DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Thaís Melo dos-
dc.date.available2023-03-31T14:55:42Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Thaís Melo dos. A resolução de problemas como estratégia de integração entre o rigor matemático e suas aplicações no ensino médio. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4635-
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the problem solving as a strategy to establish the relation between mathematical rigor and its applications in high school. The analysis was conducted through the bibliographic survey of theoretical references that brought theoretical support for the research, through their studies, such as D'Ambrósio (1997), Moreira (2002), Polya (1985) and the field research from the interpretation of the conceptions of three high school mathematics teachers, from the school public network of the state of Amazonas, in the city of Manaus. With the qualitative approach, there is the methodological path, using Cresswell (2010) and Flick (2009) studies. For this, it was applied the technique of data collection, the semi-structured interview, based on Lüdke and André (1986), made by Google Meet, through Bardin (2006) analysis. In general, the research results indicate that problem solving exceeds the relations of a concept with an application, it refers to a learning from practical situations of the students' experiences, which can awaken their interest and develop their skills and competences. Thus, we highlight the importance of using contextualized situations for the relation between concept-application, so that students can notice mathematics and its role in their daily lives. As a proposal, we suggest the use of ENEM as a resource to be explored by teachers and students, due to the presence of contextualized questions in this exam, which allows students to understand mathematical concepts and their usefulness. Keywords: Application. Mathematical Concepts. Problem Solving. Mathematical Rigor.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAplicaçãopt_BR
dc.subjectConceitos matemáticospt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectRigor matemáticopt_BR
dc.subjectApplicationpt_BR
dc.subjectMathematical conceptspt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectMathematical rigorpt_BR
dc.titleA resolução de problemas como estratégia de integração entre o rigor matemático e suas aplicações no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeProblem solving as an integration strategy between mathematical rigor and its applications in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T14:55:42Z-
dc.contributor.advisor1Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Jorge de Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Kelly Alves Marães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415442901565242pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6110810672703820pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa realizada teve como objetivo analisar a Resolução de Problemas como estratégia de estabelecer a relação entre o rigor matemático e as suas aplicações no ensino médio. A análise decorreu mediante o levantamento bibliográfico de referenciais teóricos que trouxeram aporte teórico para a pesquisa, por meio dos seus estudos, como D’Ambrósio (1997), Moreira (2002), Polya (1985) e a pesquisa de campo a partir da interpretação das concepções de três professores de Matemática do ensino médio, da rede pública estadual do estado do Amazonas, na cidade de Manaus. Com a abordagem qualitativa, tem-se o percurso metodológico, utilizando os estudos de Creswell (2010) e Flick (2009). Para tanto, foi adotada a técnica de coletas de dados, a entrevista semiestuturada, com base em Lüdke e André (1986), realizada pelo Google Meet, por meio da análise de Bardin (2006). Em suma, os resultados da pesquisa apontam que a Resolução de Problemas excede a relação de um conceito com uma aplicação, refere-se a uma aprendizagem a partir de situações práticas de vivências dos alunos, podendo despertar o seu interesse e desenvolver suas habilidades e competências. Assim, destaca se a importância da utilização de situações contextualizadas para a relação conceito aplicação, de modo que o estudante perceba a matemática e o papel dela em seu dia a dia. Como proposta, sugere-se o uso do ENEM como recurso a ser explorado pelo docente e pelos discentes, em razão da presença de questões contextualizadas neste exame, as quais possibilitam o estudante compreender os conceitos matemáticos e a sua utilidade. Palavras-chave: Aplicação. Conceitos Matemáticos. Resolução de Problemas. Rigor Matemático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, A. A. “Bibliometria: evolução histórica e questões atuais”. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006. Disponível em: Bibliometria: evolução histórica e questões atuais | Araújo | Em Questão (ufrgs.br). Acesso em: 21 jan. 2021. BARDIN, L. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977) BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 148 p. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL (2018). PISA 2018. Relatório Brasil no PISA 2018. Versão preliminar. Brasília, DF: INEP/MEC. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL. BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001. 98 p. CABRERA, Silvia Regina Trento. A etnomatemática: teoria e prática. 2004. 57 f. Monografia (Especialização) – Curso de Educação Matemática, Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, 2004. CACHAPUZ, A. PRAIA, J. JORGE, M. Da Educação em Ciência às orientações para o ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação. V. 10, n. 3. p.363-381, 2004. CAMPOS, T.M.M.; MAGINA, S.M.P. “Concepções e desempenhos de professores das séries iniciais no campo das estruturas aditivas”. In: VII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004. p. 1-12. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Trad. Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de Matemática: 1ª a 5ª séries. São Paulo: Ática, 1989. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo, Cortez, 2011. D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 1989. p. 15-19. 74 D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. UNESCO. “ENSINO DE CIÊNCIAS: O FUTURO EM RISCO”. 2005. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000214.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2021. FILHO, O. C. d. A. Propostas de aulas na educação básica de alguns conceitos matemáticos visando seu contexto histórico e aplicações nos dias atuais. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT-UTCT. Universidade Tecnológica Federal Do Paraná – UTFPR. Curitiba, PR, 2017. