DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4623
Título: Jogos interculturais indígenas como instrumento de valorização cultural-juventude da barreira da missão reafirmando identidades
Título(s) alternativo(s): Indigenous cross-cultural games as an instrument of cultural-youth valorization of the mission barrier reaffirming identities
Autor(es): Oliveira, Ivanilde Souza de
Orientador(es): Silveira, Cristiane da
Palavras-chave: Barreira da Missão;Jogos Interculturais Indígenas;Afirmação Identitária;Valorização da Cultura Indígena
Data do documento: 26-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A proposta dessa monografia foi analisar os Jogos Interculturais Indígenas como um elemento nos processos de afirmação identitária e valorização da cultura indígena a partir das experiências dos jovens da Barreira da Missão Tefé/AM. Para isso nos utilizamos do método qualitativo, revisão bibliográfica, análise documental e como fonte as entrevistas orais com jovens moradores da Barreira. Utilizamos como principais teóricos Priscila Faulhaber, João Pacheco de Oliveira, Leila Mirtes Santos Magalhães Pinto, Stuart Hall, Kathryn Woodward, Michael Pollak, Karla Rossana Gomes Lôbo e Verônica Salgueiro do Nascimento. Como resultado constatamos que a realização dos Jogos Interculturais Indígenas na comunidade, contribui para que a juventude se identifique com a cultura indígena, que a maioria dos jovens se reconhecem como indígena, apesar de alguns não saberem justificar tal afirmativa, que os jogos foi uma das formas encontradas para inserir o jovem na prática para a valorização da cultura indígena e suas identidades, assim como tirá-los dos vícios que adentram a comunidade, incentivando a uma vida sustentável e saudável, que o evento é um dos caminhos para os tornar mais conscientes politicamente e ambientalmente, gerando consciência de sua própria humanidade.
Abstract: The purpose of this monograph was to analyze the Indigenous Intercultural Games as an element in the processes of identity affirmation and appreciation of indigenous culture from the experiences of young people from Barreira da Missão Tefé/AM. For this we used the qualitative method, literature review, document analysis and as a source oral interviews with young residents of Barreira. We used as main theorists Priscila Faulhaber, João Pacheco de Oliveira, Leila Mirtes Santos Magalhães Pinto, Stuart Hall, Kathryn Woodward, Michael Pollak, Karla Rossana Gomes Lôbo e Verônica Salgueiro do Nascimento. As a result, we found that the realization of the Indigenous Intercultural Games in the community, contributes to the youth to identify with the indigenous culture, that most young people recognize themselves as indigenous, although some do not know how to justify this statement, that the games were one of the ways found to insert young people into practice for the appreciation of indigenous culture and their identities, as well as to get them out of the vices that enter the community, encouraging a sustainable and healthy life, that the event is one of the ways to make them more aware politically and environmentally, generating awareness of their own humanity.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4623
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.