DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4432
Título: Correlações e dessemelhanças entre conceitos de mitos e lendas nos livros didáticos do ensino básico
Título(s) alternativo(s): Correlations and Dissimilarities Between Concepts of Myths and Legends in Basic Education Textbooks
Autor(es): Brito, Claudeci Teixeira
Orientador(es): Barros, Sebastiana Fernandes
Palavras-chave: Lendas;Legends;Mitos;Myths;Livros didáticos;Didatics books;Ensino Básico;Basic education
Data do documento: 1-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar os diferentes conceitos entre mitos e lendas apresentados nos livros didáticos adotados no Ensino Básico das escolas estaduais no Município de Tabatinga, como objetivos específicos que traçam o desdobramento do principal temos, a saber: apontar os conteúdos de tal temática nos manuais pedagógicos para o ensino básico; promover o confronto das definições que estão em acordo ou em desacordo com as apresentadas pelos principais estudiosos desse campo específico do conhecimento humano. Tal pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender a aceitação do saber mitológico e folclórico no ambiente escolar. O procedimento metodológico embasa-se na pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e ancorado em Aspectos do mito, de Mircea Eliade. Nesta perspectiva foram seguidos alguns passos para a investigação: ordenação dos dados, classificação e análise final. No primeiro momento da pesquisa, foi delimitado o corpus textual analisado de acordo com os livros educativos adotados em sala de aula no Ensino Básico. Em seguida, foi realizado um levantamento exploratório sobre a temática, procurando as variadas definições apresentadas nos exemplares utilizados em classe e para a pesquisa. Por fim foram confrontadas as correlações e dessemelhanças entre mitos e lendas apresentadas nas obras pesquisadas.
Abstract: This study aims to investigate the different concepts between myths and legends presented in textbooks adopted in Basic Education of state schools in the Municipality of Tabatinga, as specific objectives that trace the unfolding of the main theme, namely: to point out the contents of such theme in the pedagogical manuals for basic education; promote the confrontation of definitions that are in agreement or in disagreement with those presented by the main scholars of this specific field of human knowledge. Such research is justified by the need to understand the acceptance of mythological and folkloric knowledge in the school environment. The methodological procedure is based on descriptive research with a qualitative approach and anchored in Aspects of the myth, by Mircea Eliade. In this perspective, some steps for the investigation were followed: data ordering, classification and final analysis. In the first moment of the research, the textual corpus analyzed was delimited according to the educational books adopted in the classroom in Basic Education. Then, an exploratory survey on the theme was carried out, looking for the various definitions presented in the examples used in class and for research. Finally, the correlations and dissimilarities between myths and legends presented in the researched works were confronted.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4432
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Correlações e Dessemelhanças Entre Conceitos de Mitos e Lendas nos Livros Didáticos do Ensino Básico.pdf345,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.