DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHatta, Vilcilene de Melo Santos-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2022-11-25T14:27:24Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationHATTA, Vilcilene de Melo Santos. Revitalização da coleção das fases germinativas do Centro de Estudos Superiores de Parintins – UEA para fins didáticos. 2022. 37f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4390-
dc.description.abstractThe present work aims to revitalize the Botanical Collection of the Germination Phases of Angiosperms from the seeds of fruit, forest and medicinal species so that it acts as an important support for scientific research and environmental education activities with a quality collection, as well as didactic material for Science classes, Ecology, Morphology of higher plants, Plant physiology, among others. The collection suffered serious damage in the period of the COVID19 pandemic and with that there was a concern and need for the revitalization work not only of the collection, but of the entire collection of the herbarium, since it is an important place to preserve the species of flora. from our region. The process had a schedule, so that the work, hitherto new in the herbarium, the revitalization, takes place without many mishaps. The revitalization work was carried out within the desirable standards without too much unforeseen despite the fact that, at first, there were no works aimed at revitalizing botanical collections in the bibliography. This work made it possible to make the collection didactic, which allowed it to be used for didactic classes, both for undergraduate courses and for basic education, as well as for visitors and researchers who want to observe and study the germinal stages of botanical species present in Parintins, AM. Thus, this study culminated in the revitalization and creation of a didactic collection for the teaching of botany, located in the Herbarium of the Center for Higher Studies in Parintins, CESP/UEA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColeção Botânicapt_BR
dc.subjectFases Germinativaspt_BR
dc.subjectRevitalizaçãopt_BR
dc.titleRevitalização da coleção das fases germinativas do Centro de Estudos Superiores de Parintins – UEA para fins didáticospt_BR
dc.title.alternativeRevitalization of the collection of germinal phases of the Center for Higher Studies of Parintins - UEA for didactic purposespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T14:27:24Z-
dc.creator.ID511757622-53pt_BR
dc.contributor.advisor1Chalco, Fiorella Perotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466769670090715pt_BR
dc.contributor.referee1Chalco, Fiorella Perotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466769670090715pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Naímy Farias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Marta Regina Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho visa revitalização Coleção Botânica das Fases Germinativas de Angiospermas das sementes de espécies frutíferas, florestais e medicinais para que este atue como importante suporte para pesquisas científicas e atividades de educação ambiental com um acervo de qualidade, assim como material didático para aulas de Ciências, Ecologia, Morfologia dos vegetais superiores, Fisiologia vegetal, dentre outros. A coleção sofreu graves danos no período da pandemia do COVID19 e com isso houve a preocupação e necessidade do trabalho de revitalização não somente da coleção, mas de todo o acervo do herbário, visto que o mesmo é um importante lugar para preservaras espécies da flora de nossa região. O processo contou com um cronograma, para que o trabalho, até então novo no herbário a revitalização, ocorre-se sem muitos percalços. O trabalho de revitalização discorreu dentro dos padrões desejáveis sem muito imprevisto apesar de que a princípio, não se encontrava na bibliografia trabalhos voltados a revitalização de acervos botânicos. Este trabalho possibilitou tornar a coleção didática, o que permitiu que esta pudesse ser utilizada para aulas didáticas, tanto para cursos de graduação, quanto para o ensino básico, bem como para os visitantes e pesquisadores que queiram observar e estudar as fases germinativas de espécies botânicas presentes em Parintins, AM. Dessa forma, este estudo culminou na revitalização e criação de coleção de didática para o ensino de botânica, localizado no Herbário do Centro de Estudos Superiores de Parintins, CESP/UEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMORIM, I. L. Morfologia de frutos, sementes, germinação, plântulas e mudas de espécies florestais da região de Lavras - MG. