DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4427
Título: Uma análise das aulas de literatura do ensino médio da escola estadual Duque de Caxias
Título(s) alternativo(s): An Analysis of High School Literature Classes at Duque de Caxias State School
Autor(es): Pedroza, Gloria Maria Gonçalves
Orientador(es): Obando, Ilma Marques
Palavras-chave: Literatura. Professor. Alunos. Leitura literária.;Literature. Teacher. Students. Literary reading.
Data do documento: 12-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este artigo teve como principal objetivo analisar o ensino de literatura na Escola Estadual Duque de Caxias, desenvolvido no 2º e 3º Ano do Ensino Médio, com o propósito de verificar se os alunos nutrem ou não o gosto pela leitura, além de identificar em qual área da Língua Portuguesa sentem mais dificuldade de aprendizagem. Através disso, percebeu-se que grande maioria dos estudantes não tem o hábito de leitura e pouco entendem sobre o conceito de literatura, uma questão que deixa muito a desejar, pois são alunos do Ensino Médio e deveriam ter conhecimento literário, pelo menos o básico. Como embasamento teórico buscamos relevância nas ideias de ZILBERMAN (2008), AGUIAR e BORDINI (1988), entre outros autores que deram auxílio para o desenvolvimento do Corpus deste trabalho. O tipo de pesquisa utilizada foi o método quali-quantitativa, além da bibliográfica. A coleta de dados deu-se através de observações juntamente com a aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Espera-se que se tenha um olhar reflexivo acerca do ensino da literatura, despertando em futuros professores a motivação por um ensino diferenciado mais dinâmico e que provoque nos alunos a vontade de aprender literatura por prazer e não por obrigação.
Abstract: The main objective of this article was to analyze the teaching of literature at the Duque de Caxias State School, developed in the 2nd and 3rd Years of High School, with the purpose of verifying whether or not students have a taste for reading, in addition to identifying in which area of the Portuguese language experience more difficulties in learning. Through this, it was noticed that the vast majority of students do not have the habit of reading and understand little about the concept of literature, an issue that leaves much to be desired, as they are high school students and should have literary knowledge, at least the basics. . As a theoretical basis, we sought relevance in the ideas of ZILBERMAN (2008), AGUIAR and BORDINI (1988), among other authors who helped to develop the Corpus of this work. The type of research used was the quali-quantitative method, in addition to the bibliographical one. Data collection took place through observations together with the application of a questionnaire with open and closed questions. It is expected that there will be a reflective look on the teaching of literature, awakening in future teachers the motivation for a more dynamic differentiated teaching and that provoke in the students the desire to learn literature for pleasure and not for obligation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4427
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma Análise das Aulas de Literatura no Ensino Médio na Escola Estadual Duque de Caxias.pdf302,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.