DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4395
Título: Ludicidade: Instrumento de Motivação para Leitura e Interpretação de Texto no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Ludicity: Motivation Instrument for Reading and Text Interpretation in High School
Autor(es): Lomas, Adriana Alarcon
Palavras-chave: Palavra-chave: Ludicidade. Ensino Médio. Literatura.;Playfulness. High school. Literature.
Data do documento: 22-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa intitulada: Lucidade: Instrumento de Motivação para a Leitura e Interpretação de Texto no Ensino Médio, teve como objetivo principal apresentar os jogos e o uso do lúdico como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi realizada na turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marechal Rondon. A princípio apresentou-se o tema, explicando a importância da ludicidade dentro da sala de aula, foi utilizado a pesquisa ação e a abordagem qualitativa para o desenvolvimento deste trabalho, o método para a coleta de dados se deu através de oficinas e questionário. Para este estudo foi realizada uma dinâmica com o conto de Machado de Assis, percebeu-se uma grande dificuldade para interpretação do conto, visto que, a Literatura é um elemento considerado fundamental para a compreensão de quem somos, assim como essencial para a aquisição do conhecimento, aprimoramento das emoções, ela que penetra no íntimo da vida tornando-nos mais humanos. Com essa pesquisa foi possível observar que promover uma discussão, um desafio, instiga o conhecimento e o lúdico, e indo por esse caminho se pode adquirir bons resultados, para o ensino de leitura e intepretação de texto.
Abstract: This research entitled: Lucidity: Instrument of Motivation for Reading and Text Interpretation in High School, had as main objective to present the games and the use of the ludic as a way to improve the teaching-learning process. It was carried out in the 2nd year high school class at Marechal Rondon State School. At first, the theme was presented, explaining the importance of playfulness within the classroom, action research and a qualitative approach were used for the development of this work, the method for data collection was through workshops and a questionnaire. For this study, a dynamic was carried out with the tale by Machado de Assis, it was noticed a great difficulty in interpreting the tale, since Literature is an element considered fundamental for the understanding of who we are, as well as essential for the acquisition of knowledge. knowledge, improvement of emotions, it penetrates the depths of life making us more human. With this research it was possible to observe that promoting a discussion, a challenge, instigates knowledge and the ludic, and by going this way one can acquire good results, for the teaching of reading and text interpretation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4395
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludicidade Instrumento de Motivação para Leitura e Interpretação de Texto no Ensino Médio.pdf204,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.