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal). Lavras: UFL. p. 77, 1996. BECKER, F .0 que é construtivismo?.Revista de Educação. AEC, v. 21, n. 83, p. 7-15, 1992. BEWLEY, J. D.; BLACK, M. Seeds: physiology of devclopment and germination. NewYork: Plcnum Press, 1994. 445 p BORGHETTI, F. & FERREIRA, A.G. 2004. Interpretação de resultados de germinação. In Germinação: do básico ao aplicado (A.G. Ferreira & F. Borghetti, orgs.), Porto Alegre: Artmed. pp. 209 - 222. BRAZ, N. C. S.; LEMOS, J.R. " Herbário Escolar" como instrumento didático na aprendizagem sobre plantas em uma escola de ensino médio na cidade de Parnaíba, Piauí. RevistaDidáticaSistêmica, v. 16, n. 2, p. 3-14, 2014. CARDOSO,V.J.M. 2004. Dormência estabelecimento do processo. In: Germinação: do básico ao aplicado (A.G. Ferreira & Borghetti, orgs). Artmed, Porto Alegre pp.95 - 109. CASTOLDI, R; POLINARSKI, C. A. A utilização de Recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIENCIA E TECNOLOGIA. Ponta Grossa, PR, 2009. Disponível em:<http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/8%20Ensinodecienciasnasseriesiniciais/Ensinodecienci asnasseriesinicias_Artigo2.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2012. CAVALHEIRO, L. et al. O Herbário “Centro-Norte-Mato-Grossense” (CNMT): Documentação Botânica Para o Ensino, Extensão e Pesquisa. ScientificElectronicArchives 2013 Set/Dez; 4:25- 30. CLEMENT, C.R.;CLAY, J. W.; SAMPAIO, P. T. B. Biodiversidade Amazônica:Exemplos e estratégias de utilização. 1 ed. Manaus: Programa de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico. SEBRAE - AM, 1999; pg. 216. CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ. 1976. Madeira: mercado nacional e internacional, p. 97. DESAI, B. B.; KOTECHA, P. M.; SALUNKHE, D. K..Seed germination. In: .Seeds handbook: biology, produetion, processing and storage. New York: Mareei Dekker, 1997. cap. 4, p. 47-71. DIEGUES.A.C.; ARRUDA R.S.V. (Org.) Saberes Tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: Ministério do meio ambiente; NUPAUB/USP, 2001. ESCOLANO, A. C. M; MARQUES, E. de. M; BRITO, R.R. de. Utilização de recursos didáticos facilitadores do processo ensino apreendizagem em ciências e biologia nas escolas públicas da cidade de Ilha Solteira/SP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, TRABALHO E CONHECIMENTO: DESAFIO DOS NOVOS TEMPOS. Pota Grossa, PR, 2010. Disponivel em:< www.isapg.com.br/2010/ciepg/download.php?id=90>. FERREIRA, A. L. S.; BATISTA, C. A. S.; PASA, M.C..BOTÂNICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA. FLOVET-Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica, v. 1, n. 6, 2014. FILER, D.L.;BRAHMS.BotanicalResearchAndHerbarium System. Oxford: OxifordUniversity: Departmentof Plant Sciences, 1996. 50p. FILIZOLA, B. C; SAMPAIO, M.B..Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável de Cascas – Brasília. Instituto Sociedade, População e Natureza. 2015. FONSECA, C. N.. LISBOA, P. L. B. URBINATI, C. V. A Xiloteca (Coleção Walter A. Egler) do Museu Paraense Emílio Goeldi. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi, sér. Ciências Naturais, Belém, v. 1, n. 1, p. 65-140, jan-abr. 2005 GRAELLS, P.M..Losmediosdidácticos. Disponível em: < http://peremarques.pangea.org/medios.htm > Acesso em: 02 jul. 2012. INOUE, M.T. ;RODERJAN, C.V. ; KUNIYOSHI, Y. 1984. Projeto Madeira do Paraná.Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná. Curitiba. 260p.il. KUNIYOSHI, Y. S. Morfologia da semente e da germinação de 25 espécies arbóreas de uma floresta com araucária. 2013. LEOPOLD, A.C. 1983. Volumetric components of seed imbibittion.Plant Physiology, 73: 677- 680. LIMA, L. F. S.; DE OLIVEIRA, A. G.; PINTO, M. F..Etnobotânica e ensino: os estudantes do ensino fundamental como pesquisadores do conhecimento botânico local. