DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4633
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Joan José Freire de-
dc.date.available2023-03-30-
dc.date.available2023-03-31T14:52:32Z-
dc.date.issued2021-07-31-
dc.identifier.citationMATOS, Ruan José Freire de. Abordagem de ensino dos meliponineos em materiais didáticos no ensino fundamental e médio. 2021. 57f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagocia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4633-
dc.description.abstractIt is necessaire to discuss the spaces and opportunities we have for children to develop their values, beliefs, abilities and skills. In this sense, this work aims to provide a fundamental reflection to those who seek to contribute so that childhood is a favorable moment for a broad and comprehensive development of the child. This is a descriptive, qualitative approach research, whose main theoretical foundations are the works of Polito (2008), Vygotsky (1998) and Sarmento (2001). Therefore, the main objective of this work is to investigate in what proportion the participation in the Children's oratory contest contributes to the formation of speakers in this age group. The survey was conducted with the winner of the last children's oratory contest prepared by the Seventh-day Adventist Church. The data collection instrument was a semi-structured interview. The data obtained were analyzed through qualitative analysis. The final results demonstrate that the Church's contributions go beyond the practice of children's oratory and that this goes beyond the aspects of oral expression and the child's intellectual development, becoming an important part of a series of actions considered by the church.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIgrejapt_BR
dc.subjectOratória Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Integralpt_BR
dc.titleA contribuição da prática da oratória infantil para o desenvolvimento da criançapt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of the practice of children's public speaking to the development of the childpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T14:52:32Z-
dc.creator.ID032.287.072-02pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Simone Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee2Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee3Amoêdo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.description.resumoFaz-se necessária uma discussão sobre os espaços e oportunidades disponíveis para que as crianças desenvolvam seus valores, crenças, capacidades e habilidades. Nesse sentido, este trabalho se propõe a proporcionar uma reflexão para aqueles que buscam contribuir para que a infância seja momento favorável para o desenvolvimento amplo e integral da criança. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa cujos alicerces teóricos principais são os trabalhos de Polito (2008) Vygotsky (1998) e Sarmento (2001). O objetivo principal deste trabalho foi investigar em que proporção a participação no concurso de oratória infantil contribui para a formação de oradores mirins. A pesquisa foi realizada com a vencedora do último concurso de oratória infantil organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram analisados através da análise qualitativa. Os resultados finais demonstram que as contribuições da prática da oratória infantil ultrapassam os aspectos do desenvolvimento oral e intelectual da criança. Palavra-chave:pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALEXANDRE JR., Manuel. Prefácio e Introdução à Retórica. In: ARISTÓTELES. Retórica. 2. ed. revista. Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005. p. 9-64. ARISTÓTELES. Retórica. 2. ed. revista. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005. BELLO, L. Adolf Hitler: a comunicação foi a primeira arma letal do homem mais desprezado da história. Disponível em: <www. Thespeaker.com.br/oratória-hitler/>. Acesso em: 24 jun. 2021. BENEDICTO, Marcos de. A Loucura da Pregação. Publicação Mensal. Revista Adventista. Tatuí, SP. Ed Maio. 2019, vol. 15, n. 5, p. 13-16. BRANDÃO, Roberto de Oliveira. Os manuais de retórica brasileiros do século XIX. In: PERRONE-MOISÉS, Leyla (Org). O Ateneu: retórica e paixão. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 43-58. CARNEGIE, D. Liderança, como superar-se e desafiar outros a fazerem o mesmo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2012. CARRASCO, Maria do Carmo. Comunicação e Oratória Contemporânea: Sua aplicabilidade e Importância nos Dias de Hoje, 2018. Disponível em: <www. mariadocarmocarrasco.com.br/>. Acesso em: 30 jun. 2021. CHAER, Mirella Ribeiro; GUIMARÃES, Edite da Glória Amorim. A importância da oralidade: educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Pergaminho, (3): p.7188, nov. 2012. COELHO, Jacinto do Prado (Dir.). Dicionário das literaturas portuguesa, brasileira e galega. Porto, Portugal: Livraria Figueirinhas, 1960. Disponível em: http://www.faroldasletras.pt/sermao_santo_antonio.html. Acesso em: 24 jun. 2021. DAVÍDOV, V. A. Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico. Moscou: Editorial Progresso, 1988. DUARTE, N. A individualidade para-si: contribuição a uma Teoria Histórico-Social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1963. DUPONT, F. L’Orateur sans visage: essai sur l’acteur romanis et son masque. Paris: PUF, 2000. FERREIRA, Luiz Antonio (Org.). Artimanhas do Dizer: retórica, oratória e eloquência [livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2017. 