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Título: A biblioterapia através da literatura de massa do prazer estético à formação leitora
Título(s) alternativo(s): Bibliotherapy through mass literature from aesthetic pleasure to reader training
Autor(es): Oliveira, Karolina Ribeiro
Orientador(es): Sicsú, Delma Pacheco
Palavras-chave: Biblioterapia;Literatura de Massa;Histórias em Quadrinhos;Formação leitora
Data do documento: 21-Dez-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: OLIVEIRA, Karolina RIbeiro. A biblioterapia através da literatura de massa do prazer estético à formação leitora. 2022. 19f. TCC-Artigo (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: O presente artigo tem como finalidade argumentar sobre a latente necessidade de discutir a atuação da biblioterapia em dedicar-se ao tratamento das mazelas emocionais por meio dos livros. Dessa forma, o trabalho a seguir traz a literatura de massa, especificamente as HQs (histórias em quadrinhos) e seus estilos, como um meio de proporcionar, através do seu estético, as sensações catárticas e epifânicas que auxiliam o ser humano a expurgar os sentimentos ruins. Delimitando a grandeza da literatura de massa às obras oriundas do Japão, Coreia do Sul, Tailândia e China, temos então um material literário que tem chamado a atenção de muitos nos últimos tempos, seja por apresentarem temas tabus, seja por sua peculiar maneira de atrair o leitor, como é o exemplo de ter em sua literatura espaço para uma diversidade sexual na qual a sociedade deste continente tende a não abordar o assunto com tanta naturalidade e compreensão. Seja como for, sua narração descontruída que não faz jus as suas tradições culturais, geram um produto de exportação lucrativo e de grande interesse para os demais continentes. Dessa forma, mediante as leituras de obras que seguem a premissa de entreter, por vezes vistas como inferiores às demais, tem-se aqui a defesa das mesmas diante das acusações frequentes de que essa literatura “nada tem a contribuir”, argumentando então sobre a capacidade delas terem, por meio de uma diversidade de temas, de dialogar com as dores emocionais e interesses de seu leitor, auxiliando-o, de modo terapêutico, a lidar com as frustrações que acometem a todos nós. No outro extremo, há também que se discutir sobre seu valor na formação leitora, visto que, por meio desses livros, é que encontramos a oportunidade de estabelecer um hábito que só tem a contribuir com o desenvolvimento pessoal do indivíduo e da sociedade, tendo em vista que, por meio dessa literatura de entretenimento, encontramos um caminho no qual se torna possível estabelecer uma comunicação com esses jovens leitores, oportunizando, em espaços como escolas e universidades, acesso a um diálogo sobre questões que nos humanizam. Com base nisso, este estudo pretende apresentar uma visão mais ampliada sobre a leitura das HQs que, por vezes, são tratadas como textos de menor importância, viabilizando uma noção menos estereotipada que limita a grandeza da literatura de massa. Para isso, a base teórica deste trabalho comtemplará autores como Caldin (2001), Cândido (2011), Ferreira (2003), Santoni (2017), Luyten (2001) Gusmão e Souza (2020), entre outros que contribuíram para a fomentação deste artigo.
Abstract: This article aims to argue about the latent need to discuss the performance of bibliotherapy in dedicating itself to the treatment of emotional ills through books. In this way, the following work brings mass literature, specifically comics (comics) and their styles, as a means of providing, through its aesthetic, the cathartic and epiphanic sensations that help human beings to purge the feelings bad. Delimiting the greatness of mass literature to works from Japan, South Korea, Thailand and China, we then have literary material that has drawn the attention of many in recent times, either because it presents taboo themes or because of its peculiar way of attracting the reader, as is the example of having in his literature space for a sexual diversity in which the society of this continent tends not to approach the subject with so much naturalness and understanding. In any case, its deconstructed narration, which does not live up to its cultural traditions, generates a lucrative export product of great interest to other continents. In this way, through the readings of works that follow the premise of entertaining, sometimes seen as inferior to the others, they are defended here in the face of frequent accusations that this literature “has nothing to contribute”, thus arguing about the their capacity, through a diversity of topics, to dialogue with the emotional pains and interests of their readers, helping them, in a therapeutic way, to deal with the frustrations that affect us all. At the other extreme, there is also a need to discuss its value in reader training, since it is through these books that we find the opportunity to establish a habit that can only contribute to the personal development of the individual and society, taking into account considering that, through this entertainment literature, we find a path in which it becomes possible to establish communication with these young readers, providing opportunities, in spaces such as schools and universities, access to a dialogue on issues that humanize us. Based on this, this study intends to present a broader view on the reading of comics, which are sometimes treated as texts of lesser importance, enabling a less stereotyped notion that limits the greatness of mass literature. For this, the theoretical basis of this work will include authors such as Caldin (2001), Cândido (2011), Ferreira (2003), Santoni (2017), Luyten (2001) Gusmão e Souza (2020), among others who contributed to the promotion of this article.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4514
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