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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Beneilson Sena-
dc.date.available2023-02-02-
dc.date.available2023-02-02T17:25:33Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationVIANA, Beneilson Sena. AA língua portuguesa na educação de surdo - formação acadêmica “antes e durante” a pandemia no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP UEA. 2021. 25f. TCC- Artigo (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4512-
dc.description.abstractThis article aims to verify how the Portuguese language was worked with academics deaf people at the Center for Higher Studies in Parintins before and during the pandemic, considering that they are in the process of teacher training and will be working as teachers in the future. This goal makes us look for specific information within the service offered by the university through professional interpreters, tutors and actions of the Accessibility Center, considering the period before the pandemic and the current moment that we experienced and the classes that were held in a hybrid way. A priori we know that the university has the fundamental role of contributing to teacher training and that at the Center for Higher Studies in Parintins CESP/UEA, we have a significant number of deaf graduates in the various courses, we also highlight the academics who are in the degree course in Letters who need a deeper knowledge about the Portuguese language, due to the PPC itself and the curricular matrix of the course. Thus, we seek to substantiate theoretically bringing references through authors such as GADOTTI (1999), MONTEIRO (2010). That we based on his work that man is an unfinished being. We can understand that we human beings are always looking to learn and develop ourselves more and more and the new technological mechanism serves as a thread driver in the educational development of special people. While the Methodological procedure is research qualitative, which explains the dialectic as a method, in which it dialogues with the reality of this inclusive act. We conclude with the result of the research guided by the dialogues and observations carried out in the classes by the groups of WhatsApelo face-to-face service that will take place depending on the need.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleA língua portuguesa na educação de surdo: formação acadêmica “antes e durante” a pandemia no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP UEApt_BR
dc.title.alternativeThe Portuguese language in deaf education: academic training “before and during” the pandemic at the Center for Higher Studies in Parintins CESP UEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T17:25:33Z-
dc.contributor.advisor1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoedo, Francisca Keila De Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee2Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee3Azevedo, Marlon Jorge Silva de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2798510567572411pt_BR
dc.creator.Lattes040730162-37pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo verificar como foi trabalhada a língua portuguesa com acadêmicos surdos no Centro de Estudos Superiores de Parintins antes e durante a pandemia, ponderando que os mesmos estão em processo de formação docente e futuramente estarão atuando como professores. Tal objetivo nos faz buscar informações específicas dentro do atendimento oferecido pela universidade por meio dos profissionais intérpretes, tutores e ações do Núcleo de Acessibilidade, considerando o período que antecede a pandemia e o momento atual que vivenciamos e as aulas que foram realizadas de forma híbrida. A priori sabemos que a universidade tem o papel fundamental de contribuir com formações de professores e que no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP/UEA, temos um números expressivo de licenciados surdos nos diversos cursos, inclusive ressaltamos os acadêmicos que estão no curso de licenciatura em Letras os quais necessitam de um conhecimento mais profundo sobre a língua Portuguesa, devido à próprio PPC e a matriz curricular do curso. Assim, buscamos fundamentar mosteoricamente trazendo referências por meio de autores como GADOTTI (1999), MONTEIRO (2010). Que nos embasa em seu trabalho que o homem é um ser inacabado. Podemos entender que nós seres humanos estamos sempre em busca de aprender e nos desenvolver cada vez mais e os novo mecanismo tecnológico serve como fiocondutor no desenvolvimento educacional de pessoa especiais. Enquanto o procedimento Metodológico é pesquisa qualitativa, que vem explanar enquanto método o dialético, no qual dialoga com a realidade desse ato inclusivo.Concluímos com o resultado da pesquisa pautado nos diálogos e observações realizadas nas aulas pelos grupos de WhatsAp pelo atendimento presencial que ocorrerá dependendo da necessidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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