DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4478
Título: Análise do grau de maturidade em Gestão Do Conhecimento na Universidade do Estado do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Analysis of the degree of maturity in Knowledge Management at the State University of Amazonas
Autor(es): Galves, Jeane Macelino
Orientador(es): Xavier, Wescley Silva
metadata.dc.contributor.advisor2: Inomata, Danielly Oliveira Inomata
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Estudo de caso;Universidades e faculdades públicas;Administração pública
Data do documento: 10-Jun-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GALVES, Jeane Macelino, M.Sc., Universidade Federal de Viçosa, junho de 2022. Análise do grau de maturidade em gestão do conhecimento na Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Wescley Silva Xavier. Coorientadoa: Danielly Oliveira Inomata.
Resumo: A presente dissertação aborda a Gestão do Conhecimento (GC) em uma Instituição de Ensino Superior pública, com estrutura organizacional predominantemente burocrática. Nas universidades públicas, as atividades administrativas são baseadas nos conhecimentos e nas diretrizes das regras, normas e legislações determinadas pela Administração Pública. Por isso, tornar-se relevante que a organização pública insira ações estratégicas de GC alinhadas com seus objetivos estratégicos. Isso permitirá a identificação, criação, armazenamento, aplicação e compartilhamento dos conhecimentos (críticos e organizacionais) que resultarão na qualidade dos serviços prestados e em maior efetividade social. Assim, desenhou-se um procedimento metodológico baseado num estudo de caso, descritivo com abordagem quantitativa e predominantemente qualitativa. A coleta de dados contou com aplicação de entrevistas semiestruturadas e um questionário com 42 assertivas objetivas baseadas no Instrumento para Avaliação da GC na Administração Pública, proposto por Batista (2012), no Modelo de Maturidade MGCAP. O resultado da pesquisa mostra que o grau de maturidade da instituição estudada é de iniciação, segundo proposto por APO (2020), nível no qual a organização começa a compreender, entender e reconhecer a importância de gerenciar o conhecimento. Além disso, são apontadas algumas práticas, visando à elevação de nível organizacional, e feitas sugestões de trabalho para as lacunas encontradas.
Abstract: This dissertation addresses Knowledge Management (KM) in a public Higher Education Institution, with a predominantly bureaucratic organizational structure. In public universities, administrative activities are based on the knowledge and guidelines of the rules, norms and legislation determined by the Public Administration. Therefore, it becomes relevant for the public organization to insert strategic KM actions in line with its strategic objectives. This will allow the identification, creation, storage, application and sharing of knowledge (critical and organizational) that will result in the quality of the services provided and in greater social effectiveness. Thus, a methodological procedure was designed based on a descriptive case study with a quantitative and predominantly qualitative approach. Data collection included the application of semistructured interviews and a questionnaire with 42 objective assertions based on the Instrument for Assessing KM in Public Administration, proposed by Batista (2012), in the MGCAP Maturity Model. The research result shows that the degree of maturity of the studied institution is of initiation, as proposed by APO (2020), a level at which the organization begins to understand, understand and recognize the importance of managing knowledge. In addition, some practices are pointed out, aiming at raising the organizational level, and work suggestions are made for the gaps found.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4478
Aparece nas coleções:Dissertações defendidas em outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE DO GRAU DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTONA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.