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Título: A arqueologia das ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental a partir das propostas pedagógicas da SEMED
Título(s) alternativo(s): The archaeology of natural sciences in the early years of primary schools from the pedagogical proposals of SEMED
Autor(es): Silva, Shirley Vitor da
Orientador(es): Costa, Mônica de Oliveira
Palavras-chave: Currículo;Ciências naturais;Anos iniciais;Discurso;Michel Foucault;Curriculum;Natural Sciences;Early years;Speech
Data do documento: 9-Abr-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Shirley Vitor da. A arqueologia das ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental a partir das propostas pedagógicas da SEMED. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo as Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de problematizar as trajetórias histórica e regulatória das Ciências Naturais nas propostas pedagógicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da SEMED Manaus, destacando as concepções de Ciência presente neste componente curricular. O estudo se apoia na teoria pós-crítica, com a qual inventamos uma nova forma de fazer e dizer nossa pesquisa. Nos aproximamos dos estudos da Filosofia da Diferença, especialmente das ferramentas de Foucault enquanto fundamento teórico-metodológico para pensar o Ensino de Ciências. Criamos uma arqueologia da pesquisa que nos possibilitou escavar nos documentos analisando os discursos enquanto monumentos ali construídos. Desenvolvemos uma abordagem conceitual do currículo na perspectiva pós-crítica, e de forma mais específica do currículo de ciências nos anos iniciais. Tecemos compreensão acerca de um currículo que é campo de disputas, no qual as relações de saber-poder são estabelecidas. Observamos que o Ensino de Ciências é construído a partir das continuidades e rupturas, que no espaço educacional o ensino é regulado para que verdades possam ser estabelecidas. Ao aproximar tais fosseis que se dizem sob uma visão crítica, sociointeracionista, construtiva apontamos que utilizam-se de estratégias tecnicistas, enfatizam o desenvolvimento de certas aquisições intelectuais e avaliam as competências e habilidades de maneira tradicionalista. Isso nos possibilita afirmar que o Ensino de Ciências nas propostas da SEMED Manaus parece se tornar cada vez mais cativo das demandas episódicas e sucessivas e, não raras vezes, apresentam seus objetivos desenhados para atender modismos aleatórios. Tudo isso na busca de atender as exigências formativas dos discursos econômico, político e social que pregam a atualização, a autorresponsabilidade, a adaptação. Escavar nas Propostas Pedagógicas da SEMED, analisando a trajetória do componente Ciências, nos trouxe outras possibilidades de problematizar as condições de existência de outros fósseis desse terreno e o sujeito que nele e/ou a partir dele é produzido nas diversas construções, olhar com desconfiança para os monumentos que são construídos nos documentos ditos normativos, desconstruir as verdades que neles são reguladas. São algumas camadas que podem ser escavadas em novas expedições. Palavras-chave: currículo; ciências naturais; anos iniciais; discurso; Michel Foucault.
Abstract: The research has as object the study of Natural Sciences in the first years of Elementary School, with the objective of problematizing the historical and regulatory trajectories of the Natural Sciences in the pedagogical proposals of the first years of the Elementary School in SEMED Manaus, highlighting the conceptions of Science present in this curricular component. The study is based on post-critical theory, with which we invent a new way of doing and saying our research. We approach the studies of the Philosophy of Difference, especially in Foucault's tools as a theoretical-methodological foundation for thinking about science teaching. We created an archeology of research that allowed us to dig into the documents analyzing the discourses as monuments built there. We developed a conceptual approach to the curriculum in the post-critical perspective, and more specifically to the science curriculum in the early years. We intertwined understandings about a curriculum that is a field of disputes, in which knowledge-power relations are established. We observed that science teaching is built from continuities and ruptures; that in the educational space, teaching is regulated so that truths can be established. When approaching such fossils that are said to be under a critical, socio interactionist, constructive view, we point out that they use technicist strategies, emphasize the development of certain intellectual acquisitions and evaluate skills and abilities in a traditionalist way. This allows us to affirm that Science Teaching in SEMED Manaus' proposals seem to become increasingly captive of episodic and successive demands and, not infrequently, present their objectives designed to meet random fads. All this in the quest to meet the formative requirements of economic, political and social discourses that preach updating, self responsibility and adaptation. Excavating in SEMED's Pedagogical Proposals and analyzing the trajectory of the Science component has brought us other possibilities to problematize the conditions of existence of other fossils in this field and the subject that is produced in it and/or from it in different constructions to look with suspicion at the monuments that are built in the so-called normative documents, to deconstruct the truths that are regulated in them. These are some layers that may be excavated in new expeditions. Keywords: curriculum; natural Sciences; early years; speech; Michel Foucault.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4634
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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