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Título: Modelo preditivo de regressão logística para análise de perfuração em soldagem MIG/MAG de tubos de veículo do tipo baja
Título(s) alternativo(s): Predictive logistic regression model for perforation analysis in MIG/MAG welding of baja vehicle tubes
Autor(es): Moraes, Ricardo da Costa
Orientador(es): Cruz Neto, Rubelmar Maia de Azevedo
Palavras-chave: Baja SAE;MIG/MAG;Regressão Logística;Linguagem R;Logistic Regression;R Language
Data do documento: 30-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O Baja SAE é uma competição de engenharia que tem como objetivo construir um veículo off road tipo baja. O projeto estrutural e dinâmico são cruciais para o bom desempenho do veículo, sendo o peso do carro uma variável essencial para uma boa performance do veículo. Por este motivo, torna-se vantajoso o uso de estruturas tubulares metálicas com paredes finas para sua construção. Porém, é frequente a ocorrência de perfuração durante a soldagem. O objetivo deste estudo é obter um modelo de regressão logística que forneça a probabilidade de ocorrer perfuração nas juntas soldadas que unem os componentes do chassi. Foram realizados 72 ensaios usando soldagem MIG/MAG para a coleta dos dados, controlando os parâmetros: gás de proteção, diâmetro do arame, e os valores nominais de tensão e velocidade do arame. Utilizou-se a linguagem R para obter cinco modelos de regressão. Um destes modelo obteve os melhores resultados de acurácia (90,3%) e sensibilidade (87,5%) para os dados de treino. Obtendo, portanto, um modelo capaz de prever a ocorrência de perfuração com certa eficácia. Os resultados permitiram concluir que para as condições do estudo o tipo do gás foi pouco significativo e que para menores chances de ocorrer perfuração o mais indicado é o diâmetro de arame de 0,8 mm.
Abstract: The Baja SAE is an engineering competition that aims to build a Baja's stiles off-road vehicle. The structural design and performance are good for the vehicle's performance, with the car's weight being an essential variable for the vehicle's good performance. For this reason, the use of tubular metallic structures for their construction becomes advantageous. However, it is frequently the occurrence of burn-through during the welding. The purpose of this study is to obtain a prediction regression model that provides the probability of burn-through on the frame. 72 tests were carried out using MIG/MAG welding for data collection, controlling the parameters: shielding gas, wire diameter, voltage and wire speed nominal values. The R language was used to obtain five regression models. One of these models obtained the best accuracy (90.3%) and sensitivity (87.5%) results for the training data. Therefore, was obtaining a model capable of predicting the occurrence of burn-through with some effectiveness. The results allowed us to conclude that for the conditions of the study the type of gas was not significant and that for lower chances of perforation the most indicated is the wire diameter of 0.8 mm.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4490
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