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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4492
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Elizandra Maria Oliveira | - |
dc.date.available | 2023-01-30 | - |
dc.date.available | 2023-01-25T17:13:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4492 | - |
dc.description.abstract | In this monograph an analysis of the impact (displacement and force) on a human torso through the vertical and rotational motions of a bus used in public transport is presented. The bus is modeled using the so-called ½ (half) vehicle with two degrees of freedom (2GDL) model. First, the least favorable location for the passenger to be located on the bus is identified. Subsequently, the passenger is modeled sitting at this location on the bus, where the linear and angular displacements suffered by the bus during its travel on a track described by a harmonic function are applied to it. Finally, the passenger is modeled individually as if he were traveling directly along this track to prove the efficiency of the bus' damping system. For the theoretical and numerical background, the authors Flores (2015) and Martins (2019) were used, respectively. For numerical treatment purposes, speed variations of 10 km/h, 20 km/h, 30 km/h, 40 km/h, 50 km/h, and 60 km/h were implemented along with the vehicle and person parameters in the rigid body dynamics equation written in the MATLAB® software routine. As a result it is expected that the value of the vertical displacement of the person will be higher in the case where the vehicle is empty, and then the force through the bus will be lower compared to that of the base track. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modelo ½ veículo | pt_BR |
dc.subject | 2GDL | pt_BR |
dc.subject | veículo ônibus | pt_BR |
dc.subject | passageiro | pt_BR |
dc.subject | torso | pt_BR |
dc.subject | Two DOF half car model | pt_BR |
dc.subject | bus vehicle | pt_BR |
dc.subject | passenger | pt_BR |
dc.title | Análise do impacto de vibrações causadas a um passageiro de transporte público através de modelagem computacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the impact of vibrations caused to a public transport passenger through computer modeling | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T17:13:52Z | - |
dc.creator.ID | 0244254257190133 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares Junior, Hugo Mario | - |
dc.contributor.advisor1ID | 6348967633592601 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6348967633592601 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Marcos Dantas | - |
dc.contributor.referee1ID | 6521766717113975 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6521766717113975 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Hechavarría Pérez, José Ramón | - |
dc.contributor.referee2ID | 5332618410837096 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5332618410837096 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0244254257190133 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta monografia é apresentada uma análise do impacto (deslocamento e força) sobre torso humano através dos movimentos vertical e de rotação de um ônibus utilizado em transporte público. O ônibus é modelado através do chamado modelo ½ (meio) veículo com dois graus de liberdade (2GDL). Primeiramente, é identificado o local menos propício para o passageiro estar localizado no ônibus. Posteriormente, o passageiro é modelado sentado neste local do ônibus, onde se lhe aplicam os deslocamentos linear e angular sofrido pelo ônibus durante o trajeto numa pista descrita por uma função harmônica. Por fim, o passageiro é modelado individualmente como se estivesse percorrendo diretamente esta pista para, assim, comprovar a eficiência do sistema de amortecimento do ônibus. Para o embasamento teórico e numérico foram utilizados os autores Flores (2015) e Martins (2019) respectivamente. Para fins de tratamento numérico foi implementado variações de velocidade de 10 km/h, 20 km/h, 30 km/h, 40 km/h, 50 km/h e 60 km/h juntamente com os parâmetros do veículo e da pessoa na equação da dinâmica do corpo rígido escrita na rotina de software MATLAB®. Como resultado é esperado que o valor do deslocamento vertical da pessoa seja maior no caso em que o veículo esteja vazio e em seguida que a força pelo ônibus seja menor em relação a da base pista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação |
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Análise do impacto de vibrações causadas a um passageiro de transporte público através de modelagem computacional.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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