DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4436
Título: Variação linguística: respeito e tolerância em duas Escolas do Município de Tabatinga-Am
Título(s) alternativo(s): Linguistic Variation: Respect and Tolerance in Two Schools in the Municipality of Tabatinga-Am
Autor(es): Oliveira, Etelma Lima de
Orientador(es): Queiroz, Adriana Aparecida das Neves de
Palavras-chave: Variação linguística;Linguistic variation;Ensino de língua portuguesa;Portuguese language teaching;Escola;School
Data do documento: 28-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa precisa conduzir o docente a compreender a multiplicidade de práticas e uso da língua, pois são nas aulas de Língua Portuguesa que são ofertados a ele ferramentas que o direcione a analisar a respeito e exercício da língua na vida e na sociedade. Diante do exposto, a iniciativa desse projeto foi desmistificar a noção de certo e errado, a fim de minimizar o preconceito diante das variações Linguísticas. Apresentar aos discentes essas variações que ocorrem com a língua são imprescindíveis para que compreendam essas diferenças e possam ter condições de reescrever a fala passando-a da língua padrão, Bagno (2003) “é a prática da língua em um meio social considerado culto, tomando como base pessoas de níveis superior completo e moradores de centro urbanos” para a não padrão, Bagno (2003) “variantes da língua portuguesa praticada por indivíduos que não tiveram acesso a língua padrão”. Partindo do pressuposto de que é viável aprender e descrever a variação, e que a variação está extremamente vinculada a fatores estruturais e sociais, foi possível observar que, todavia, ainda há muito preconceito diante das Variações da Língua Portuguesa, por parte dos discentes em contraste aos indivíduos que fazem uso da Norma Padrão, segundo Bagno (2015) “modelo idealizado de língua “certa” descrita e prescrita pela tradição gramatical normativa”. Portanto deve se ter como prioridade uma nova possibilidade de ensino, e assim lutar contra toda e qualquer manifestação preconceituosa com os falantes que fazem uso das variações dentro e fora das instituições de ensino. O referencial teórico que alicerça este trabalho apoia-se, em Bagno (2002, 2003, 2015), Bartoni-Ricardo (2005), Cagliari (1990), Faraco (2008), Malheiros (2011), PCNs (1998), PCEM (1999) Perini (2007), Rojo (2000), Tarallo (1994) e Votre (2008).
Abstract: The teaching of the Portuguese language needs to lead the teacher to understand the multiplicity of practices and use of the language, as it is in the Portuguese language classes that he is offered tools that direct him to analyze the respect and use of the language in life and in society. Given the above, the initiative of this project was to demystify the notion of right and wrong, in order to minimize prejudice in the face of linguistic variations. Introducing students to these variations that occur with the language are essential for them to understand these differences and be able to rewrite speech passing it from the standard language, Bagno (2003) “is the practice of the language in a social environment considered cultured, taking based on people with complete higher education and residents of urban centers” for the non-standard, Bagno (2003) “variants of the Portuguese language practiced by individuals who did not have access to the standard language”. Assuming that it is feasible to learn and describe variation, and that variation is extremely linked to structural and social factors, it was possible to observe that, however, there is still a lot of prejudice in the face of Portuguese Language Variations, on the part of students in contrast to individuals who make use of the Standard Norm, according to Bagno (2015) “an idealized model of the “right” language described and prescribed by the normative grammatical tradition”. Therefore, a new teaching possibility must be given priority, and thus fight against any and all prejudiced manifestations with speakers who make use of variations inside and outside educational institutions. The theoretical framework on which this work is based is based on Bagno (2002, 2003, 2015), Bartoni-Ricardo (2005), Cagliari (1990), Faraco (2008), Malheiros (2011), PCNs (1998), PCEM ( 1999) Perini (2007), Rojo (2000), Tarallo (1994) and Votre (2008).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4436
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Variação Linguística Respeito e Tolerância em Duas Escolas do Município de Tabatinga-Am.pdf332,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.