DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4510
Título: O uso de uma sequência didática como estratégia de ensino e aprendizagem de conceitos científicos em botânica as pteridófitas como tema de estudo
Título(s) alternativo(s): The use of a didactic sequence as a teaching and learning strategy for scientific concepts in botany pteridophytes as a subject of study
Autor(es): Souza, Bárbara Vitória Tavares de
Orientador(es): Araújo, Joeliza Nunes
Palavras-chave: Ensino de Botânica;Aprendizagem Significativa;Sequência Didática
Data do documento: 27-Nov-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, Bárbara Vitória Tavares de. O uso de uma sequência didática como estratégia de ensino e aprendizagem de conceitos científicos em botânica as pteridófitas como tema de estudo. 2020. 72f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem em Ciências Naturais deve ser favorecido por meio de múltiplas estratégias que propiciem a assimilação de conceitos científicos na área e o letramento cientifico. Para garantir o letramento cientifico é necessário a implementação de metodologias de ensino e aprendizagem que estimulem os alunos à investigação cientifica. Nessa perspectiva da formação cientifica e cidadã é que este trabalho teve o objetivo de avaliar a contribuição de uma sequência didática para a aprendizagem significativa de conceitos sobre Pteridófitas com alunos da Educação Básica. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram revisão bibliográfica, questionários a alunos do 3º ano do Ensino Médio e sequência didática. Os sujeitos da pesquisa foram 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os resultados dos questionários aos alunos apontam que os mesmos possuem subsunçores sobre Botânica. 83% deles relataram que já aprenderam sobre assuntos relacionados à fotossíntese, às vitaminas, nutrientes fornecidos pelas plantas aos seres humanos e reprodução. Esses conhecimentos são conhecimentos prévios sobre a fisiologia vegetal e sobre a Botânica aplicada. As atividades da sequência didática possibilitaram aos alunos ampliar sua compreensão sobre os vegetais, em especial, as Pteridófitas, bem como o desenvolvimento de sua capacidade de refletir, argumentar e propor soluções.
Abstract: The teaching and learning process in Natural Sciences must be favored by means of multiple strategies that allow the assimilation of scientific concepts in the area and scientific literacy. To guarantee scientific literacy, it is necessary to implement teaching and learning methodologies that encourage students to scientific research. In this perspective of scientific and citizen formation, this work aimed to evaluate the contribution of a didactic sequence to the meaningful learning of concepts about Pteridophytes with students of Basic Education. The methodology used was qualitative research and the instruments for data collection were bibliographic review, questionnaires to students in the 3rd year of high school and didactic sequence. The research subjects were 20 students from the 3rd year of high school. The results of the questionnaires to the students indicate that they have sub-subsectors on Botany. 83% of them reported that they have already learned about subjects related to photosynthesis, vitamins, nutrients provided by plants to humans and reproduction. This knowledge is prior knowledge about plant physiology and applied botany. The didactic sequence activities enabled students to broaden their understanding of plants, especially Pteridophytes, as well as the development of their ability to reflect, argue and propose solutions.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4510
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.