DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4442
Título: Explorando Atividade Investigativa por meio do Software Geogebra na Aprendizagem de Função Quadrática
Título(s) alternativo(s): Exploring Investigative Activity through Geogebra Software in Quadratic Function Learning
Autor(es): Santos, Joanes Duarte
Orientador(es): Soares, Carlos José Ferreira
Palavras-chave: Investigação Matemática. Tecnologias Digitais. Função quadrática;Mathematical Research. Digital Technologies. Quadratic Function.
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho é um estudo sob o olhar da Investigação Matemática por meio do software Geogebra. Teve como principal objetivo analisar as contribuições da Investigação Matemática por meio do software Geogebra na aprendizagem de função quadrática, em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, uma vez que os alunos elaboraram conjecturas ao explorarem tarefa investigativa. Como aporte teórico, esta pesquisa foi norteada pelos autores Magalhães e Varizo (2016), Ponte, Brocardo e Oliveira (2020) e Soares (2021), que analisaram e discutiram os fundamentos que enriquecem e fortalecem a Investigação Matemática como uma tendência de educação matemática. Os procedimentos metodológicos estão pautados na abordagem qualitativa, os dados foram coletados a partir do diário de campo e questionário e como técnica de pesquisa optou-se pela observação participante. Adotamos para a análise de dados a análise descritiva. Os resultados apontam que as tarefas investigativas por meio do Geogebra têm potencialidade para estimular a aprendizagem dos alunos, uma vez que eles conseguiram expressar a sequência por meio de raízes quadradas, função do 1º grau e função quadrática. Portanto, essa metodologia de ensino pode auxiliar tanto o professor quanto o aluno, tendo em vista que auxilia o professor em explorar aulas dinâmicas e instiga o aluno a produzir conhecimento matemático.
Abstract: The present work is a study under the gaze of Mathematical Research through Geogebra software. Its main objective was to analyze the contributions of Mathematical Research through Geogebra software in the learning of quadratic function, in a class of the 9th year of elementary school, since the students elaborated conjectures when exploring investigative task. As a theoretical contribution, this research was conducted by the authors Magalhães and Varizo (2016), Ponte, Brocardo and Oliveira (2020) and Soares (2021), who analyzed and discussed the foundations that enrich and strengthen Mathematical Research as a trend of mathematical education The methodological procedures are based on the qualitative approach, the data were collected from the participant observation, field diary and questionnaire. Descriptive analysis was adopted for data analysis. The results indicate that the investigative tasks through Geogebra have the potential to stimulate the students' learning, since they were able to express the sequence through square roots, 1st degree function and quadratic function. Therefore, this teaching methodology can help both the teacher and the student, considering that it helps the teacher to explore dynamic classes and encourages the student to produce knowledge actively.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4442
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Explorando atividade investigativa por meio do Software Geogebra na Aprendizagem de Função Quadrática.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.