DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPassos, Matheus Araujo Ferreira-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-03-06T14:18:36Z-
dc.date.issued2021-12-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4564-
dc.description.abstractThe Baja SAE is an Collegiate Design Series competition run by the Society of Automotive Engineers International (SAE International), students must fuction as a team that represent the higher education institution to develop an off road vehicle. Improvements in prototype design are critical for team performance to improve each year. Therefore, one of the goals of the BAJA UEA team is to reduce the cost of the steering system. The possibility of manufacturing the steering system frame through green sand casting was raised, a low-cost process with accessible materials within the university structure. To carry out the casting project, the geometry of the part was analyzed in the molding study, then the model was dimensioned with machining allowances, rake angles and allowance for the part's solidification shrinkage. Then, the riser was dimensioned based on the thermal and volumetric requirements. The metallic alloy in this work is aluminum, a material that is highly oxidizable in the liquid state and, therefore, a depressurized channel system was used to avoid turbulence in the filling of the liquid metal in the mold. During the tests, it was possible to determine that the main parameters for the casting are: sand moisture, casting temperature and number of gas outlets. The results obtained were promising, considering that it was possible to manufacture a part that met the project's requirements without presenting defects that compromised the part's functionality, reducing the team's machining and raw material costs for the manufacture of the frame by up to 40% of the steering system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFundiçãopt_BR
dc.subjectAreia verdept_BR
dc.subjectCarcaça de direçãopt_BR
dc.subjectCasting,pt_BR
dc.subjectGreen sandpt_BR
dc.subjectSteering frame.pt_BR
dc.titleFundição em areia verde da carcaça da caixa de direção de um veículo mini bajapt_BR
dc.title.alternativeGreen sand casting of the steering box housing of a mini baja vehiclept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T14:18:36Z-
dc.contributor.advisor1Torres, Aristides Rivera-
dc.contributor.advisor1ID2906419737827733pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2906419737827733pt_BR
dc.contributor.referee1Kieling, Antônio Claudio-
dc.contributor.referee1ID2276542034087411pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2276542034087411pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marcos Dantas dos-
dc.contributor.referee2ID6521766717113975pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6521766717113975pt_BR
dc.description.resumoA competição baja SAE é um dos programas estudantis promovidos pela SAE BRASIL, os estudantes devem formar equipes que representem a instituição de ensino superior para desenvolver um veículo off road (fora de estrada). Melhorias no projeto do protótipo são fundamentais para que o desempenho da equipe também melhore a cada ano. Portanto, uma das metas da equipe BAJA UEA é a redução de custo do sistema de direção. Foi levantado a possibilidade de fabricação da carcaça do sistema de direção através de fundição em areia a verde, processo de baixo custo e com materiais acessíveis dentro da estrutura da universidade. Para a realização do projeto de fundição foi analisada a geometria da peça no estudo de moldagem, então foi dimensionado o modelo com sobremedidas de usinagem, ângulos de saída e sobremetal para a contração de solidificação da peça. Em seguida, foi dimensionado o massalote com base nos requisitos térmicos e volumétricos. A liga metálica deste trabalho é o alumínio, material muito oxidável em estado líquido e por isso foi utilizado um sistema de canais despressurizado para evitar turbulências no preenchimento do metal liquido no molde. Durante os testes foi possível determinar que os principais parâmetros para a fundição são: umidade da areia, temperatura de vazamento e quantidade de saídas de gases. Os resultados obtidos foram promissores, tendo em vista que foi possível fabricar uma peça que atendeu aos requisitos do projeto sem apresentar defeitos que comprometessem o funcional da peça, reduzindo em até 40% os custos com usinagem e matéria prima da equipe para a fabricação da carcaça do sistema de direção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMáquinas de Usinagem e Conformação. Processos de Fabricação, Seleção Econômicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fundição em areia verde da carcaça da caixa de direção de um veículo mini baja.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.