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Título: Apparit: uma aplicação em realidade aumentada como auxilio no ensino da multiplicação na educaçâo de jovens e adultos da primeira fase
Título(s) alternativo(s): Apparit: an augmented reality application as an aid in teaching multiplication in adult and first-phase adult education
Autor(es): Lima, Alessandro Freire de
Orientador(es): Trindade, Genarde Macedo
Palavras-chave: Realidade Aumentada;Tecnologia; Educação;Aplicação Móvel;Multiplicação
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A Realidade Aumentada (RA) na educação é um novo meio em que a tecnologia chegou e, aos poucos, está marcando território e redefinindo os papeis dos parceiros e professores no processo educativo. Como uma integração de todas as tecnologias anteriores e as evoluções, a RA chegou para trazer um reforço aos métodos tradicionais de ensino ou como uma forma de renovação das oportunidades de aprendizagem, além da proximidade do conteúdo de multiplicação à realidade dos estudantes. Agora, os alunos podem desfrutar de imagens que fogem do padrão apenas bidimensional dos objetos, como em vídeos e livros didáticos, integradas à sua realidade tridimensional através de smartphones e tablets. Com isso, a tecnologia de RA está fortalecendo a educação, tornando o processo mais dinâmico e com maior capacidade de assimilação dos processos que são didaticamente melhor explicados e realidades anteriormente distantes são agregados à própria realidade, tudo de forma muito mais simples. Essa tecnologia é imersão criado por meio de ferramentas computacionais no qual o usuário realiza determinadas tarefas, ela designa interação entre ambientes virtuais e o mundo físico. Dentro dessa perspectiva, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação móvel de RA como ferramenta no auxílio do ensino da operação de multiplicação. Os conceitos de multiplicação é em geral, expostas com uma metodologia teórica. Em virtude disso os recursos de RA viabilizam a representação visual por meio de objetos bidimensionais (2D) da multiplicação que deixa as aulas mais diversificadas e interativa aos alunos tornando a compreensão mais ampla.
Abstract: Augmented Reality (AR) in education is a new medium in which technology has arrived and is gradually marking territory and redefining the roles of partners in the educational process. As an integration of all previous technologies and developments, AR has come to reinforce traditional teaching methods or as a way of renewing learning opportunities, as well as bringing content closer to the reality of students. Now students can enjoy images that escape the only two-dimensional pattern of objects, such as videos and textbooks, integrated into their threedimensional reality through smartphones and tablets. As a result, AR technology is strengthening education, making the process more dynamic and more capable of assimilating processes that are didactically better explained and previously distant realities are added to reality itself, all in a much simpler way. This technology is immersion created through computational tools in which the user performs certain tasks, it designates interaction between virtual environments and the physical world. Within this perspective, this paper presents the development of a mobile application of AR as a tool to aid in teaching the multiplication operation. The concepts of multiplication is generally exposed with a theoretical methodology. As a result, RA capabilities enable visual representation through two-dimensional (2D) objects that make lessons more diverse and interactive for learners by making them understand the multiplication more widely.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4388
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