3 Mb; Epub. GREENLEAF, Floyd. Terra da esperança: o crescimento da Igreja Adventista na América do Sul. Trad. Cecília Eller Nascimento. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011. HAUCK, João Fagundes et al. História da Igreja no Brasil: ensaio de interpretação a partir do povo – segunda época, século XIX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. HÖLZLE, Emilio. Missão paulista. Revista mensal. Sociedade Internacional de Tratados do Brazil. Estação de São Bernado, SP. Ed Nov. 1908, vol. 3, n. 11, p. 7. IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Regulamento Geral, 2020. KENNEDY, Mary M, Reforma Educacional e Conhecimento do Assunto. Journal of Research in Science Teaching, v. 35, issue 3/p. 249-263, 07 dez. 1998. KNIGHT, George. A visão apocalíptica e a neutralização do adventismo: Estamos apagando a nossa relevância? Trad. Davidson Deana e Karina Carnassale Deana. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2010. KRAMER, Infância e pesquisa: opções teóricas e interações com políticas e práticas. In: KRAMER, Sônia; ROCHA, Eloisa. Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2011. LAVILLE, Christian; Dionne, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed: Belo Horizonte: Editora UFMQ 1999. LIMA, Marcos Aurélio de. A retórica em Aristóteles: da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia. Natal: Editora IFRN, 2011. MARROU, H. I. Historie de I’éducation dans I’antiqué. 3. ed. Paris: Seuil 1990. MARTINS, Gabriela Dal Forno; VIEIRA, Mauro Luís; DE OLIVEIRA, Ana Maia Faraco. Concepções de professores sobre brincadeira e sua relação com o desenvolvimento na educação infantil. Interação em Psicologia, v. 10, n. 2, 2006. MACIEL, D. C. Oralidade e ensino: saberes necessários à prática docente. Recife: EDUPE, Editora Universidade de Pernambuco, 2013. MELO, Carlos Augusto. Os manuais de retórica e poética: “Lugares de Memória” no Brasil Oitocentista. Fronteiraz, n.15, p.120-134, 2015. Disponível em: http://revistas. pucsp. br /index.php/fronteiraz/articles/view/24331/18563 >Acesso em: 24 jun. 2021. MENEZES, Maria Cristina. Raízes do ensino brasileiro: a herança clássico-medieval. 1999. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1999. MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008. MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2008. MOSCA, Lineide do Lago Salvador. Retórica de Ontem e Hoje. Associação Editorial Humanitas. 2004. MOURÃO, José Augusto (2005). “Retórica do hipertexto”. Revista de Comunicação e Linguagem (36): 87-101. MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1996. NETO, F. O poder da oratória. São Paulo: Autografia, 2014. PENTEADO, José Roberto Whitaker. A técnica da comunicação humana. 14. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2012. PERELMAN. Chaim. Lógica Jurídica: Nova Retórica. Ed. Martins Fontes. 2000. PIAGET, J. O pensamento e a linguagem na criança. São Paulo: Martins Fontes. 1999. PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial. Campinas Editora Alnea, 2009. POLITO, Reinaldo. Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de Direito. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. POMBO, Ruthe Rocha. Curso de Oratória CAEF. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. REIS, Emilson dos. Como preparar e Apresentar Sermões. 2. Ed. São Paulo: Tatuí, 2008. ROMERA, Liana et al. O lúdico no processo pedagógico da educação infantil: importante, porém ausente. Movimento, v.13, n. 2, p. 131-152, 2007. RONCATO, Caroline Cominetti; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. Possibilidades de desenvolvimento de linguagem no espaço da Educação Infantil. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v.31, n° 2, p. 215-223, ago. 2005. Disponível em: <http:/revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/viewq11715/8439>. Acesso em: 30 jun. 2021. SARMENTO, M. J. “A globalização e a infância: impactos na condição social e na escolaridade”. In: GARCIA, R.L. (Org.). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. SCHIAVETTO, Rauane. Oratória e retórica: quais as diferenças e como utilizar cada uma, 2020. Disponível em: <www. influenciaepersuasãorauaneschiavetto.com.br/>. Acesso em: 30 jun. 2021. SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. SILVEIRA, C. R. P. Relendo Cícero: a formação do orador e sua inserção na política romana, 2015. Disponível em:www.pos.historia.ufg.br/up/113/o/11_CassioSilveiraRelendoAFormacaoDo.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021. SOUZA, Ney de. Catolicismo, sociedade e teologia no Brasil Império. Atualidade Teológica. Rio de Janeiro, v. 46, p. 127-144, jan/abr. 2013. Disponível em: <https:www.maxwell.vrac.puc-rio.br/23290/23290/. PDF>. Acesso em: 22 jun. 2021. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987; 110p. VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone; Edusp, 1998. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A imaginação e a arte na infância. México: Hispânicas, 1987. VOEGELIN, E. O mundo da Polís. São Paulo: Loyola, 2009.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contribuição da prática da oratória infantil para o desenvolvimento da criança .pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.