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Título: Crianças e infâncias: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação da UEA nas áreas de ciências humanas e ensino
Título(s) alternativo(s): Children and childhood: a study on academic production of UEA's postgraduate programs in the areas of science humanities and teaching
Autor(es): Cruz, Bruna Beatriz de Oliveira
Orientador(es): Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Palavras-chave: Infâncias Amazônicas;Pesquisa com Crianças;Visibilidades;Amazonian Childhood;Research with Children;Visibilities
Data do documento: 31-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CRUZ, Bruna Beatriz de Oliveira. Crianças e infâncias: um estudo sobre a produção acadêmica dos programas de pós-graduação da UEA nas áreas de ciências humanas e ensino. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer a produção acadêmica entre os anos de (2018- 2020) investigando pesquisas com crianças amazônicas na proposta de refletir como contribuem para constituir novas perspectivas conceituais sobre os termos “crianças” e/ou “infâncias”, fomentando compreender as “Infâncias Amazônicas” enquanto construção social. No primeiro capítulo acontece uma aproximação aos estudos da Sociologia da Infância refletindo sobre diferentes configurações sociais que foram sendo estabelecidas aos sujeitos desse grupo. No capítulo dois o diálogo proposto identifica a visibilidade da criança amazônica por meio das pesquisas sobre este viés encontradas. O terceiro e último capítulo ilustra as discussões sobre os trabalhos selecionados conjecturando que essas pesquisas favorecem a atribuição de novos significados para as imagens das “Infâncias Amazônicas”. O percurso metodológico foi desenvolvido por métodos mistos: qualitativo e quantitativo sobre as Dissertações dos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Ciências Humanas e Ensino da Universidade do Estado do Amazonas, PPGICH e PPGEEC. A vertente interdisciplinar utilizada para refletir sobre as produções escolhidas proporcionou o entendimento de que as percepções sobre a criança amazônica dialogam sobre trajetórias simbólicas de invisibilidades sociais, em ambos os estudos a “Infância Amazônica” é perpassada por um esquecimento das vozes infantis, no entanto essas pesquisas reiteram a necessidade das crianças que vivem na Amazônia poderem ser reconhecidas como sujeitos de direitos e agentes sociais protagonista de conhecimentos.
Abstract: The present study aimed to know the academic production between the years (2018-2020) investigating researches with Amazonian children in the proposal to reflect how they contribute to constitute new conceptual perspectives on the terms "children" and/or "childhoods", fostering the understanding of the "Amazonian Childhoods" as a social construction. In the first chapter, an approach is made to the studies on the Sociology of Childhood, reflecting on the different social configurations that have been established for the subjects of this group. In chapter two, the proposed dialogue identifies the visibility of the Amazonian child by means of the researches found on this bias. The third and last chapter illustrates the discussions on the selected works conjecturing that these researches favor attributing new meanings to the images of the "Amazonian Childhoods". The methodological path was developed by mixed methods: qualitative and quantitative on the Dissertations of the Post-Graduation Programs in the areas of Humanities and Teaching of the Amazonas State University, PPGICH and PPGEEC. The interdisciplinary aspect used to reflect on the chosen productions provided the understanding that the perceptions of the Amazonian child dialog about symbolic trajectories of social invisibilities, in both studies the "Amazonian Childhood" is permeated by a forgetfulness of children's voices, however these researches reiterate the need for children who live in the Amazon to be recognized as subjects of rights and social agents protagonist of knowledge
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4486
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



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