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Título: Educação inclusiva e o ensino de botânica - produção de uma cartilha no Sistema Braille para o estudo da morfologia vegetal para alunos com deficiência visual.6UY7
Título(s) alternativo(s): Inclusive education and the teaching of botany - production of a booklet in the Braille System for the study of plant morphology for visually impaired students.
Autor(es): Abecassis, Felipe dos Santos
Orientador(es): Araújo, Joeliza Nunes
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Sistema Braille.;Ensino de Botânica.
Data do documento: 11-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ABECASSIS, Felipe dos Santos. Educação inclusiva e o ensino de botânica: produção de uma cartilha no Sistema Braille para o estudo da morfologia vegetal para alunos com deficiência visual.. 2022. 82f. TCC (Graduação em Licenciatura Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.
Resumo: A educação inclusiva deve estar disponível para todos, não importa a sua deficiência, cor e religião. E deve estar presente em todos os lugares e em todos os níveis de ensino. Assim, este trabalho teve o objetivo de analisar o processo de ensino e aprendizagem em Biologia para estudantes com algum tipo de deficiência visual em escola de ensino regular no município de Parintins/AM. A pesquisa adotada foi qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a revisão bibliográfica sobre a temática da pesquisa e a pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu por meio de um questionário aplicado a alunos que possuem deficiência visual, sendo executada por meio de perguntas abertas sobre a educação inclusiva e o ensino de Biologia. Foi produzida uma cartilha no Sistema Braile e em alto relevo sobre a morfologia vegetal para ensinar botânica a alunos com deficiência visual. Os sujeitos da pesquisa foram 4 alunos, sendo 1 da escola Nossa Senhora do Carmo de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio e 3 alunos da Escola Estadual Dom Gino Malvestio de uma turma de 3º Ano do Ensino Médio, ambas localizadas na zona urbana do município de Parintins/AM. Os resultados da pesquisa apontaram os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência visual em relação ao processo de ensino e aprendizagem em Biologia como o desenvolvimento de metodologia de ensino tradicional, ausência de aulas práticas, carência de materiais adaptados para deficientes visuais e livro didático de Biologia não adaptado. Com isso, percebemos que ainda existem muitos obstáculos à inclusão, como a disponibilização de recursos didáticos adaptados, investimento na formação continuada e especializada de professores, implementação de metodologias de ensino adequadas e inclusivas para alunos com deficiência visual. Os relatos nos apontam o quanto é importante e necessário a inclusão dos alunos com deficiência visual e o quanto ainda precisamos avançar para a construção de uma sociedade inclusiva na qual os alunos possam desenvolver suas habilidades profissionais.
Abstract: Inclusive education must be available to everyone, regardless of disability, color or religion. And it must be present everywhere and at all levels of education. Thus, this work aimed to analyze the teaching and learning process in Biology for students with some type of visual impairment in a regular school in the city of Parintins/AM. The research adopted was qualitative and the data collection instruments were the bibliographic review on the research theme and the field research. The field research took place through a questionnaire applied to students who have visual impairment, being carried out through open questions about inclusive education and the teaching of Biology. A booklet was produced in Braille and in high relief on plant morphology to teach botany to students with visual impairments. The research subjects were 4 students, 1 from the Nossa Senhora do Carmo school of a 3rd Year High School class and 3 students from the Dom Gino Malvestio State School of a 3rd Year High School class, both located in the urban area of municipality of Parintins/AM. The research results pointed out the challenges faced by visually impaired students in relation to the teaching and learning process in Biology, such as the development of traditional teaching methodology, absence of practical classes, lack of materials adapted for the visually impaired and Biology textbooks not adapted. With this, we realize that there are still many obstacles to inclusion, such as the availability of adapted teaching resources, investment in continuing and specialized training of teachers, implementation of adequate and inclusive teaching methodologies for students with visual impairments. The reports show us how important and necessary the inclusion of visually impaired students is and how much we still need to advance towards building an inclusive society in which students can develop their professional skills.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4570
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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