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 47766-47776, 2020. LISBOA, P. L. B.; TEREZO, E. F. M.; SILVA, J. C. A. 1991. Madeiras amazônicas: Considerações sobre exploração, extinção de espécies e conservação. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi, sér. Bot., v. 7, n. 2,p. 521-542. LORENZI, H.; Souza, H.M. ÁRVORES BRASILEIRAS. Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas e Nativas do Brasil. vol. I e II. pg. 118 a 133. 1998 MAGALHÃES, L. M. S. 1979. Exploração florestal na Amazônia.ActaAmazon.,v. 9, n. 4. p. 141-146. Suplemento. Marcos Filho, J. 2005. Fisiologia de sementes de plantas cultivadas.Piracicaba: FEALQ, 495p. Mayer, A.M., Poljakoff-Mayber. 1963. The germination of seeds: Plant Physiology, General editors: Wareing, P.F. Galston, A. W., Pergamon Press. New York. MITTERMEIER, R. A. et al. Wildernessandbiodiversityconservation.ProceedingsoftheNationalAcademyofSciences, v. 100, n. 18, p. 10309-10313, 2003. 35 NELSON, B.W. Inventário florístico na Amazônia e a escolha recional de áreas prioritárias para conservação. In: Bases científicas para estratégias de preservação e desenvolvimento da Amazônia:Fatos e perspectivas. INPA-Manaus. Vol.I, 1991. 173-183. OLIVEIRA, O. B. de; TRIVELATO, S. L. F. Prática docente: o que pensam os professores de ciências biológicas em formação?. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Rio de Janeiro, RJ, 2006. Disponível em:< http://132.248.9.1:8991/hevila/Revistateias/2006/vol7/no13-14/5.pdf>. PANDOLFO, C. 1978. A floresta amazônica brasileira: enfoque econômico-ecológico. Bol. SUDAM, p. 1-118. PEIXOTO, A.L.; MAIA, L.C. Manual de Procedimentos para Herbários. Recife: Editora Universitária UFPE. 2013. RODRIGUES, M. L. B.; et al..A construção de exsicatas para o ensino de botânica: um relato de experiência no ensino superior. Anais V CONEDU.. Campina Grande: Realize Editora, 2018. RODRIGUES, R.M. A FLORA DA AMAZÔNIA ¿Utilidades Industriais. Belém: CEJUP, 440 p. 1989. ROOSMALEN, M.G. van. 1985. FruitsoftheGuinanan flora. InstituteofSytematicBotany. Utrecht UniversityNetherlands. SALATI, E; SANTOS, A.A.; LOVEJOY, T.E. KLABIN, I. Porque salvar a floresta Amazônica. Manaus: INPA, 114 p. il. 1998. SANTOS, A. M. G.; OLIVEIRA, A. S.; SILVA, M.J..Herbário na escola: uma intervenção prática para o ensino de botânica. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 5. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2018. SCHAITZA, E. G.; ZILLER, S. R. ; MUNIZ, G. I. B. 1991. Identificação de árvores com o auxílio de computador. In: O Desafiodas Florestas Neotropicais. Curitiba, 7 a 12.04. :386, resumo. SILVA, A. C. M..Herbário na escola: a confecção de exsicatas como forma de educação ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2017. SILVA, A. N. F.; ALMEIDA JR, E. B.; VALLE, M.G..Exsicatas como recurso didático: contribuições para o ensino de botânica/Exsicate as didacticresource: support for theteachingofbotany. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 24632-24639, 2020. SILVA, J. J. L.; et al. Produção de Exsicatas como Auxílio para o Ensino de Botânica na Escola. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 30-37, 2019. SILVA, K. B.; et al. 2008. Morfologia de frutos, sementes, plântulas e plantas de Erythrina velutina Willd., Leguminoseae – Papilionideae. Revista Brasileira de Sementes 30: 104- 114. SMIDERLE, O.J.; SOUZA, R.C.P. 2003. Dormência em sementes de Paricarana (BowdichiavirgilioidesKunth - Fabaceae - Papilonidae). RevistaBrasileira de Sementes 25: 72 - 75. SOBRAL FILHO, M. 1984. Amazônia speciesutilization status andstrategy for higherutilizationoflesserknownspecies .ForestryDevelopment in Brazil. 107 p. (Field Document, 33). Datilografado. SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM: “INFANCIA E PRATICAS EDUCATIVAS”. Maringá, PR, 2007. Disponível em: <http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/019.pd f>. Acesso em: 04 jul. 2012. TOWATA, Naomi; URSI, Suzana; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção de licenciandos sobre o “ensino de botânica na educação básica. Revista da SBEnBio, v. 3, n. 1, p. 1603-1612, 2010. ZANIN, E. M.; CHAVES, A. S.; MIOLO, L. A. Herbário Padre Balduíno Rambo e suas contribuições ao estudo da botânica no sul do brasil. PERSPECTIVA Erechim, v. 39, p. 17-24, 2015.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.