DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4431
Título: A alterância do uso do verbo está/estar na fala e produção textual de alunos do 7º Ano “B E C” do ensino fundamental da Escola Municipal Ambrósio Bemerguy em Tabatinga/Am
Título(s) alternativo(s): The Alteration of the Use of the Verb Está/Estar in the Speech and Textual Production of Students of the 7th Year “B E C” of Elementary School of the Municipal School Ambrósio Bemerguy in Tabatinga/Am
Autor(es): Santana, Cheyne Myla Nunes
Orientador(es): Queiroz, Adriana Aparecida das Neves de
Palavras-chave: Linguística;Linguistics;Fala;Speak;Escrita;Whiting;Preconceito;preconception
Data do documento: 28-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente artigo mostra o uso da alternância do verbo está/estar na fala e produção textual dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Para esse estudo, realizou-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica na área da Linguística e do Ensino da Língua materna no qual a explicação se tornou plausível para a alternância dessas palavras tanto na fala quanto na escrita. No que cabe a composição do corpus foi aplicado com os alunos um teste oral e depois foi pedido para produzirem um pequeno texto sobre alguém do qual eles tinham mais apresso. Esse gênero foi escolhido por possibilitar melhor desenvoltura e menos formalidade, possibilitando a vasta captura de segmentos a serem analisados. A principal conclusão desse trabalho é que realmente há uma alternância entre as palavras está/estar na fala e produção dos alunos. Silva (2013, p. 62) diz que essa questão é explicada pela influência da oralidade não monitorada a omissão dos erres nos infinitivos (estudá, falá, está, etc.) que tem sido uma motivação para essa alternância. Diante disso, surgem discussões acerca de como se trabalhar a língua materna e a diversidade linguística em sala de aula no que dizem ALMEIDA (2020); SILVA (2013); BAGNO (2013); buscando assim refletir sobre o preconceito linguístico e quais meios para auxiliar o professor na conscientização dos alunos fazendo-lhes ter contato com os mais diversos gêneros e suas funções linguísticas para que possam fazer uso deles na medida da necessidade e da sua participação na própria sociedade, Silva (2013, p. 196).
Abstract: This article shows the use of the alternation of the verb está/estar in the speech and textual production of students in the 7th year of Elementary School. For this study, a bibliographical research was first carried out in the area of ​​Linguistics and Mother Language Teaching in which the explanation became plausible for the alternation of these words both in speech and in writing. With regard to the composition of the corpus, an oral test was applied to the students and then they were asked to produce a short text about someone they were most anxious about. This genre was chosen because it allows for greater resourcefulness and less formality, allowing for a vast capture of segments to be analyzed. The main conclusion of this work is that there really is an alternation between the words esta/estar in the students' speech and production. Silva (2013, p. 62) says that this issue is explained by the influence of unmonitored orality the omission of r's in infinitives (estudá, falá, está, etc.) which has been a motivation for this alternation. In view of this, discussions arise about how to work with the mother tongue and linguistic diversity in the classroom, according to ALMEIDA (2020); SILVA (2013); BAGNO (2013); thus seeking to reflect on linguistic prejudice and what means to help the teacher in raising students' awareness by making them have contact with the most diverse genres and their linguistic functions so that they can make use of them as necessary and their participation in society itself, Silva (2013, p. 196).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4431
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.