DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4626
Título: Os desafios enfrentados por professores na inclusão de estudantes com deficiência, em uma escola no município de Tefé-Amazonas
Título(s) alternativo(s): The challenges faced by teachers in the inclusion of students with disabilities, in a school in the municipality of Tefé-Amazonas
Autor(es): Silva, Joyce Oliveira da
Orientador(es): Araújo, Monica Dias de
Palavras-chave: : Educação Inclusiva; Estudantes com deficiência; Escola pública.;Inclusive Education; Students with disabilities; Public school.
Data do documento: 21-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A pesquisa intitulada “Os Desafios Enfrentados por Professores na Inclusão de Estudantes com Deficiência, em uma Escola no Munícipio de Tefé- Amazonas” tem como objetivo geral analisar os desafios enfrentados por professores na inclusão de estudantes com deficiência, em uma escola no munícipio de Tefé- Amazonas. E como objetivos específicos: identificar as demandas dos professores para incluir estudantes com deficiência; identificar as barreiras existentes no processo de inclusão escolar; refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da sala de aula comum; conhecer os recursos e estratégias que os professores utilizam no processo de inclusão de estudantes com deficiência. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa de campo para que fosse possível chegar aos objetivos da pesquisa. A mesma possui uma abordagem qualitativa, sendo possível a análise de dados que coletados através de entrevista estruturado com as três professoras investigadas que atuam na escola em questão. Os principais resultados analisados demonstram como as professoras se desenvolvem para incluir os alunos em sala de aula, levando em consideração a peculiaridade do aluno, visando tornar a sala de aula inclusiva. Em síntese, foi possível chegar à conclusão que a escola não possui uma estrutura adequada para inserir o aluno PcD, pois as professoras atuam com os recursos mínimos que lhes é ofertado, assim como a escola não fornece uma capacitação para preparar o professor e que assim o mesmo se sinta preparado para lidar com os alunos de um modo geral.
Abstract: The research entitled "The Challenges Faced by Teachers in Including Students with Disabilities in a School in the Municipality of Tefé - Amazonas" has as its general objective to analyze the challenges faced by teachers in including students with disabilities in a school in the municipality of Tefé - Amazonas. And as specific objectives: to identify the demands of teachers to include students with disabilities; to identify the barriers that exist in the process of school inclusion; to reflect on the educational practice experienced daily in the context of the common classroom; to know the resources and strategies that teachers use in the process of inclusion of students with disabilities. As methodological procedures, it was used the field research so that it was possible to reach the research objectives. It has a qualitative approach, being possible to analyze the data collected through structured interviews with the three teachers investigated who work at the school in question. The main results analyzed show how teachers develop to include students in the classroom, taking into account the peculiarity of the student, aiming to make the classroom inclusive. In summary, it was possible to conclude that the school does not have an adequate structure to insert the PcD student, because the teachers work with the minimum resources that are offered to them, as well as the school does not provide training to prepare the teacher to feel prepared to deal with students in general.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4626
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.