DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4602
Título: Nos caminhos do fogo: o processo de construção de forno a lenha e queima de cerâmica
Título(s) alternativo(s): In the paths of fire: the process of building a wood-fired kiln and firing pottery
Autor(es): Cruz, Alef Fernandes
Orientador(es): Bianchezzi, Clarice
Palavras-chave: Queima de Cerâmica;Forno a Lenha;Controle de Temperatura
Data do documento: 31-Mai-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CRUZ, Alef Fernandes. Nos caminhos do fogo: o processo de construção de forno a lenha e queima de cerâmica. 2022. 34f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.
Resumo: Este trabalho parte dos dados desenvolvidos ao longo de dois projetos de Iniciação Científica, onde buscamos entender o processo de cocção de cerâmica de fabricação artesanal em forno a lenha. Para cumprir esse objetivo, passamos por um estudo bibliográfico sobre argila, cerâmica e tipos de fornos a lenha, desenvolvimento de modelo 3D de forno, construir de forno físico de combustão a lenha, e queima de objetos de barro como controle de temperatura através de protótipo de datalogger vinculado a dez termopares. Com isso, conseguimos entender melhor os processos pelos quais perpassam o objeto de argila até se tornar a cerâmica propriamente dita e a importância de cada uma das etapas para se ter uma cerâmica de qualidade.
Abstract: This work is based on data developed over two Scientific Initiation projects, where we seek to understand the process of cooking handcrafted ceramics in a wood-fired oven. To fulfill this objective, we went through a bibliographical study on clay, ceramics and types of wood ovens, development of a 3D oven model, building a physical wood combustion oven, and burning clay objects as temperature control through a prototype. datalogger linked to ten thermocouples. With this, we were able to better understand the processes through which the clay object passes until it becomes the ceramic itself and the importance of each of the steps to have a quality ceramic.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4602
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nos caminhos do fogo – o processo de construção de forno a lenha e queima de cerâmica.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.