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Título: A temática “evolução biológica” na percepção dos acadêmicos ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas do CESP UEA
Título(s) alternativo(s): The theme “biological evolution” in the perception of students entering the undergraduate course in Biological Sciences at CESP UEA
Autor(es): Mendes, Marcelo Fernandes
Orientador(es): Silva, Adailton Moreira da
Palavras-chave: Biologia Evolutiva;Ensino da Biologia;Processo de Ensino-aprendizagem
Data do documento: 15-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MENDES, Marcelo Fernandes. A temática “evolução biológica” na percepção dos acadêmicos ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas do CESP UEA. 2022. 40f. TCC (Graduação em Licenciatura Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2022.
Resumo: Explicar o surgimento e evolução da vida na Terra constituiu um paradigma com respostas insuficientes para uma questão complexa. Diversas foram as correntes de pensamento e a teoria mais aceita na comunidade científica foi proposta por Charles Darwin, iniciando a Biologia Evolutiva. Desta forma, esta monografia buscou caracterizar as concepções sobre evolução biológica de acadêmicos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas. De natureza quali-quantitativo, foi elaborado e aplicado no mês de setembro de 2022 um questionário on line com perguntas estruturadas através do Google Forms. Os sujeitos da pesquisa correspondem a acadêmicos ingressantes do 1º período do curso. Nas opiniões expressas é notável a existência de dificuldade no entendimento dos conceitos e processos evolutivos dentro da sala de aula no ensino médio. Os fatores que influenciam são a religião, as crenças pessoais e a falta de conhecimento de professores responsáveis pela ministração do tema no ensino básico. A maioria dos entrevistados assumiu que acreditam em um ser divino e que este criou os seres atuais. Diante disto, percebe-se que o tema evolução biológica tem que ser mais discutido no ensino regular independentemente de crença ou religiões. Com este intuito é preciso pensar no ensino de uma forma interdisciplinar onde os conteúdos de biologia possam ser discutidos nas aulas com a história, a geografia, o ensino religioso, filosofia e etc. Deve-se considerar um histórico e cultural da comunidade na qual vivemos, assim possibilitando um estudo que promova interesse nos indivíduos. O resultado dessa pesquisa é uma contribuição para futuros acadêmicos que tenham o interesse nessa discussão evolucionista.
Abstract: Explaining the origin and evolution of life on Earth constituted a paradigm with insufficient answers to a complex question. There were several currents of thought and the most accepted theory in the scientific community was proposed by Charles Darwin, initiating the Evolutionary Biology. Thus, this article sought to characterize the conceptions about biological evolution of students entering in the course Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas. Quali-quantitative in nature, an online questionnaire with structured questions through Google Forms was prepared and applied in September 2022. The research subjects correspond to students entering the 1st period of the course. In the opinions expressed, the existence of difficulty in understanding evolutionary concepts and processes within the high school classroom is remarkable. The influencing factors are religion, personal beliefs and the lack of knowledge of teachers responsible for teaching the topic in basic education. Most of the interviewees assumed that they believe in a divine being and that he created the current beings. In view of this, it is clear that the theme of biological evolution has to be discussed more in regular education, regardless of belief or religion. With this in mind, it is necessary to think about teaching in an interdisciplinary way where the contents of biology can be discussed in classes with history, geography, religious education, philosophy and so on. It should be considered a historical and cultural of the community in which we live, thus enabling a study that promotes interest in individuals. The result of this research is a contribution to future academics who are interested in this evolutionary discussion.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4569
Aparece nas coleções:TMP-2022



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