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. GERDES, P. “Aritmética e ornamentação geométrica: a análise de alguns cestos de índios do Brasil”. In: KAWALL, M. (org.). Ideias Matemáticas de Povos Culturalmente Distintos. São Paulo: Global, 2002. p. 206-220. GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. 2. ed. Campinas, SP. Editora Alínea, 2001. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (1999). Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico. Brasília: INEP, 2000. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliações e exames educacionais. Ministério da Educação. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 3 set. 2021. JOFILI, Z. “Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola”. Educação: Teorias e Práticas. Ano 2, nº2 – dezembro 2002, p. 191-208. KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, 2000, p. 85- 93. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LOPES, A. R. L. V.; BORBA, M. C. Tendências em Educação Matemática. Roteiro, Revista da UNOESC, Joaçaba, Santa Catarina, Brasil, Vol. XVI, nº 32, p. 49-61, jul./dez., 1994. MAGINA, S. A. “Teoria dos Campos Conceituais: contribuições da Psicologia para a prática docente”. In: ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, 18, São Paulo, 20-21 mai. 2005. Anais eletrônicos. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2005. MATHEUS, T. A. M; SOUSA, C. M. S. G de; MOREIRA, M. A. “A Resolução de Situações Problemáticas Experimentais em Campos Conceituais da Física Geral”. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 16, Rio de Janeiro, 24-28 jan. 2005. 4 p. MEIER, W. M. B. PAIXÃO, F. d. C. RODRIGUES, C. L. “As Estruturas Aditivas e a Aprendizagem da Matemática: uma atividade analisada à luz da Teoria dos Campos Conceituais”. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO 75 GROSSO DO SUL (UFMS). ISSN 2359-2842. Volume 13, número 32 – 2020 DOI: 10.46312/pem.v13i32.7848. MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, 198 p. MIRANDA, D. d. A história do ensino da matemática na sala de aula. s/a. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-historia-ensino matematica-na-sala-aula.htm. Acesso em: 2 nov. 2021. MOREIRA, M. A. “Mapas conceituais e aprendizagem significativa”. Adaptado e atualizado, em 1997, de um trabalho com o mesmo título publicado em O ENSINO, Revista Galáico Portuguesa de Sócio-Pedagogia e Sócio-Linguística, Pontevedra/Galícia/Espanha e Braga/Portugal, N° 23 a 28: 87-95, 1988. Publicado também em Cadernos do Aplicação, 11(2): 143-156, 1998. Revisado e publicado em espanhol, em 2005, na Revista Chilena de Educação Científica, 4(2): 38-44. Revisado novamente em 2012. MORAN, J. M. “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas”. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de Ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), p. 7-29, 2002. NÓVOA. A. (Org). “A Formação de Professores e profissão docente”. In: NÓVOA, A. (Org). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote. 1995. p. 15-34. Olaya, A., & Ramírez, J. (2015). Tras las huellas del aprendizaje significativo, lo alternativo y la innovación en el saber y la práctica pedagógica. Revista Científica Guillermo de Ockham, 13(2), 117-125. OLIVEIRA, C. L. A influência das principais tendências em educação matemática no currículo escolar. En Lestón, Patricia (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 103-109). México DF, México:olaya Comité Latinoamericano de Matemática Educativa A. C, 2019. OLIVEIRA, D. S. O brincar e as concepções de conceitos matemáticos de crianças de 5 anos. Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Universidade de Brasília - Instituto de Psicologia. Brasília, DF, 2017. OLIVEIRA, R. d. Desenvolvimento de conceitos matemáticos: Relações entre o aprender e o ensinar na prática docente. 2016. Programa De Pós-Graduação Em Educação. Universidade De Brasília - Faculdade De Educação. Brasília, DF. ORSO, M. C. ORSO, R. “Educação Matemática: da teoria à prática”. Perspectiva, Erechim. v. 42, n. 160, dezembro/2018. p. 113-116. In: D’AMBROSIO, U. D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996. Campinas: Papirus, 1996. PACHECO, E. R. “História da Matemática em abordagens pedagógicas”. In: BURAK, D. et al. Educação Matemática: Reflexões e ações. Curitiba, 2010, p. 27-41. PASSOS, C. M.; ARAÚJO, J. d. L. Etnomatemática e Educação Matemática Crítica: conexões teóricas e práticas. [s.l.]. Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. 76 POLYA, G., 1887-1985. A arte de resolver problemas / G. Polya; [Trad. Heitor Lisboa de Araújo]. Rio de janeiro: Interciência, 2006. POZO, J. I.; ECHEVERRÍA, M. P. P.; CASTILLO, J. D.; CRESPO, M. A. G.; ANGÓN, Y. P. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre, 1998. Relatório de resultados do Saeb 2019: volume 1: 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio [recurso eletrônico]. / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021, 241 p. SALANDINI, E. J. d. A. A modelagem matemática na introdução do conceito de equação para alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC. São Paulo, SP, 2011. SCHMIDT, G. M. A história da matemática como recurso didático para o ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos. Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática - Centro Universitário Franciscano de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2014. SANTOS, J. P. d. Construindo conceitos matemáticos de funções do 1º e 2º graus por meio de atividades experimentais. 2016. Programa De Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Em Ensino De Ciências Exatas. Centro Universitário Univates. Lajeado, RS. SEDUC. Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio (PCP). Secretaria de Estado de Educação e Desporto, 2021. SILVA-BATISTA, Inara. C. d.; MORAES, Renan. R. “História do ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil” (do Império até os dias atuais). Revista Educação Pública, v. 19, nº 26, 22 de outubro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/26/historia-do-ensino-de-ciencias-na educacao-basica-no-brasil-do-imperio-ate-os-dias-atuais. Acesso em: 22 jan. 2021. SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, Coleção Perspectivas em Educação Matemática, SBEM, 2001, 160 p. SZYLLER, D. CEO da Matific Brasil. Escolas públicas e privadas têm desempenho similar em Matemática. Monitor mercantil 2020. Disponível em < https://monitormercantil.com.br/escolas-publicas-e-privadas-tem-desempenho-similar emmatematica>. Acesso em: 5 de jan. 2022. WERTHEIN, J. CUNHA, C. d. (Orgs.) Ensino de Ciências e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. São Paulo, novembro de 2009. 275 p.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.