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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rosa Maria Garcia de-
dc.date.available2022-11-09-
dc.date.available2022-11-10T17:00:33Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rosa Maria Garcia de. Ensino intercultural e bilingue: uma pesquisa sobre o ensino de ciências naturais na Escola Municipal Marechal Candido Rondon no Município de Barreirinha. 2022. 62f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4374-
dc.description.abstractThe main objective of this work was to carry out a research on how the teaching of Natural Sciences is approached with a proposal for a differentiated, intercultural and bilingual teaching, identifying the methodologies, analyzing didactic materials and their difficulties. Therefore, the main focus was the analysis of teaching in the discipline "Indigenous Sciences and Knowledge" developed at the municipal school Marechal Candido Rondon of the Simão village located on the right bank of the Andirá river - municipality of Barreirinha - AM, belonging to the Sateré Mawé people. The methodology used was qualitative research, in which the technique of direct observation was used for data collection and application of semi-structured questionnaires directed to the teacher and students of the 9th grade of elementary school II of the school under study. In view of the analyzes carried out and the data collected, it was possible to perceive that the school has its own way of teaching, aiming to achieve a differentiated, bilingual and intercultural teaching. However, it was noticed that it is necessary for the teacher to use more dynamic classes, such as field classes and the insertion or contextualization/interaction of scientific knowledge and indigenous knowledge in a more effective way, so that an intercultural and bilingual teaching can actually occur.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Intelectualpt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.titleEnsino intercultural e bilingue: uma pesquisa sobre o ensino de ciências naturais na Escola Municipal Marechal Candido Rondon no município de Barreirinhapt_BR
dc.title.alternativeIntercultural and bilingual teaching: a research on the teaching of natural sciences at the Marechal Candido Rondon Municipal School in the municipality of Barreirinhapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T17:00:33Z-
dc.creator.ID019605172-01pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Naímy Farias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Naímy Farias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Edilena Albuquerque-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa, sobre como o ensino de Ciências Naturais é abordado, com uma proposta de um ensino diferenciado, intercultural e bilíngue, identificando as metodologias, analisando materiais didáticos e suas dificuldades. Portanto, delimitou-se como foco principal a análise do ensino na disciplina “ciências e Saberes Indígenas” desenvolvido na escola municipal Marechal Candido Rondon da aldeia Simão localizada à margem direita do rio Andirámunicípio de Barreirinha- AM, pertencente ao povo Sateré Mawé. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, na qual para a coleta de dados utilizou-se a técnica de observação direta e aplicação de questionários semiestruturados direcionados ao professor e estudantes do 9º ano do ensino fundamental II da escola em estudo. Diante das análises realizadas e dados coletados foi possível perceber que a escola tem a sua própria forma de ensino, tendo por objetivo alcançar um ensino diferenciado, bilíngue e intercultural. No entanto percebeu- se que é necessário a utilização pelo professor de aulas mais dinâmicas, como aulas de campo e a inserção ou contextualização/interação dos conhecimentos científicos e conhecimentos indígenas de forma mais eficaz, para que ocorra de fato um ensino intercultural e bilíngue.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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