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dc.contributor.authorSilva, Leyce Alcântara-
dc.date.available2023-01-31-
dc.date.available2023-01-31T15:46:34Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.citationSILVA, Leyce Alcântara. O ensino das angiospermas em espaços não formais. 2020. 61f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4511-
dc.description.abstractThe teaching and learning process can have a significant result when theoretical knowledge is combined with practice, thus resulting in student learning. In the teaching of Botany, the use of non-formal education spaces with field classes becomes a didactic resource to overcome the demotivation and disinterest of students and their teachers. Since, these spaces can help the teacher to conduct interesting classes and promote not only the learning of concepts and their interrelations, but also the awareness for the sustainable use and conservation of the natural resources of the Amazon. Thus, this work aimed to analyze the development of didactic-pedagogical strategies in a non-formal space for learning concepts about Angiosperms with basic students. The research methodology had a qualitative character. We used as a tool for data collection the bibliographic research and the didactic sequence in five moments: tour class, collection of dicotyledonous angiosperm samples, text production and construction of conceptual maps. The development of the didactic sequence resulted in the students’ motivation and interest in learning significantly about biodiversity, vegetation and their interrelations and their teaching of angiosperms. In the outing class, we provide students with greater contact with vegetables in the living laboratory, especially with the morphology of dicotyledonous angiosperms. Textual production and concept maps revealed significant learning about angiosperm morphology. Coherent propositions and hierarchical organization of concepts were presented in the concept maps. There was the systematization of students’ previous knowledge and their association with new knowledge. Therefore, the implementation of the didactic sequence contributed to the development of science education for basic education students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectSequencia Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino das Angiospermaspt_BR
dc.titleO ensino das angiospermas em espaços não formaispt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of angiosperms in non-formal spacespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-31T15:46:34Z-
dc.creator.ID01195538219pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Naímy Farias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Simone Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino e aprendizagem pode ter um resultado significativo quando os conhecimentos teóricos são aliados à prática, resultando dessa forma, na aprendizagem do aluno. No ensino de Botânica a utilização de espaços não formais de educação com aulas de campo torna-se um recurso didático para superar a desmotivação e o desinteresse dos alunos e de seus professores. Uma vez que, esses espaços podem auxiliar o professor a realizar aulas interessantes e promover não somente a aprendizagem de conceitos e suas inter-relações, mas também a sensibilização para o uso sustentável e conservação dos recursos naturais da Amazônia. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas em espaço não formal para a aprendizagem de conceitos sobre Angiospermas com alunos da educação básica. A metodologia da pesquisa teve caráter qualitativo. Utilizamos como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e sequência didática realizada em cinco momentos: aula passeio, coleta de amostras de angiospermas dicotiledôneas, produção de texto, produção de desenho e construção de mapas conceituais. O desenvolvimento da sequencia didática resultou na motivação e interesse dos alunos em aprender significativamente sobre a biodiversidade, a vegetação e suas inter-relações e sobre o ensino das angiospermas. Na aula passeio proporcionamos aos alunos maior contato com os vegetais no laboratório vivo, em especial, com a morfologia das angiospermas dicotiledôneas. A produção textual e os mapas conceituais revelaram aprendizagem significativa sobre a morfologia das angiospermas. Proposições coerentes e organização hierárquica dos conceitos foram apresentados nos mapas conceituais. Houve a sistematização dos conhecimentos prévios dos alunos e sua associação aos novos conhecimentos. Portanto, a implementação da sequencia didática contribuiu para o desenvolvimento da educação cientifica dos alunos da Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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