evaluations, which shows that the students were able to learn from the practices. Each of the methodologies made the classes more dynamic and making the student more active and collaborator in the construction of knowledge. The use of technologies, in addition to enriching and increasing the possibilities of teaching, contributes to the inclusion of students in modern society where the use of technologies is present. Keywords: educational technologies; science teaching; active methodologies.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4651
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologia para o ensino de ciências da natureza.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.