DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4445
Título: O bolo das frações - uma abordagem etnomatemática no ensino aprendizagem de frações no 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The cake of fractions - an ethnomathematics approach in teaching fractional learning in the 6th year of elementary school
Autor(es): Fornaris, Camila da Silva Coelho
Orientador(es): Caxeixa, Luiz Augusto Reis
Palavras-chave: Etnomatemática, Frações, Pé de Moleque;Etnomatemática, Fracciones, Pé de Moleque
Data do documento: 8-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho caracterizou-se como uma pesquisa de campo qualitativa-quantitativa e teve como objetivo investigar as possíveis contribuições da abordagem da Etnomatemática de um grupo de produtores do bolo Pé de Moleque, no processo ensino-aprendizagem do tema frações em um 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Profa. Leonilla Marinho do município Manaus/AM. Através de entrevistas e da observação de um grupo de produtores do Pé de Moleque, foi possível identificar elementos etnomatemáticos próprios, que posteriormente foram utilizados para o ensino do tema fração mediante uma intervenção pedagógica. Para verificar a efetividade da proposta, foram realizadas avaliações antes e depois da intervenção. Constatou-se um aumento de duas vezes a quantidade de estudantes aprovados após a intervenção. De igual forma, aumentou significativamente o número de estudantes que demostraram domínio das habilidades avaliadas. Adicionalmente, encontrou-se a existência de uma correlação linear entre o uso de algum tipo de representação gráfica das frações na solução dos problemas e a qualificação obtida na avaliação. Os resultados obtidos confirmam a efetividade da abordagem etnomatemática no ensino-aprendizagem do tema fração.
Abstract: El presente trabajo se caracterizó como una investigación de campo cualitativo cuantitativa y tuvo como objetivo investigar los posibles aportes del enfoque etnomatemático de un grupo de productores de pasteles Pé de Moleque, en el proceso de enseñanza-aprendizaje del tema fracción en un 6 ° año de Educación Primaria, en la Escuela Estatal Profa. Leonilla Marinho de la ciudad de Manaus/AM. A través de entrevistas y observación de un grupo de productores de Pé de Moleque, fue posible identificar elementos etnomatemáticos específicos, que luego se utilizaron para enseñar la temática fracción a través de una intervención pedagógica. Para verificar la efectividad de la propuesta, se realizaron evaluaciones antes y después de la intervención. Se encontró un aumento del 50% de estudiantes aprobados después de la intervención. Asimismo, aumentó significativamente el número de estudiantes que demostraron dominio de las habilidades evaluadas. Adicionalmente, se encontró la existencia de una correlación lineal entre el uso de algún tipo de representación gráfica de las fracciones en la solución de los problemas y la calificación obtenida en la evaluación. Los resultados obtenidos confirman la efectividad del enfoque etnomatemático en la enseñanza-aprendizaje del tema fracción
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4445
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.