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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Petrin Brasil da-
dc.date.available2023-03-17-
dc.date.available2023-03-29T18:59:56Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.citationSILVA, Petrin Brasil da.AmarElo O Rap de Emicida como recurso didático para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. 2022. 22f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4621-
dc.description.abstractMusic is an important didactic resource for teaching history in schools, we can listen to protest songs from a certain period and realize that they are full of criticism of the context in which they were written. Thus, this article proposes the use of raps in the classroom, emphasizing Emicida's documentary made from the last released album "AmarElo". To develop this work, we chose four central songs to analyze and promote debates, specifically on Afro-Brazilian history and culture, based on laws 10.639/03 and 11.645/08 that make the teaching of African and Indigenous History and Culture mandatory in the curriculum school. In addition, the lyrics of the songs are full of meanings and address important social themes for the production of knowledge. We used authors such as Righi (2011), Pimentel (1997) and Costa (2013). We intend to expand the history teaching resources in the classroom, using the expressions of characters who tell the difficulties of living in peripheries, living with inequalities such as racial, social, gender, and through raps, debates can be promoted among students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmicidapt_BR
dc.subjectRAPpt_BR
dc.subjectHistória e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectAmarElopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.title"AmarElo": O Rap de Emicida como recurso didático para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.title.alternative"AmarElo": Emicida's Rap as a didactic resource for teaching Afro-Brazilian History and Culturept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T18:59:56Z-
dc.creator.ID045989662-89pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Arcângelo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113189483754566pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Arcângelo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113189483754566pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Mary Tãnia dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2426991290991797pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Patrícia Regina Lima da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9281700169504949pt_BR
dc.description.resumoA música é um importante recurso didático para o ensino de história nas escolas, podemos ouvir as músicas de protestos de um determinado período e perceber que são repletos de críticas ao contexto em que foram escritas. Dessa forma, este artigo propõe o uso de raps na sala de aula, dando ênfase ao documentário de Emicida feito a partir do último álbum lançado “AmarElo”. Para desenvolver esse trabalho, escolhemos quatro músicas centrais para analisar e promover debates, especificamente sobre a história e cultura afro-brasileira, a partir das leis 10.639/03 e 11.645/08 que tornam obrigatório o ensino da História e cultura Africana e Indígena no currículo escolar. Além disso, as letras das músicas são repletas de significados e abordam temáticas sociais importantes para a produção de conhecimentos. Utilizamos autores como Righi (2011), Pimentel (1997) e Costa (2013). Pretendemos ampliar os recursos de ensino de história na sala de aula, utilizando as expressões de personagens que contam as dificuldades de se viver em periferias, convivendo com desigualdades como as raciais, socais, de gênero, e através dos raps, pode-se impulsionar debates entre os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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