DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Lucrécia Vieira-
dc.date.available2023-03-28-
dc.date.available2023-03-29T17:59:50Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.citationSANTANA, Lucrécia Vieira. Literatura infanto – juvenil no ensino fundamental II. 2022. 18f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4610-
dc.description.abstractPedagogical activities with literary texts have an essential function for the formation of critical and reflective subjects. However, it is noticeable that these literatures, roughly speaking, are on the margins of the school process, sometimes due to lack of adequate space, sometimes due to lack of initiative on the part of the teaching staff. Add to that the discouragement of students, the lack of pedagogical projects in the classrooms of elementary school II in the full-time state school that was the object of analysis of this academic production. In the opposite direction, there are the Portuguese Language teachers, who were interviewed by this researcher. These Education workers believe that literature is indeed a didactic resource of great application and value in the teaching-learning process, in addition to being an important motivator to form future critical-reflective readers. The central point of this article is to present the result of the research and subsequent reflection on the work with children's and youth literature in Portuguese language classes at the aforementioned teaching establishment, which is located in the municipality of Boca do Acre, Amazonas. In addition, the production on screen will display a range of authors who theorize about the importance of reading for children and young people, as a propelling tool for a liberating and libertarian Education. The methodology used for data collection was of a bibliographical and observational nature. The theoretical support used to base this production is essentially based on Minayo, Prodanov and Freitas. The results obtained with the research occurred in the field of instruction, based on the theoretical framework, analyzing all the assertions of the previously mentioned authors, as well as others, about the subject addressed. Another important fruit of the work happened with the field research, where two teachers from the aforementioned school answered questions about working directly with children's literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectFuturos Leitorespt_BR
dc.subjectLiteratura Infanto-Juvenilpt_BR
dc.titleLiteratura infanto – juvenil no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeChildren's and youth literature in elementary school IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T17:59:50Z-
dc.creator.ID022457485-55pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Luís Alberto Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luís Alberto Mendes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.description.resumoAtividades pedagógicas com textos literários tem função essencial para a formação de sujeitos críticos e reflexivos. No entanto, é perceptível que essas literaturas, a grosso modo, estão à margem do processo escolar, ora por falta de espaço adequado, ora por falta de iniciativa do corpo docente. Some-se a isso o desestímulo dos discentes, a falta de projetos pedagógicos nas salas de aula do ensino fundamental II na escola estadual de tempo integral que foi objeto da análise desta produção acadêmica. Na contramão, estão os professores de Língua Portuguesa, que foram entrevistados por esta pesquisadora. Esses trabalhadores da Educação acreditam que a literatura é sim um recurso didático de grande aplicação e valor no processo ensino-aprendizagem, além de ser um importante motivador para formar futuros leitores críticos-reflexivo. O ponto central deste artigo é apresentar o resultado da pesquisa e posterior reflexão acerca do trabalho com a literatura infanto-juvenil nas aulas de língua portuguesa no estabelecimento de ensino anteriormente citado, que está situado no município de Boca do Acre, Amazonas. Além disso, a produção em tela vai exibir uma gama de autores que teorizam acerca da importância da leitura infanto-juvenil, como ferramenta propulsora de uma Educação libertadora e libertária. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi de natureza bibliográfica e de observação. O aporte teórico utilizado para o embasamento da presente foi produção está fundado essencialmente em Minayo, Prodanov e Freitas. Os resultados auferidos com a pesquisa se deram no campo da instrução, com base no referencial teórico, analisando todas as assertivas dos autores anteriormente citados, além de outros, acerca do assunto abordado. Outro importante fruto do trabalho aconteceu com a pesquisa de campo, onde dois professores da escola já mencionada responderam questões a respeito do trabalho diretamente com a literatura infanto-juvenil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010. BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ed. 3a, 1987. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. CADERMATORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Ed. 4a, 1986. COELHO, Nelly. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. São Paulo: Ed. 3a, 1985 CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmica e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e prática.18 ed.São Paulo: Ática, 1999. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. FIGUEIREDO, Olívia. Didática do Português Língua Materna. Lisboa, ASA, 2005. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. FROTA, A. Maria. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, RJ, v. 7, n. 1, p. 147-160, abr. 2007. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003. LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. O ensino e a biblioteca. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. 1ª Conferência da Série “A educação e a biblioteca”, pronunciada na Biblioteca do DASP, em 05/07/1944. MELENDES, Maria Fernanda; SILVA, Rovilson José. A formação de leitor no ensino fundamental: Os parâmetros curriculares nacionais e o cotidiano das escolas. 2008. Disponível em: http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao3/Artigo5.pdf. < Acesso em 6 de setembro, 2022>. MINAYO, M. C. de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta In. MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F. GOMES, R. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. NABEIRO, Márcia. Uma viagem pela leitura: a descoberta do prazer. Bauru: Ed. Do autor, 2004. NORONHA, Diana Maria. “Escola e Literatura: O Real e O Possível”. In: ZILBERMAN, Regina (org). O Ensino de Literatura no Segundo Grau. Campinas, Cadernos da ALB, s.d., p. 19. ORLANDI, Eni Pulcinelli. LEITURA perspectivas interdisciplinares. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2005. PAIVA, Aparecida. A produção literária para crianças: onipresença e ausência das temáticas. In: PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (Orgs.). Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. PAUL, Richard e ELDER, Linda. Como leer un párrafo y más allá de éste. Fundación para el Pensamiento Crítico. 2003. Disponível em: www.criticalthinking.org. Acesso em 25 de novembro de 2022. PEREIRA, L.G. Condicionalidade em jornais. In: V CONGRESSO DE LETRAS DA UERJ – SÃO GONÇALO. 2008. São Gonçalo. Disponível em: < Acesso em 06 de setembro de 2022. POPPER, Karl. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Editorial Fragmentos. 1992. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil e análise da Lei 12.244/10. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 489-517, jul/dez. 2011. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 5 ed. rev. ampl. São Paulo: Global, 1985. ZILBERMAN, Regina; ROSING, T. M. K. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/livro_mec_final_baixa.pdfpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura infanto – juvenil no ensino fundamental II.pdf697,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.